Como identificar as necessidades do cliente e aumentar o faturamento de seu Pet Shop


 
Sem dúvida, se antes da pandemia, a crise já forçava o mercado a se reinventar, com a chegada da epidemia que atingiu o mundo todo, isso se tornou mais urgente e necessário.

No entanto, é preciso destacar que alguns setores conseguiram, sim, passar imunes, e até apresentar resultados positivos. Como exemplo, temos o mercado pet que, segundo levantamentos, conseguiu faturar R$ 40,1 bilhões, crescendo 13,5% em plena pandemia.

Certamente, o fato de ser considerado um serviço essencial foi crucial para todo esse crescimento, enquanto a economia, de uma forma geral, sofreu um forte impacto em função dessas medidas de restrição, com comércio fechando.

Porém, ao contrário do que muita gente pensa, não é porque o mercado pet não sentiu tanto a crise que muitas lojas tiveram que também fechar suas portas.

Quem entra para esse mercado, precisa estar preparado para encontrar um setor altamente competitivo, são muitos os desafios de um pet shop, o que obriga os empreendedores a terem que criar estratégias de vendas para, então, conseguirem aumentar seu faturamento.

E não tem como falar em estratégias de vendas sem falar na importância de conhecer seu público e, assim, saber suas preferências e necessidades.

A importância de identificar as necessidades do cliente

 
É fundamental entender que a necessidade do cliente inclui diversos fatores que o levam à compra dos produtos ou serviços do seu pet shop, por isso, é tão importante saber o que ter no estoque, o que servirá para seu público.

Confira como funciona e quais as melhores técnicas para conseguir identificar as necessidades de seus clientes.

Como identificar as necessidades dos clientes na prática

 

Vamos dar um exemplo aqui de uma cliente fiel de seu estabelecimento, Luíza, que costuma comprar uma enorme quantidade de ração mensalmente.

Nesse caso, que pergunta você deve se fazer? Qual a necessidade de Luíza?

E se você respondeu que a necessidade dela é contar sempre com ração em seu estabelecimento, sua resposta está errada, ou incompleta.

É muito importante que você procure identificar a real necessidade de seu cliente, se aprofundando nessas respostas.

Por que será que Luíza compra uma quantidade tão grande de ração?

Então, ao se aprofundar na questão, você conseguirá identificar a necessidade do cliente, nesse caso, descobrir que Luíza, na verdade, é dona de uma ONG que ajuda animais de rua.

A ONG é sustentada por doações e, Luíza mal dá conta de alimentar tantos animais que chegam diariamente.

Então, seu pet shop identifica a necessidade e, portanto, decide oferecer uma promoção para que Luíza possa comprar mais rações.

Ou seja, é preciso se aprofundar na necessidade do cliente para, então, conseguir solucioná-lo.

Técnica para identificar as necessidades dos clientes

 

Sem dúvida, a melhor estratégia, e a mais simples e rápida, é procurar ter o contato direto com os clientes, seja durante o atendimento, por feedbacks, entrevistas ou  pesquisas.

Uma dica, por exemplo, é procurar fazer levantamentos para conhecer um pouco mais das características dos seus clientes, desde a faixa etária, nível de formação, tipo de linguagem, localização e redes sociais mais usadas.

Feito isso, procure identificar os problemas mais comuns dos clientes, além dos desafios e seus objetivos em comprar um produto do seu pet shop.

E atenção, este processo é muito importante na hora de conseguir traçar um perfil real,  que represente bem o seu cliente, chamado no marketing de “persona”.

Criada a persona, agora é só levá-la em consideração antes de desenvolver as estratégias de marketing, sem dúvida, fica bem mais simples e de acordo com o sua realidade.

Ao criar uma persona, por exemplo, fica bem mais simples definir uma promoção relevante, que se encaixe com as necessidades de seu público e ofereça uma solução adequada.

Mas, e se eu não conseguir trabalhar com uma abordagem direta para identificar a necessidade do meu cliente?

Então, essa é uma realidade, infelizmente, para muitos donos de pet shops, que não conseguem trabalhar com o feedback, por exemplo, seja por não saber se chegar ao cliente, ou não reconhecer o melhor momento, ou mesmo, por não querer passar por situações constrangedoras.

A boa notícia é que sempre há um jeito e uma solução para cada problema, nesse caso, o marketing!

Nem todo mundo sabe criar estratégias e usar ferramentas sociais da melhor maneira possível, por isso, o marketing é tão importante, já que pode adequar diferentes estratégias a cada realidade.

E na hora de ouvir o cliente, entender suas necessidades, não tem melhor estratégia do que a escuta social.

O que é escuta social?

 

Quem nunca falou de uma marca ou serviço em alguma rede social? Então, geralmente, os consumidores já sabem o poder que as mídias sociais possuem, e diariamente comentam sobre marcas que já experimentaram, compartilham experiências, sejam boas ou ruins.

E isso é a tal da escuta social, poder monitorar os comentários, positivos e negativos, sobre os seus produtos e serviços, até mesmo, conhecer o perfil dos clientes que mencionam a sua marca, seja em recomendações ou discussões em fóruns, ou até mesmo em suas postagens.

E o resultado disso? É ter de uma forma natural e sem filtros, um feedback sobre os seus produtos ou serviços, possibilitando a criação de estratégias ou técnicas para atender a necessidade do cliente.

Invista em tecnologia

 

E, certamente, até para poder ter um melhor controle de entrada e saída de sua loja, do cliente que procura e não retorna, enfim, poder contar com tecnologia nessa hora vai fazer toda a diferença.

Do que adianta saber as necessidades do cliente e não conseguir supri-las por falta de uma organização ou planejamento?

Principalmente, os pequenos empresários, que podem investir em um atendimento mais personalizado, poder contar com um bom programa para pet shop pode ser o grande diferencial, além de contribuir para aumentar o faturamento da empresa, já que evita desperdícios e consegue fazer uma previsão de vendas bem mais assertiva.

E mais, um bom software para pet shop, além de controlar o estoque, faz todo o trabalho de gestão, controle de Vendas, PDV, Controle Financeiro, enfim,facilitando a criação de estratégias baseadas em dados reais, e tudo em um mesmo lugar, de uma forma super prática, podendo acessar de onde quiser e quando quiser.

 

Author: