Principais investimentos para começar um pet shop do zero

Não é novidade nenhuma que o mercado pet está em alta, e isso porque consegue passar tranquilamente, sem ser afetado, por crises econômicas e pandemia. Com isso, claro, não são poucos os empreendedores que começam a se interessar por esse setor, que não para de crescer.

Além de clínicas veterinárias, é possível trabalhar com venda de alimentos, farmácia e acessórios, uma infinidade de serviços, fora os tradicionais banho e tosa, fazendo desse mercado, uma ótima opção de empreendimento.

Mas, se pretende montar um pet shop, saiba que, até por isso tudo que mencionamos, esse setor é altamente competitivo. Mas, a boa notícia é que as lojas de pequeno e médio porte foram as que mais lucraram nos últimos anos, ou seja, se pretende começar do zero, e nem tem muitos recursos financeiros, a melhor hora pode ser agora.

Por isso, resolvemos mostrar aqui o que é necessário, quais os principais investimentos para montar seu pet shop do zero. Confira!

Antes de abrir seu pet shop

 
Resolveu que vai abrir seu pet shop e não sabe por onde começar? Então, confira abaixo o que precisa fazer para tornar seu sonho realidade.

Elabore um plano de negócio

 
Essa é a etapa mais importante e decisiva de seu negócio, pois é onde irá definir seus serviços e investimentos.

A dica é, primeiramente, fazer um estudo prévio do mercado para verificar a viabilidade do seu negócio. Estude o comportamento das lojas mais próximas para poder superar a concorrência, verifique se já há muitos estabelecimentos do tipo na região ou se ainda há demanda para aproveitar, qual o tipo de público você atenderá, ou seja, qual o seu público-alvo? Quais seus gostos? Isso tudo é importante para saber as faixas de preços que deve praticar, os produtos a serem oferecidos e outras expectativas nesse tipo de atividade. Dessa forma, você terá retorno mais rápido e garantido.

É ainda nessa etapa que deverá se perguntar quais equipamentos para pet shop serão necessários para a sua loja, principalmente se o pet shop tiver, também, atendimento clínico. Mas, se não pretender tão cedo incorporar um consultório veterinários, então, nesse caso, não será preciso adquirir equipamentos médicos, como máquina de ultrassom e de exames de sangue.

Por outro lado, alguns equipamentos para pet shop são imprescindíveis, tanto para oferecer banho e tosa, como para o setor administrativo.

Existe uma enorme gama de produtos que podem ser vendidos, mas que vão variar de acordo com o estilo dos consumidores ou a região em que você montará a empresa.

Ou seja, mais uma vez, o plano de negócios se mostra fundamental para não acabar investindo em artigos, maquinários, móveis desnecessários, pelo menos, nesse primeiro momento que é, justamente, o de maior contenção de gastos.

Conheça as exigências legais

 
Para montar um pet shop além de ter que obedecer as exigências legais comuns a abertura de qualquer empresa, é preciso contar com um veterinário como responsável técnico em cumprimento ao 3º parágrafo do decreto nº 40.400 de 1995. Ele deve cumprir pelo menos seis horas semanais na empresa, de acordo com a  Lei nº 4950-A nas funções de treinamento da equipe, esclarecimento de dúvidas dos clientes, entre outras. No mais, aproveite para saber, na prefeitura de sua cidade, outras informações referentes à regulamentação do seu negócio.

Pense na estrutura

 
Certamente, ela vai depender dos serviços que pretende oferecer, porém, o ideal é contar com, no mínimo, 50 m² divididos entre: escritório administrativo, consultório veterinário, sala de banho e tosa, alojamento de animais, espaço para atendimento, loja e vendas de produtos e depósito (estoque).

Principais investimentos para montar seu pet shop

 

Pronto, já criou seu plano de negócio, sabe o quanto pode investir e qual o seu público, agora é a hora de descobrir quais são os equipamentos básicos para montar seu pet shop.

Equipamentos básicos

 

Cada espaço de trabalho tem seus objetivos e necessidades, sendo assim, antes de sair investindo em novidades mirabolantes e equipamentos super caros, a hora é de pensar no básico, para ir aos poucos sentindo o que seu público quer e ir se expandindo.

Começando pelo piso, uma dica é apostar nos de borracha, por serem mais funcionais, na medida em que são fáceis de instalar e limpar, e seguros, já que oferecem mais estabilidade, evitando quedas e prejuízos às articulações. Sem falar que esse tipo de piso é impermeável, por não absorver a umidade, possibilita a utilização de agentes químicos e/ou físicos para uma higienização eficiente.

Mobiliário

 

Neste item serão priorizados móveis para a loja e seu escritório, assim, devendo investir em itens como mesa, cadeiras, armários, prateleiras, expositores e balcão, além de mobílias específicas para banho e tosa nos pets, tais como mesa e/ou maca e banheira.

Equipamentos para banho e tosa

 

Se pretende oferecer banho e tosa, certamente, a máquina de tosa é um dos equipamentos fundamentais, e não vale economizar na compra desse maquinário, sendo preciso adquirir uma ou mais unidades de ótima qualidade, que não esquentem muito, para o conforto do tosador e dos bichinhos.

E preste muita atenção aos padrões de pentes, tesouras, cortadores de unha, limpadores de ouvido, para garantir um serviço de excelência e, claro, a satisfação dos clientes.

Também é preciso investir em linhas de shampoos, sabonetes, loções, laços, enfeites, enfim, itens que fazem parte do banho e tosa dos animais.

E algumas cidades é obrigatório o uso de câmera de segurança no pet shop durante o banho e tosa, para que os clientes possam acompanhar os serviços, por isso, mesmo até que na sua cidade não seja, vale a pena instalar câmeras sem dúvida, isso ajudará a atrair e fidelizar clientes.

E não esqueça que para se estabelecer em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso investir em produtos de qualidade além de, claro, em um ótimo atendimento.

Comidinhas, brinquedos e acessórios

 

O que não faltam hoje são novidades no mercado pet, e quanto mais puder investir em produtos diferenciados, mais chances terá de chamar a atenção de clientes, pois esse tipo de item funciona como um atrativo para tutores, já que a maioria considera seus animaizinhos como membro da família.

Por isso, invista em produtos diversificados, diferentes tipos de ração, até comidas naturais, petiscos, bifinhos, brinquedinhos, roupinhas, caminhas, comedouros, bebedouros, casinhas, coleiras, tapetes higiênicos e etc. Lembrando que é possível trabalhar com esses itens em consignação.

Software de gestão

 

Por fim, mas nem por isso menos importante, vem um equipamento, cada vez mais, fundamental para pet shop: um software de gestão.

Com um bom programa para pet shop é possível gerenciar seu empreendimento com tranquilidade, segurança e total controle.

Vale lembrar que o sucesso de seu pet shop vai depender de sua estrutura gerencial, e é aí que um bom sistema para pet shop entra, realizando a gestão de todas as atividades do seu estabelecimento de uma forma bem mais eficaz e prática, do estoque, passando pelo financeiro até a emissão de nota fiscal eletrônica.

Lembre-se, de nada adianta investir em mobiliários e equipamentos de banho e tosa super modernos se você não conseguir ter um total controle sobre todas os setores e etapas do seu negócio.

Ter todas as informações em um único lugar e poder gerenciar e controlar prontuários, receitas, exames e outros tipos de documentos de qualquer lugar e a qualquer hora, é isso que permite um programa de gestão.

Além de tudo isso, um bom software de gestão monitora as vacinas dos animais e avisa automaticamente a data em que manutenções precisam ser feitas. Isso sem contar as facilidades que o software oferece na gestão financeira e emissão de nota fiscal eletrônica.

Pronto, agora que você já sabe quais são os equipamentos básicos para montar seu pet shop, é só seguir essas dicas e se preparar para o sucesso!

Author: