Quais as principais estratégias de Marketing Digital para sua Clínica ou Pet Shop

Você investe em relacionamento em sua clínica veterinária ou pet shop? Você sabia que ele está por trás das principais estratégias de marketing? E é sobre o relacionamento com clientes e as principais estratégias de marketing que vamos tratar nesse artigo.

Hoje não há mais dúvidas sobre qual a chave para a fidelização do cliente, que é o maior objetivo de quem tem um comércio, que nada mais é que o relacionamento.

Embora, em um primeiro momento, isso possa parecer algo muito simples, na verdade, o seu sucesso requer uma série de estratégias, desde a forma correta de interagir, descobrir onde o seu cliente está, o que ele espera de sua clínica ou pet shop, entre outras questões.

O fato é que para que sua clínica ou pet shop consiga não apenas crescer, mais sobreviver em meio a tanta concorrência, é fundamental investir em estratégias de marketing, para chegar até o seu público-alvo.

No entanto, para ser descoberto, é preciso ser visto e lembrado, e é aí que entra o marketing digital e suas muitas ferramentas, com as quais é possível fortalecer a marca, além de atrair e fidelizar clientes.

Por isso, nesse artigo, mostraremos como melhorar o relacionamento utilizando as principais estratégias de marketing digital. Confira.

Mídias sociais

 

Segundo pesquisas, cerca de 130 milhões de brasileiros estão presentes nas mídias sociais, passando cerca de 3 horas e 39 minutos por dia nelas.

Ou seja, as redes sociais podem ser utilizadas como ferramentas estratégicas para atrair novos clientes e reter os antigos. Por isso, é tão importante usar as postagens como forma de estreitar o relacionamento com os clientes.

Mas, é preciso ter em mente que as pessoas acessam as redes para se distrair, ou seja, não gostam de ficar recebendo em seu feed constantes ofertas de produtos, com risco até deixarem de seguir ou bloquearem a página.

Por isso, é preciso saber usar as redes sociais com sabedoria, oferecendo postagens relevantes que levem o leitor a se interessar por determinados produtos ou serviços, por exemplo, em vez de postar preços de banho e tosa, mostrar os benefícios desses cuidados, as etapas corretas do processo.

Outra dica é mostrar vídeos fofos de seus clientes de patas tomando banho, sem dúvida, vão aumentar muito as chances de vender esse serviço. Use e abuse da criatividade!

Também é válido apostar nos anúncios pagos nas redes sociais, que além de terem um preço muito pequeno, permitem segmentar o público, seja por localização, idade, gostos, enfim, e com isso conseguir captar novos seguidores e, consequentemente, novos clientes.

No mais, mantenha sua página ativa e sempre responda os comentários e tire dúvidas o mais rapidamente possível, jamais apague nenhum comentário, por mais negativo que seja, em vez disso, responda educadamente.

Email Marketing

 

Engana-se quem pensa que email é coisa do passado, na verdade, ainda é considerado uma das melhores ferramentas de marketing, desde que usado com sabedoria, ajudando a fortalecer o relacionamento da empresa com os seus clientes.

Vale considerar que, até hoje, o endereço de email é tido como o principal meio de contato online.

A dica é segmentar os emails por interesses em comum, e enviar conteúdos que sejam relevantes para cada segmento, e assim, construir um relacionamento forte, com chances de fidelizar mais clientes.

Por exemplo, é possível segmentar o seu público em pessoas que possuem cães de uma certa raça, e enviar uma série de emails relacionados a essa raça, sempre num intervalo de tempo razoável para não encher a caixa de e-mail das pessoas e manter o fator surpresa.

Ou ainda, no caso de estar realizando alguma feira ou campanha, como de vacinação, na sua Clínica Veterinária, a dica é enviar um email para todos os tutores explicando a importância daquela vacina.

O mesmo vale no caso de alguma grande promoção.

Marketing de conteúdo

 

Por fim, mas nem por isso a menos importante, muito pelo contrário, é a estratégia de desenvolver conteúdos relevantes para o seu público-alvo, e disponibilizá-lo através de postagens no seu blog, eBooks, webinars, etc.

Quando oferece conteúdo de qualidade, você está educando seu leitor e se posicionando como uma referência naquele assunto, o que facilita muito as vendas.

Acredite, educar o seu público antes de oferecer um produto ou serviço aumentam as chances de vender mais e ganhar prestígio entre o público, fortalecendo sua marca.

Oferecer conteúdos de qualidade reforça ao cliente que sua clínica ou pet shop entende do assunto, ganhando a confiança do seu público.

Sem falar que ao mostrar o valor de um serviço ou produto, a venda acaba sendo facilitada, pois ganhou credibilidade.

E mais, os conteúdos vão permanecer disponíveis na sua página, gerando Leads.

E vale apostar em um blog, utilizando pop-ups com ofertas de produtos ou serviços, criar Landing Pages, enfim, investir em SEO, para fortalecer sua presença nos mecanismos de busca, como o Google.

Use a Internet com sabedoria

 

Por fim, enxergue o relacionamento online como um elo de trocas constantes, por isso, fique de olho nos comentários, nas suas avaliações e, principalmente, interaja com elas!

Lembre-se que a internet e, principalmente, as redes sociais, são ferramentas muito poderosas para fazer seu negócio decolar ou dar errado. Logo, use-as com sabedoria, seja atencioso com todos os seus clientes e aberto a feedbacks.

No mais, a internet é um ambiente riquíssimo, no qual está sempre surgindo uma nova rede social, nova possibilidade, enfim, procure ficar sempre atento.

E não limite-se as estratégias mostradas aqui, até porque,estão sempre surgindo novas ações inovadoras, as quais podem funcionar para um negócio, mas não funcionar para outro. Por isso, a dica é ir testando, analisando, aprendendo e aperfeiçoando.

Tecnologia para auxiliar nas estratégias

 

Hoje o mercado oferece não apenas muitas estratégias, mas uma infinidade de ferramentas para que possa desenvolver essa estratégias  e aplicá-las da melhor maneira possível.

Da mesma forma, uma clínica veterinária, ou pet shop, atualmente, podem contar com uma série de programas de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, que, dentre outras coisas, oferece dados precisos e minuciosos para trabalhar essas estratégias de uma forma mais assertiva.

Ao adotar um programa para clínica veterinária e pet shop, por exemplo, você acaba tendo mais tempo em focar em estratégias, com dados na palma de sua mão, na hora que quiser e de onde quiser, já que estão em nuvem.

No mais, um software para clínica veterinária e pet shop oferece um completo e seguro controle de Estoque, Vendas, Finanças e Fornecedores, PDV, enfim…todo o trabalho burocrático e administrativo de seu estabelecimento.

 

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e colocar a mão na massa que, com certeza, irá cativar os tutores e seus pets!

Author: