4 ações inovadoras de marketing para implementar já, em sua clínica ou pet shop

Com o mercado tão competitivo, hoje não basta mais ter uma boa ideia, é preciso estar sempre surpreendendo e dando asas à imaginação, com novas formas de oferecer produtos e serviços para, assim, se destacar da concorrência.

E nem é preciso ir tão longe, basta dedicar algum tempo pesquisando novidades, com certeza, se não aproveitá-las completamente, ao menos, pode servir de inspiração dentro de suas possibilidades.

Mas, claro, não adianta sequer pensar em inovar se, dentro da clínica veterinária ou pet shop, a administração não seguir essa mesma linha, pois todo diferencial começa internamente, ou seja, vir de dentro para fora, e não o contrário.

E quando o assunto é marketing, é fundamental estar o tempo todo em busca de novas estratégias, que consigam não só captar, mas fidelizar clientes.

Por isso, resolvemos mostrar aqui, algumas iniciativas de marketing que podem servir de inspiração para a sua clínica ou pet shop, na verdade, 4 estratégias que já se mostraram eficazes e continuam se destacando no marketing veterinário, trazendo mais clientes e lucro para os negócios.

Afinal, Marketing é Propaganda?

 

Para começar, vale lembrar que marketing é muito mais do que uma simples propaganda, como as que estamos acostumados a ver, do tipo que passa na TV, ou é impressa em jornal ou revistas, ou ainda que aparece nos sites ou vídeos por onde navegamos. Embora tudo isso, realmente, seja marketing, na verdade, é só uma parte.

O fato é que marketing engloba toda e qualquer proposta que tenha como objetivo final consolidar uma marca perante seus potenciais clientes, fornecedores e comunidade em geral.

Ou seja, é possível trabalhar o marketing em diferentes setores, pois existe marketing de vendas (com promoções, cartões fidelidade, descontos progressivos), marketing interno (com a construção da marca feita através das equipes que a compõem), marketing digital (com conteúdos relevantes para blog, site responsivo e atualização constante das redes sociais, além de envios de e-mails personalizados) e por aí vai.

E em todos os setores é possível ousar, criar interessantes estratégias de marketing. E é o que mostraremos abaixo, alguns exemplos bem bacanas de estratégias ou ações de marketing que vem se destacando no mercado pet.

1. Tudo em um só lugar

 

As pessoas buscam praticidade, comodidade, e poder encontrar tudo o que precisa em um só lugar, sem dúvida, pode ser uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes.

De serviços diferenciados, acessórios a medicamentos raros, a dica é procurar diversificar, atendendo seu público de uma forma mais completa.

Um bom exemplo de empresa que faz isso muito bem é Petz, considerado o maior pet shop do Brasil. Do slogan: “seu pet center de estimação”, à oferta de produtos de todos os tipos, tudo foi brilhantemente trabalhado em seu marketing.

E não pense que por ser pequeno ou de médio porte não pode se inspirar nessa gigante marca na hora de inovar no marketing e marcar presença no ambiente digital, criando bons conceitos de marca (slogan, logotipo, escolha das cores) para atrair o público alvo.

2. Oferecer um Hotel ou Creche

 

Atualmente é raro ver uma família que não tenha, ao menos, um animal de estimação em casa. E, na verdade, até o próprio conceito de animal de estimação mudou nesses últimos anos. Hoje, eles já são tratados como mais um membro da família e, por isso, a cada dia, vemos ofertas de serviços que, até pouco tempo, eram voltadas apenas para humanos.

Um bom exemplo disso são os hotéis e creches, hoje mais comuns, embora para oferecer esse tipo de serviço precise cntar com um estabelecimento mais amplo e pensado para isso.

Sem dúvida, esse vem sendo um problema para muitas famílias, onde deixar os animais, e com conforto e segurança, enquanto viajam.

Hoje já é possível encontrar esse tipo de serviço, e Incao foi uma das empresas pioneiras e hoje referência no setor.

A dica é investir em creche, hotel pet, adestramento, banho e tosa, pet shop e clínica veterinária, além de oferecer aos cães, independente do seu porte, banho de piscina e um espaço para atividades e socialização.

Se possui um bom espaço, mesmo que afastado um pouco do centro urbano, que tal inovar com esse tipo de serviço, ainda não saturado dentro do mercado pet?

3. Plano de saúde

 

Se tem uma clínica veterinária, mas o movimento anda meio fraco, porque não considerar criar um plano de saúde animal?

Pois é, aproveitando o gancho acima, as pessoas já consideram seus animais como membros da família, nesse sentido, querem garantir uma vida saudável e cuidados permanentes. Então, porque não facilitar um plano de saúde?

Um bom exemplo de empresa que investiu nisso e está fazendo muito sucesso é PetCare, é um dos maiores hospitais veterinários do país, que oferece atendimento 24 horas e um um plano de saúde animal: o PetCare Preven.

Acredite, um plano de saúde animal tem o potencial de gerar economias pontuais a longo prazo, no mais, esse tipo de inovação gera a captação de novos clientes e fidelidade dos já existentes.

4. Parcerias com ONGs

 

Já pensou em fazer parcerias com as ONGs e casas de adoção da sua cidade? Sem dúvida, é uma ótima forma de atrair a simpatia do público apaixonado por animais.

E mais, além de se aproximar de clientes em potencial, ainda possibilita desenvolver um bom plano de marketing, oferecendo descontos e presentes para clientes que adotarem animais e procurarem seus serviços.

Um bom exemplo de empresa que aposta nesse tipo de marketing é a Petland, uma das maiores franquias de pet shops do mundo.

Enfim, parcerias com ONGs não só vão atrair mais clientes em potencial, que mesmo que não sejam agora poderão ser no futuro, como ajudar a consolidar seu nome nesse competitivo mercado.

Tecnologia é tudo

 

Mas, de nada adianta ter ótimas ideias, investir em um bom plano de marketing se a gestão de sua clínica veterinária ou pet shop não for organizada.

É preciso entender que nenhuma clínica ou pet shop consegue trazer ideias e inovações para o cliente se não tiver um controle total de todas as áreas do negócio.

E é nessa hora que a tecnologia pode ser uma ótima aliada.

Nesse sentido, contar com um bom software para clínica veterinária e pet shop pode ser o que precisa para ter sucesso em seu negócio, inovando, criando ações assertivas de marketing.

Um bom sistema para clínica veterinária ou pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, possibilita organizar as contas, os estoques e as consultas, ou seja, um maior controle sobre todas as áreas, e tudo em um mesmo local, podendo ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar.

 

E é isso, agora é aproveitar nossas dicas, dar asas á imaginação, montar suas estratégias de marketing e se destacar da concorrência!

Author: