Porque apostar em pacote de serviços em seu Pet Shop

Você oferece pacotes de serviços em seu pet shop? Será que eles valem mesmo as pena? Quer saber? Continue lendo!

Seja o segmento que for, o tamanho, enfim, todo negócio tem como maior desafio a fidelização do cliente.

A maioria dos empresários, no entanto, investe mais na atração, em captar novos clientes, vender mais para clientes diferentes, quando, na verdade, a longo prazo, o que vai garantir mais lucro e o fortalecimento de qualquer marca, é a fidelização.

Para isso, é fundamental investir na qualidade de atendimento (antes/durante/pós-venda) e de seus serviços/produtos, para que os clientes sempre queiram retornar.

É preciso ter em mente que essa retenção, fidelização, significa renda recorrente, ou seja, garantia de dinheiro em caixa.

Nesse sentido, uma das estratégias de marketing que mais ajudam na retenção dos clientes é o pacote de serviços.

Mas será que pacote de serviços, realmente, é uma boa ideia? Será que vale a pena implantar em seu pet shop?

A resposta é, SIM, mas é preciso, no entanto, que isso seja feito de uma forma bem planejada, se valendo de dados reais de seu negócio para que possa ser algo rentável e não significar prejuízos ao seu pet shop.

Nessas horas contar com um bom trabalho administrativo, ou com um software de gestão pode ser decisivo para o sucesso dessa oferta, já que não poderá haver erros na precificação, prazos, benefícios, e até as características dos clientes devem ser consideradas, ou seja, saber quem é o seu público-alvo, antes mesmo de definir um pacote de serviços, projetando os custos, evitando prejuízos ao seu negócio.

Pacote de serviço é desconto ou benefício?

 

Um pacote de serviços pode significar para o cliente tanto descontos como benefícios, ou mesmo, as duas coisas. Na verdade, isso vai depender do pacote que irá implantar.

Pode ser um pacote de descontos mensais, fechando um número X de banhos. Por exemplo: se cada banho tem o custo de R$ 40,00, ao fechar quatro banhos o cliente ganha 10% de desconto. Nesse caso o pacote é desconto.

Mas, você pode agregar serviços a este pacote ao invés de conceder descontos, como oferecer um banho grátis, se fechar 4 banhos, por exemplo. Ou ainda, no caso de trabalhar com tosa, que é comum, oferecer uma tosa higiênica. Nesse caso, no entanto, o pacote é um benefício.

E não existe o que mais funciona, ambos tipos de pacotes costumam dar um bom retorno, só é preciso sentir aquele que atrai mais clientes e trabalhar mais com ele.

É preciso pensar no pacote como uma forma, justamente, de fidelizar cliente.

A dica, portanto, é procurar oferecer pacotes a todos os clientes, mas procurando criar pacotes diferentes ou gradativos, para que possa ampliar sua receita de diferentes formas.

Confira abaixo algumas dicas práticas para implantar pacotes de serviços em seu pet shop.

Como montar um bom pacote de serviço

 

A dica, para começar, é contar com um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, para que possa usar dados reais e corretos na hora de criar seus pacotes, para que eles sejam bons para seus clientes, mas que também sejam rentáveis para seu pet shop.

Por isso, comece considerando alguns fatores, tais como: precificação (considerar o valor individual e do pacote); demais benefícios (os tipos de serviços a serem incluídos como benefícios, ou mesmo brindes); tempo (o pacote é mensal?); agenda (procure utilizar os planos em dias com menos movimento).

Venda e cobrança dos pacotes

 

E não é só o preço que deve ser considerado ao criar os pacotes, se atente também na maneira como esse pacote será cobrado. Se o objetivo é melhorar o fluxo de caixa e criar uma receita recorrente, evite cobrar o pacote no crediário ou só após sua realização.

Procure estabelecer o pagamento adiantado, antes do início do pacote, uma dica é definir uma data para seu início do pacote e cobrar antes de executar.

A dica, nesse caso, se não for pagamento em dinheiro, cobrar pelo cartão de crédito, garantindo o recebimento. Certamente, cabem algumas exceções, como clientes mais antigos, que podem escolher a forma de pagamento que melhor se encaixe com suas necessidades, mas isso depende do relacionamento seu com o cliente.

Não exagere em benefícios

 

Cuidado para não se empolgar muito com os benefícios e a aceitação dos clientes, não exagere. Não acumule muitos benefícios em um mesmo pacote de serviço.

Sua estratégia aqui é visando ampliar a receita recorrente de seu pet shop, e não prejudicar seu caixa. Por isso, se decidir incluir mais de um benefício no mesmo pacote, cobre por ele, mesmo que de forma menos visível.

Pacote de serviços ajuda a fidelizar, mas não faz milagres

 

Quem não gosta de um serviço que ofereça mais vantagens? Portanto, sim, um pacote de serviços é uma ótima estratégia para atrair e reter clientes, mas ele sozinho não vai fazer milagres. Inclusive, com o tempo é preciso rever os pacotes, investir em novas estratégias e jamais se descuidar da qualidade.

Mantenha sempre o foco no cliente, em suas necessidades e preferências, use a abuse das tecnologias para isso, seja através de seu programa para pet shop, ou das redes sociais, que também são ótimas na hora de descobrir o que os clientes acham dos serviços.

Não descuide do pós-vendas, ou atendimento, demonstre que o cliente é importante para seu pet shop, seja alertando pelo whatsapp sobre a compra da sua ração, sobre uma próxima consulta de rotina ou vacinas, ou ainda mandando para ele uma foto do seu pet durante o banho, são só algumas das muitas possibilidades.

O cliente como foco

 

Como pode ver, não tem muito mistério, principalmente, se conhecer quem é o seu cliente, o que ele precisa e espera de seu pet shop. No mais, é fazê-lo perceber que os benefícios serão além daqueles listados na oferta.

Ele terá comodidade e seus problemas resolvidos, é isso que ele quer  e que você estará vendendo.

Não deixe de enumerar, caso seja preciso, todas as vantagens em apostar nos pacotes, que vão de uma melhor organização financeira (previsibilidade de custos com o pet), mais praticidade, já que não precisará ficar ligando para marcar, terá a garantia cm antecedência do serviço prestado até a saúde e higiene do seu amigão em dia.

Afinal, vale mesmo a pena apostar em pacote de serviços?

 

Por tudo que vimos até agora, sem dúvida, apostar na implantação de um ou mais pacotes de serviços em seu pet shop além de ajudar a gerar mais receita, ainda é ótimo para conseguir fidelizar clientes.

Por isso, claro, que vale a pena! E a dica é, se ainda não aposta nessa estratégia, começar já, mas com consciência, personalizando os pacotes de acordo com o seu público.

E é isso, se seguir essas dicas, com certeza, não só vale a pena apostar em pacotes, como eles ajudarão a captar novos clientes e fidelizar aqueles que já tem.

Author: