7 dicas para fidelizar clientes focando no bom atendimento

A fidelização de clientes é o maior objetivo de quem tem qualquer negócio, de uma padaria, mercado ou boutique, até uma clínica ou pet shop. Mas a questão é que fidelizar clientes não é tarefa das mais fáceis, por isso, volta e meia mostramos dicas e estratégias voltadas a esse fim.

Como a fidelização está associada a um relacionamento positivo entre o cliente e a empresa, é preciso focar no atendimento.

Pesquisas comprovam que o tipo de atendimento recebido é o que mais pesa na hora de um cliente optar entre um ou outro estabelecimento.

O fato é que, desde o primeiro momento, de uma simples ligação em busca de informações, já podemos chamar de atendimento, e para que o cliente crie uma boa experiência com a marca, esse primeiro contato já tem que ser muito positivo.

Os tempos são de alta concorrência, quem não der a atenção devida ao atendimento, certamente, já estará perdendo pontos.

Se priorizar um padrão de qualidade no atendimento, certamente, as chances de fidelizar um cliente aumentam drasticamente.

Acredite, muitas clínicas veterinárias ou pet shop deixam de lucrar mais do que poderiam por não investirem em um bom atendimento ao público, achando que contar com profissionais qualificados já é o bastante.

Por isso, é tão importante investir na padronização no atendimento de um pet shop, banho e tosa, clínica ou mesmo hospital veterinário, oferecendo agilidade e eficácia nos processos de atendimento, gerando economia de tempo e dinheiro.

Pensando nisso, resolvemos reunir nesse artigo, dicas de como realizar a padronização no atendimento em sua clínica ou pet shop. Confira!

1. Facilite e acelere o atendimento

 

Em tempos de alta concorrência, onde se destacar é importante, acredite, investir em um atendimento padronizado, por si só, já é um bom diferencial competitivo, principalmente por agilizar todos os processos dentro do estabelecimento.

E afinal, quem gosta de esperar horas e horas para ser atendido? Por mais aconchegante que o ambiente seja, todo mundo deseja um atendimento rápido, dentro do horário agendado.

Nessa hora, contar com um bom software para clínica veterinária e pet shop pode fazer toda a diferença, e isso porque esses sistemas de gestão aceleram e organizam todos processos internos, automatizando-os, mostrando facilmente dados, cadastros e históricos dos clientes.

Sem dúvida, investir em tecnologia, além de automatizar as funções, acelerando o atendimento, ainda passam ao cliente ideias de organização, modernidade e profissionalismo.

2. Mostre que se preocupa com o cliente

 

O relacionamento das pessoas com seus pets mudou, hoje elas os têm como membros da família e, assim, esperam que os profissionais que atenderão o pet tenham consciência disso.

Por isso, a forma como toda sua equipe se relaciona com o pet irá fazer toda a diferença. Sendo assim, é preciso tratar os animais como familiares dos tutores que frequentam o estabelecimento, demonstrando a mesmo importância.

É fundamental prestar um atendimento mais “personalizado”, tanto para os donos, como para os pets, para isso, contando com informações como:

. Formas de contato;

. Histórico veterinário;

. Atendimentos já realizados;

. Produtos mais comprados;

. Ficha detalhada de suas particularidades.

São dados importantes que ajudam a “conhecer” melhor cada cliente e, assim, criar um atendimento personalizado, o que ajuda a criar laços e boas experiências com o consumidor, e dessa forma, aumentando as chances de fidelizá-lo.

E até nisso contar com um bom programa para clínica veterinária e pet shop pode ajudar, já que ele coleta e organiza as informações dos clientes e animais de estimação.

3. Ofereça um atendimento de excelência

 

Sem dúvida, é oferecer um atendimento de excelência é o mais importante e decisivo ponto a considerar, já que um atendimento ruim não só afasta o cliente, mas o leva a fazer propaganda negativa de seu negócio.

Por isso, é tão importante e decisivo investir no atendimento de qualidade, humanizado e prestativo, procurando ouvir os clientes, entender seus medos, angústias e tentar ajudá-los o máximo possível.

Simpatia, empatia e competência são atributos fundamentais para ter sucesso nos atendimentos, sendo importante que a equipe toda seja treinada para isso, para que todos possam atender com o mesmo padrão de qualidade.

4. Realize pesquisas de satisfação

 

Outra importante dica, e que ajuda muito a fidelizar clientes, é procurar ouvir suas opiniões em relação ao atendimento, como seu cliente avalia sua clínica ou pet shop.

Para isso, é importante disponibilizar um canal para feedback, e assim, poder identificar o que deixou a desejar e precisa ser melhorado, controlando também a taxa de rejeição ou de abandono de clientes.

Sem falar que saberá o que está agradando também, descobrindo seu diferencial no ponto de vista deles, e pode ser usado em seu marketing.

Portanto, procure disponibilizar em seu estabelecimento um local (mais privado) para que os clientes possam deixar opiniões, reclamações ou sugestões e, claro, além do site e redes sociais, que também são ótimos locais para se obter feedback.

5. Saiba o que os clientes priorizam em um atendimento

 

Basicamente, os clientes valorizam pontos como:

. Custo x benefício;

. Programas de pontos e vantagens para clientes fixos;

. Pacotes de serviços;

. Facilidade nas formas de pagamento;

. Confiança e autoridade no nome da marca;

. Segurança na realização das transações;

. Diversidade de canais de atendimento e serviços.

Porém, é preciso descobrir as necessidades de seus clientes, o que eles precisam, ou querem, e não estão conseguindo em nenhum estabelecimento, o que uma pesquisa de mercado pode ajudar, e assim, procurar saber como pode se destacar dos demais concorrentes.

6. Crie programas para fidelizar seu cliente

 

Todo mundo gosta de mimos e benefícios, que podem ser de diferentes tipos, como:

. Acúmulo de pontos para trocar por produtos;

. Desconto por realizar um serviço anterior;

. Um serviço grátis a cada “x” realizados;

. Brinde de aniversário.

Então, que tal investir em ofertas de benefícios para os clientes fixos? Dessa forma os fará se sentirem valorizados.

No entanto, para ter sucesso é preciso descobrir o que seu público gostaria de ganhar, o que pesquisas de opinião podem ajudar, oferecendo assim, um ou mais programas que, realmente, o agradem.

7. Facilite a comunicação pelos canais de atendimento

 

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, por isso, é muito importante investir em ferramentas que facilitem a comunicação e compra.

Ao conhecer melhor seu cliente, certamente, saberá onde ele está, quais as rede sociais de sua preferência, e então, determine as plataformas que serão utilizadas para realizar o contato.

Mas, atenção, mesmo que esteja presente nas redes sociais, é importante que não abandone o e-mail, que é uma poderosa ferramenta de marketing, assim como, o WhatsApp profissional (Business), que facilita o contato entre cliente/clínica ou pet shop.

Enfim, considere os hábitos e comportamentos de seus clientes e ofereça canais de comunicação acessíveis a eles.

 

E é isso, lembre-se que muitas vezes o cliente escolhe um ou outro estabelecimento apenas por ser o mais perto ou o mais barato, mas ele não retornará se essa primeira experiência não for agradável. Por isso, invista em um atendimento de excelência e dicas para isso não faltam, não é mesmo? No mais, conte com a tecnologia como uma aliada e se prepare para o sucesso!

Author: