Principais problemas de estoque em Pet Shops e como resolvê-los

Está tendo problemas com a gestão de seu estoque? Não sabe mais o que fazer para resolvê-los? Então, esse artigo é para você.
Qualquer empreendimento que lide com vendas precisa vencer um grande desafio, a gestão do estoque. Se essa gestão costuma ser complexa para a grande maioria, imagina para alguns setores como um pet shop, por exemplo, que precisa lidar com diferentes tipos de produtos, dos mais variados setores, de higiene à alimentos, brinquedos, enfim, muito a considerar.

Por todo o crescimento do setor pet, muitos empreendedores passaram a investir em pet shops, sem considerar, no entanto, que esse tipo de comércio, além de muito competitivo, exige muita atenção dos gestores, e a prova disso é que, na mesma proporção, estão aparecendo e desaparecendo estabelecimentos a cada dia.

Principalmente, no caso dos pet shops, o problema da gestão está relacionado à manutenção do estoque.

Apesar de parecer algo banal em qualquer loja, administrar a compra e a venda de produtos, em se tratando de um pet shop, por toda a variedade de produtos vendidos, isso pode acabar virando um grande pesadelo, principalmente, para quem não tem muita intimidade com a sazonalidade desse mercado.

Por isso, é tão importante o foco no estoque, para que seu pet shop se estabeleça no mercado de maneira saudável e duradoura.
Ter um total controle do estoque, é ter os ativos mais valiosos da empresa sob controle, que é fundamental para a sobrevivência de seu negócio, já que, praticamente, nele estão concentrados os materiais que gerarão receita para a empresa.
Dentre outras coisas, uma boa gestão de estoque possibilita saber como andam as vendas, evitar o desperdício, e evitar a falta dos produtos que mais vendem.

Assim, investir na administração, controle, contabilização e avaliação do estoque de materiais, é fundamental para garantir o bom funcionamento de seu pet shop.

Quais são os principais problemas de estoque em pet shops?

 

Embora uma má gestão de estoque possa não ser um problema apenas para os pet shops, por sua diversidade de produtos e serviços oferecidos e a falta de preparo para lidar com isso, pode acabar refletindo nos resultados.
Por exemplo, um mercado lida com muitas variedades de produtos mas, ao contrário de quem resolve abrir um pet shop, os donos de mercado se preparam para ter um estoque robusto, inclusive, investem em tecnologias, como softwares e aplicativos, que ajudam nessa tarefa.
Já, pequenos comerciantes, que não fazem uso de ferramentas apropriadas de gestão de estoque, acabam sofrendo com problemas quando a administração não organiza corretamente a entrada e saída de materiais, o que, realmente, não é tão simples de fazer.
Portanto, o principal problema é a falta de um inventário detalhado do que a empresa tem e não tem, do que tem mais saída, dos produtos com validade curta, e as quantidades, para que o lucro seja alcançado.
Uma boa gestão de estoque, por exemplo, permite descobrir o produto sobrando, ou com validade a vencer, e fazer dele o alvo da próxima promoção do pet shop, mesmo até que diminua a margem de ganhos, que é melhor do que perder o material para sempre.
E mais, o levantamento não deve ser feito só quando não há movimento na loja, mas periodicamente, podendo ser mensalmente, quinzenalmente, semanalmente, e em alguns casos, até diariamente, dependendo do movimento que sua loja tenha.
É preciso considerar que o inventário é um dos principais problemas de estoque, assim sendo, se você conseguir organizar essa demanda, resolverá uma boa parte de seus problemas.

Confira abaixo outros problemas comuns de estoque em pet shops e como resolvê-los de uma forma eficaz e definitiva.

1. Entender o que precisa sair e o que precisa entrar

 

Você sabe o que tem maior ou menor saída em seu pet shop? Pois é, mas saiba que a grande maioria não tem esse conhecimento.
Muitos proprietários não sabem o que tem mais procura em seu pet shop, principalmente, se ele não costuma ficar diariamente na loja.

E não é um caderninho no balcão que vai conseguir realizar um controle rigoroso do que entra e sai do estoque, muito menos das compras, vendas e pedidos, o que só facilita os erros e aumenta o problema.
Como resolver o problema? Como dito mais acima, os grandes estabelecimentos já contam com a ajuda da tecnologia, enquanto os pequenos, por acharem que elas não cabem em seus bolsos, acabam abrindo mão de serviços que, podem se adequar a qualquer tipo, e tamanho, de estabelecimento.

Ou seja, por um valor muito baixo, é possível solucionar um problema que costuma afetar a maioria dos pet shops, a gestão de estoque, o qual é o principal culpado por muitas portas fechadas.
Ou seja, um bom programa para pet shop é a solução mais viável e econômica para resolver problemas com inventário, permitindo ter o completo controle de tudo que entra e sai de seu estabelecimento, além de auxiliar a administração e, consequentemente, aumentar o faturamento de seu pet shop.

2. Se perder nos pedidos ao fornecedor

 

Você confia mais em um caderninho na hora de fazer novos pedidos? Acredite, solicitar à mão produtos com data de validade, como medicamentos e rações, é um grande risco para seu negócio.

Sem um controle maior sobre esse produtos com datas de validade, ou seja, se esses materiais não saírem dentro do prazo, o prejuízo pode ser grande.

Um cliente entrar em sua loja e não encontrar o produto que sempre compra, por um descuido na gestão do estoque, significa risco de perder a venda e um cliente fiel, da mesma forma, perder produtos por causa de validade, pode acarretar um enorme prejuízo.

E, mais uma vez, são erros muito comuns, mas que podem ser evitados com um simples software para pet shop, que faz um completo levantamento do que o pet shop tem e o que não tem, ficando bem mais fácil perceber com antecedência o que deve ser pedido, o que tem curta durabilidade e logo, precisa ser comprado em menor quantidade, e o tipo de material que pode sair da lista de compras.

3- Misturar o que é de uso com o que é de vendas

 

Outro problema muito comum, e não só com quem tem um pet shop, mas que geralmente acontece com quem tem um pequeno negócio, é misturar as contas, tanto as pessoais, as administrativas e as vendas.
Por exemplo, se o seu pet shop oferece serviço de banho e tosa, e vende produtos para banho, não pode recorrer aos produtos do estoque sempre que for atender um animalzinho, sem dar baixa do produto.
O fato é que, principalmente, em pet shops mais movimentados, é muito comum perder o controle do estoque na ilusão de que a falta do produto para a prestação de serviço já está sanada, sendo que o problema pode ser duplo: além de não ter controle sobre o que foi consumido para prestação de serviço, ainda desfalca o estoque de vendas.
E a solução para isso é simples, mais uma vez, um sistema para pet shop pode ser o que precisa, já que ele vai organizar, de uma forma super prática, o que é da loja para uso interno e o que é para vendas.
Com um programa como esse, sempre que a loja precisar recorrer ao estoque, automaticamente, o programa irá atualizar os dados.


 
Enfim, o controle do estoque não precisa mais ser um problema, para isso, basta contar com um bom software de gestão, que vai organizar seu estoque, além de resolver problemas comuns, como acesso fácil ao histórico das vendas e um rigoroso inventário, e tudo isso em um único sistema, fácil e intuitivo, que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora.

Author: