4 erros básicos que podem prejudicar sua clínica veterinária ou pet shop

Mesmo com toda a crise econômica e pandemia, se tem um mercado que não foi prejudicado, muito pelo contrário, é o Pet.  Só em 2021 o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento, crescimento esse puxado, principalmente, pelo segmento de pet food.

E se acredita que em 2022 esses números serão ainda mais expressivos, com cada vez mais famílias tendo animais de estimação em suas casas, e tratados como membros.

E para quem deseja empreender nessa área, vale saber que, segundo um levantamento, os pet shops pequenos e médios representam, praticamente, metade de todas as vendas do setor, seguidos por clínicas e hospitais veterinários, agrolojas , varejo alimentar; pet shops de grande porte; e-commerce; e outros como clubes de serviço, lojas de conveniência, entre outros.

Portanto, mesmo que a crise econômica não permita um crescimento significativo em vendas dentro do setor pet, comparando com outros, ainda é muito superior e, por isso, não param de surgir novos estabelecimentos voltados a esse mercado.

No entanto, não basta ser um mercado promissor e livre de crises, é preciso considerar que pelo fato de ser muito concorrido também requer investimentos em marketing e em uma boa gestão, priorizando um bom trabalho de equipe e um ótimo atendimento.

Na verdade, para poder disputar espaço, quanto menos erros básicos apresentar, mais chances terá de destacar sua clínica ou pet shop.

Não sabe identificar erros básicos? Não sabe como estacar seu estabelecimento? Não sabe como reter clientes?

Então, para lhe dar uma mãozinha nessa tarefa, resolvemos listar aqui quatro erros básicos, porém, decisivos, que podem afastar seus clientes, prejudicando, financeiramente, sua clínica veterinária ou pet shop. Confira!

1- Deixar a desejar no serviço ao cliente

 

Quem tem seu próprio negócio sabe que, ao decidir abrir, ficamos tão focados em pequenos detalhes, como nome, decoração, encontrar formas de atrair e fidelizar clientes que, mesmo tudo isso sendo de enorme importância, acaba deixando em segundo plano o que deveria ser o principal, o básico, que é procurar formas de prestar o melhor serviço possível.

A necessidade e desejo em conseguir gerar mais receita pode fazer com que acabe deixando para trás o que é mais considerado e decisivo para o cliente, que é um bom atendimento, prestar um ótimo serviço, principalmente, para quem já é seu cliente e já foi fidelizado.

Infelizmente, um erro muito comum é o gestor gastar tanto tempo pensando em ações para atrair mais clientes que acaba diminuindo o tempo e, claro, a qualidade dos serviços e atendimentos prestados, até um simples  banho e tosa daquele cachorrinho que está toda semana na clínica acaba sendo subestimado.

Com certeza, esse é um erro que pode até parecer muito pequeno, mas o fato é que, fatalmente, o dono desse animal vai sentir a diferença e acabar procurando outro local que ofereça o mesmo serviço. Assim, enquanto você está tentando conseguir outros clientes, acaba perdendo o que já tinha fidelizado.

Portanto, cuidado para não deixar a qualidade de seus serviços e atendimento cair.

2 – Não contratar pessoal qualificado

 

Sabe qual outro grande erro de gestores de qualquer empresa de pequeno ou médio porte? Acabar empregando pessoas desqualificadas para a prestação de serviços, achando que no dia a dia irão acabar aprendendo.

Embora nem sempre seja para economizar ou ter algum tipo de vantagem, o fato é que, muitas vezes, os gestores acabam considerando para determinados cargos ou serviços pessoas totalmente desqualificadas, as vezes por ser conhecido de algum amigo ou parente precisando de emprego.

O que é preciso levar em conta é que essa pessoa não entende do negócio, dos clientes e, portanto, não vai conseguir identificar crises ou oportunidades antes de elas acontecerem e, assim, fazer com que a qualidade de seus serviços caia.

Principalmente, para trabalhar em clínicas veterinárias ou pet shops, é preciso ser amigável e simpático, garantindo um bom atendimento ao cliente. Acredite, mesmo se fulano for super eficiente, mas for emburrado, e não fizer o menor esforço para se relacionar bem com quem passa por sua empresa, ela pode acabar prejudicando a reputação de sua clínica ou pet shop e, claro, suas vendas.

Portanto, não só procure ter uma equipe qualificada como invista em constantes treinamentos internos. Acredite, por trás de todo empreendimento de sucesso existe sempre uma equipe unida e bem preparada.

3- Não conhecer seus potenciais clientes

 

Será que você sabe quem são seus clientes, o seu público-alvo? Se você não sabe quem eles são, de onde vêm, suas necessidades, gostos, estilo de vida, dificilmente conseguirá vender o produto que precisam e desejam e na proporção certa.

Para acertar nas ações de vendas é preciso saber quem é o seu público, do contrário, apostará em estratégias erradas e, claro, não vai conseguir vender.

Para fazer um bom trabalho de marketing, é fundamental gastar um tempo conhecendo seu público-alvo e entendendo como essas pessoas compram, não só itens para pets, mas para a vida no geral.

Com essas informações você vai conseguir ter ideias melhores e mais assertivas de marketing e vendas, assim como, não vai desperdiçar recursos com um estoque nada funcional, e acabar tendo que empurrar produtos e serviços para quem não tem interesse em obtê-los.

4 – Não inovar

 

É preciso ter em mente que o mercado pet não para de crescer, atraindo cada vez mais empreendedores, por isso mesmo, é muito competitivo, o que significa que, embora não conheça crise, por outro lado, é preciso conseguir se destacar da concorrência. Mas como?
Inovar é a palavra de ordem, e o que não faltam são ideia criativas, ações inovadoras dentro desse setor, seja de serviços ou produtos, até mesmo terapias alternativas.

E vale considerar, também, que estamos em plena era digital e tecnológica, e o que não faltam são aplicativos de todo tipo e software para ajudar o trabalho de gestão de clínicas e pet shops, como Nuvem Vet, por exemplo, o melhor em sua categoria, e ainda com o melhor custo benefício.

Maior conhecimento sobre a clínica e clientes, ter acessar de qualquer lugar ao prontuário eletrônico, fazer o controle financeiro, ter os dados constantemente atualizados de seus clientes e serviços, de qualquer lugar e a qualquer hora… são só algumas das facilidades oferecidas por um bom programa para clínica veterinária e pet shop.

Não podemos esquecer que um software para clínica veterinária e pet shop também oferece um total controle de estoque, que é a principal dor de cabeça de quem trabalha com vendas.

E, claro, use e abuse das redes sociais e de formas divertidas de dar publicidade aos seus produtos e serviços, ajudando a divulgar sua clínica, ou pet shop.

E é isso, por fim, procure identificar e evitar qualquer desses erros e verá que, apesar de toda a crise econômica e concorrência, seu estabelecimento conseguirá se destacar e fazer muito sucesso.

Author: