Reposição de estoque, como a tornar mais eficiente em seu Pet Shop

Volta e meia falamos por aqui sobre a importância de ter um bom controle de estoque em sua clínica ou pet shop, e isso porque ele é o coração de sua empresa, principalmente, no caso do pet shop.

Se você possui um pet shop, provavelmente, sabe que o estoque é uma parte importante da rotina do negócio mas que nem sempre é possível ter um total controle sobre o mesmo, seja pela correria do dia a dia, por falta de funcionários suficientes, impedindo cuidar adequadamente desse setor, limitando-se a anotar a entrada e saída das mercadorias, sem aproveitar todo o potencial que um controle de estoque oferece.

É preciso ter em mente que muito mais do que indicar a quantidade de produtos, um controle de estoque vai refletir diretamente no faturamento do seu pet shop.

Uma gestão eficiente do estoque evita não apenas desperdícios de produtos, mas a perda de dinheiro. Por isso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas para evitar os principais problemas de estoque, para tornar mais eficiente a sua reposição, garantindo que seu pet shop não só atenda às demandas dos clientes, como também seja mais organizado.

Confira agora como um controle de estoque permite não só organizar sua loja como a criar importantes estratégias de marketing

O que é controle de estoque?

 

Primeiramente, é preciso entender que quando falamos em controle de estoque, estamos nos referindo às tarefas de planejamento, organização e controle do fluxo de materiais de uma empresa. Visto que tudo que é utilizado no pet shop fica armazenado no estoque, desde itens que serão usados no banho e tosa, produtos que serão comercializados, ferramentas e equipamentos.

Por isso, para um controle de estoque eficiente, é preciso considerar:

. Estoque físico:  organização, distribuição, movimentos das mercadorias, equipamentos, expedição e burocracia.

. Estoque contábil: como o estoque será contabilizado no balanço patrimonial.
 

Erros comuns de uma gestão de estoque incorreta

 

Como já foi adito, volta e meia falamos aqui sobre estoque, e isso porque esse setor costuma ser motivo de dor de cabeça da maioria dos comerciantes. Engana-se quem pensa que é simples ter uma gestão de estoque eficiente e adequada.

E uma forma de saber que os estoque não está sendo bem gerenciado é se perceber os seguintes problemas:

– Estoque encalhado

 
Se não conhece os gostos de seus clientes, os produtos que mais têm saída, então, provavelmente, está jogando dinheiro fora.  É fundamental saber quem é e identificar as necessidades de seu cliente, antes de investir em um produto novo para sua loja. Se não tiver saída além de perder espaço de armazenamento, também perderá capital de giro.

– Compras não estão de acordo com os itens que tem no estoque

 
Muitas vezes, a pessoa responsável pelo estoque compra produtos que não estão faltando e esquece os que realmente precisam ser adquiridos, os que têm mais saída, mesmo que, aparentemente, tenha um bom número no estoque, ele acaba faltando devido à grande demanda.

Outro problema e que é muito comum, é a pessoa comprar a mesma quantidade de todos os produtos, independente da entrada e saída que apresentam.

E também, fazer pedidos numerosos ao fornecedor sem saber se o espaço físico irá comportar.

Por mais que pareçam simples, são erros que, se recorrentes, podem significar muito prejuízo.

– Números que não batem

 
É preciso levar o estoque muito a sério mas, o que mais se vê são empresários deixando essa parte nas mãos de recém admitidos no estabelecimento, subestimando a importância desse setor. A auditoria de estoque é coisa séria e precisa ser feita com muito cuidado e atenção. Se os números forem colocados de forma errada no papel, planilha ou sistema, eles não baterão, e o resultado são prejuízos à loja.

– Não saber quando repor produtos

 
Sem fazer uma boa análise do estoque, sem conhecer seu público e o que mais sai, não tem como saber quando precisará abastecer cada item, acarretando muitos problemas, como depender da boa vontade de fornecedores e até a perda de clientes.

– Evasão de clientes

 
Na maioria das vezes, os clientes não podem esperar que chegue um determinado produto, assim sendo, não encontrar um produto que geralmente compra em sua loja não só o frustrará como o levará a procurar algum outro pet shop com risco de nem retornar mais.

Como controlar a reposição de estoque?

 

O mundo mudou, a tecnologia chegou para facilitar tanto nossa vida pessoal como profissional, assim sendo, aquele caderninho que antigamente usavam como controle de estoque não faz mais sentido.

Um controle de estoque vai muito além de entradas e saídas, ele está intimamente ligado à uma boa gestão da loja, como um todo, com muitos detalhes envolvidos, desde data de vencimento, qualidade dos produtos e até mesmo o conhecimento de mercado e dos próprios clientes da loja.

Por isso, a melhor forma de gerir a reposição de estoque atualmente é investindo em um software, um bom programa para pet shop, que auxiliará na obtenção das informações de forma mais rápida.

Um bom sistema para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, permite ter uma real noção de quando comprar um produto, podendo, até mesmo, se basear no histórico de vendas, conseguindo identificar qual item mais foi vendido e qual os clientes menos compraram, evitando adquirir produtos que ficarão encalhados nas prateleiras.

O que fazer com produtos encalhados nas prateleiras?

 

Para evitar produtos encalhados, primeiramente, é preciso conhecer seus consumidores e as tendências, o que costumam consumir, isso já ajudará a evitar desperdício financeiro.

E a dica do que fazer com esses itens encalhados é apostar em promoções, principalmente, daqueles itens com datas a vencer. Com certeza, isso vai ajudar não só a vender os produtos encalhados, como a melhorar o movimento de seu pet shop. E vale cobrar um valor bem abaixo do mercado e obter uma renda mínima, do que deixar este item parado, ficando sem nenhum retorno do dinheiro investido.

Cuidado com os prazos de validade?

 

É preciso também ter o  controle da data de vencimento dos produtos perecíveis, como remédios e rações, e sempre que estiverem próximas de vencer, a dica é oferecer descontos.

O ideal, no entanto, é que você conheça bem seus clientes, dessa forma, garantir que sua loja não compre nenhum item de forma exagerada, tendo controle sobre a entrada e saída de todos os produtos, para entender como está esse fluxo.

Como destacar os produtos para vender mais?

 

Sem dúvida, descontos e promoções são as melhores estratégias na hora de desencalhar produtos e evitar perda de dinheiro.

É importante também investir em um ambiente bem limpo e organizado, isso também ajuda a alavancar as vendas, não só em relação à loja e prateleiras, mas ao estoque, quanto mais organizado ele for, mais otimizados serão os processos na gestão do estoque, garantindo o consumo dos produtos.

E no mais, considere investir em um bom programa de gestão, que por um valor muito pequeno, oferece muitas vantagens na hora de administrar seu negócio.

Mas, caso ainda não tenha se decidido por nenhum programa de gestão, enquanto isso,  a dica é procurar manter uma frequência na checagem do estoque, o que pode ser feito a cada 15 dias ou mensalmente, assim, poderá saber o que tem e o que precisará ser comprado.

Enfim, para um melhor controle do seu estoque, aposte em um bom software de gestão, dessa forma, irá reduzir as chances de erros e evitar prejuízos financeiros. Porém, tome muito cuidado na hora de escolher o software para usar no seu pet shop, certifique-se de que o sistema é simples de usar, que oferece um bom suporte, praticidade e eficiência ao seu negócio, como Nuvem Vet, por exemplo.

Author: