Público-alvo: o que é, como definir e aplicar no marketing de sua clínica ou pet shop

Não é novidade alguma que a área veterinária não para de crescer, por outro lado, até por conta disso, a concorrência é enorme, mas claro, isso não deve ser motivo para desistir de seu negócio.

A dica, no entanto, para conseguir se destacar da concorrência, é investir em um bom trabalho de marketing digital e no seu público-alvo.

Na verdade, definir o seu público-alvo vai fazer toda a diferença nos resultados, sendo fundamental para alavancar sua clínica ou pet shop. Para isso, é preciso criar uma persona e guiar os negócios com base nas informações levantadas. Ok, mas como vou definir público-alvo para minha clínica veterinária ou pet shop? Quer saber? Então, continue lendo e fique de olho nas dicas que preparamos para você!

O que é público-alvo?

 

Público-alvo nada mais é que um grupo de possíveis clientes para os produtos ou serviços que seu negócio oferece. Definir o seu público-alvo é muito importante, pois, permite direcionar suas estratégias de uma forma mais eficaz e personalizada.

Ou seja, permite criar estratégias  mais assertivas e conversões e, assim, alcançar melhores resultados.

Como definir o público-alvo de sua clínica veterinária ou pet shop?

 

Principalmente, por ser uma área muito disputada, é fundamental traçar um bom plano de marketing, de acordo com o seu público-alvo, para isso, no entanto, é preciso criar estratégias bem elaboradas, baseadas em dados reais.

Ou seja, para se chegar à definição do seu público-alvo, é preciso ter em mãos dados que permitam saber quem são seus clientes para, só então, poder traçar um perfil baseado em seus gostos pessoais, suas preferências, problemas, necessidades, classe social, dados demográficos, hábitos de consumo, condição socioeconômica e comportamento.

Quanto mais informações tiver em mãos, mais fácil será chegar ao perfil de seu público-alvo.

Além das redes sociais, contar com um bom software para clínicas veterinárias e pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, pode ser de enorme ajuda, pois ele coleta e e organiza todos os dados sobre a sua clínica e os seus clientes.

Em um único painel, é possível acessar todo tipo de informação que vai ser super útil para ajudar a definir o perfil de seu público alvo. Por exemplo, um programa para clínicas veterinárias e pet shop, dentre outras coisas, permite o acesso ao histórico de consultas, serviços utilizados, enfim, todo o histórico financeiro de seus clientes.

Isso tudo, além de gerenciar de forma simples e rápida a sua clínica veterinária ou petshop.

Enfim, um software de gestão permite ter acesso à algumas informações e dados que podem ser muito úteis no processo de definição de seu público-alvo.

Para quem vender?

 

O processo de definição do público-alvo deve considerar as vantagens e soluções que seus produtos e serviços oferecem. Para quem eles destinam-se? Ao fazer esse levantamento fica mais fácil identificar quem são as pessoas que precisam ser focadas em suas vendas e estratégias de marketing.

O que vender e quando vender?

 

Até mesmo na hora de definir os serviços a serem oferecidos, ou produtos, saber quem é o seu público-alvo, do que gostam, o que precisam, enfim, é de enorme ajuda e economia, já que isso evitará desperdiçar itens no estoque, proporcionando compras mais assertivas e um perfeito controle de estoque.

Vantagens em definir o público-alvo para sua clínica ou pet shop

 

Como podemos ver, definir seu público-alvo permite melhorar muito os resultados de sua empresa, já que poderá focar nele, possibilitando aumentar as vendas, melhorar sua relação com o cliente, ou seja, conseguirá atrair e fidelizar clientes e, assim, garantir mais lucro para sua clínica ou pet shop.

No mais, definir seu público-alvo ajuda a melhorar a comunicação com seus clientes, adequando a linguagem e identidade de sua marca de uma forma mais eficiente, além de direcionar melhor seus gastos e investimentos.

Por isso, não deixe de conhecer seu público-alvo, pois isso permite abrir um leque de possibilidades e criar ações de marketing mais efetivas.

Como segmentar o público para cada tipo de conteúdo

 

Todos os usuários

Quer enviar um mesmo conteúdo para todos os clientes de sua lista? Embora a personalização seja importante, alguns anúncios e notificações podem ser enviados de uma forma massiva, como anúncios hospitalares ou atualizações operacionais, alertas regionais de saúde e conteúdo promocional e de marketing.

Cliente único

Porém, nem sempre é indicada a comunicação de uma forma massiva, então, vale se comunicar com um único cliente por e-mail, ou aplicativo (como whatsapp), não sendo preciso ligar para a pessoa. Quando feitos corretamente, esses métodos de comunicação podem economizar muito tempo para sua equipe veterinária, mantendo-os fora do telefone.

Uma dica de comunicação pessoal são lembretes, que podem ser programados, para ajudar um cliente a se lembrar das datas das consultas, ou mesmo, de marcá-las.  Também pode enviar resultados de testes, atualizações de hospitalização ou instruções de alta cirúrgica para clientes individuais por e-mail ou por aplicativo.

Espécies ou faixas etárias

Outra possibilidade é dividir sua lista de clientes em donos de animais de uma determinada espécie ou faixa etária, isso permite personalizar ainda mais seu conteúdo.

Nesse caso, para donos de animais de estimação idosos, por exemplo, envie informações sobre visitas mais frequentes de bem-estar e a importância dos testes de triagem de detecção precoce.

Já, donos de cachorros e gatinhos novinhos podem receber uma infinidade de conhecimento sobre tudo, desde nutrição adequada, socialização, vacinas e treinamento em casa.

Outra dica é enviar alertas de saúde pertinentes apenas a cães ou gatos, como uma notícia sobre um surto de gripe canina em sua região.

Lista específica da raça

Também pode segmentar seus clientes por raças específicas e informar os donos desses animais sobre determinados problemas de saúde da raça, como a prevalência de doenças dentárias em galgos ou o aumento do risco de desenvolvimento de cálculos de oxalato de cálcio em gatos persas, e por aí vai…

Clientes com consultas agendadas

Outra dica é selecionar aqueles clientes que agendaram consultas para que possam receber seus formulários com um ou dois dias de antecedência e, dessa forma, evitar esquecimentos. E claro, sempre usando uma comunicação mais gentil, como, por exemplo: “Ei, não se esqueça que a Cindy está agendada para uma visita amanhã!”

Lista personalizada

Também é possível investir em uma lista personalizada, com conteúdos específicos e de comum interesse,  com base em determinados critérios que podem ser encontrados em seu software de gestão de clínica ou pet shop.

Ao contrário das listas de espécies, idades ou raças, você pode personalizar essa lista para incluir clientes que sejam únicos de alguma forma. Por exemplo, pode notificar aqueles clientes que costumam comprar uma mesma ração, e a mesma estiver em promoção, ou sobre algum pedido pendente ou aumento de preço.

Ou ainda, pode personalizar a lista de acordo com alguns problemas em comum, como  diagnóstico de diabetes, displasia da anca, avisando sobre novas terapias ou opções de tratamento agora disponíveis.
 

Enfim, é fundamental saber qual é o seu público-alvo, ainda mais em tempos tão competitivos, poder atender seus clientes oferecendo o que precisam e esperam, sem dúvida, vai fazer toda a diferença em seus resultados, e a boa notícia é que é possível facilitar todo esse processo com a ajuda de um bom software de gestão.

Author: