Principais estratégias de Marketing para alavancar suas vendas em 2023

Quer começar 2023 atraindo novos clientes? Então, como sempre gostamos de destacar por aqui, a dica é apostar no relacionamento que, atualmente, vem sendo o quesito mais considerado na hora de um cliente fidelizar, ou não, uma marca, ou um serviço. Nesse sentido, quanto mais souber usá-lo a favor de seu negócio, mais chances terá de atrair e fidelizar novos clientes.

E como, atualmente, os contatos se dão de forma online, através das redes sociais, emails ou aplicativos de mensagens, quanto mais fizer bom uso dessas ferramentas, melhor será para o seu negócio.

Mas, claro, o sucesso de um negócio não para no relacionamento, ele exige a implementação de boas estratégias de marketing, ainda mais quando se trata do mercado pet, onde a concorrência é muito acirrada.

Ou seja, é ainda mais urgente procurar conhecer o seu cliente, seus gostos e necessidades, para cultivar relacionamentos.

Embora conseguir se destacar não seja tarefa das mais fáceis, devido à alta concorrência, o Marketing Digital pode tornar as coisas um pouco mais simples.

E é o que mostraremos aqui, como usar as principais estratégias de marketing em 2023. Continue lendo!

Mídias sociais

 

Nada menos que 130 milhões de brasileiros estão presentes nas mídias sociais, passando cerca de 3 horas e 39 minutos por dia nelas. Ou seja, não pode deixar essa oportunidade passar.

Consideradas hoje como a principal ferramenta de marketing, em parte, devido a sua grande abrangência, se bem usadas, as redes sociais podem ajudar a atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Por isso, é preciso trabalhar muito bem a sua presença digital, com postagens relevantes, sem priorizar propagandas ou vendas, pois é importante ter em mente que as pessoas acessam as redes para se distrair.

A dica, portanto, é atrair a atenção, seja com postagens engraçadas, curiosidades, produtos novos ou promoções de fim de ano, para conseguir se aproximar de uma forma positiva.

Por exemplo, fazer uma postagem mostrando os benefícios de determinado produto ou serviço, e outra mostrando as etapas do processo, depois, fornecer um desconto, aumentam as chances de vender esse serviço. E não esqueça de usar a criatividade para chamar a atenção!

Outra dica é investir em publicações patrocinadas (por um custo muito pequeno), para que sua marca fique conhecida, alcançando mais pessoas e o seu público-alvo.

Email Marketing

 

Contrariando algumas previsões, o email não só não morreu como ainda é um meio de comunicação muito utilizado e preferido por muitos internautas, sendo uma ótima ferramenta para estabelecer e fortalecer o relacionamento da empresa com os seus clientes, bastando, para isso, apenas ter o cadastro de todos bem organizado.

Por isso, o Email Marketing está sempre se renovando e se adaptando com base no comportamento do mercado.

O fato é que o endereço de email é, até hoje, a principal informação de contato individual na internet e se espera que em 2023 esteja ainda muito forte.

E um bom trabalho de email marketing permite unir pessoas por interesses em comum, ou seja, segmentar diferentes grupos e, assim, enviar emails com conteúdos que sejam relevantes para eles, favorecendo o relacionamento com os clientes, podendo se conectar de forma personalizada e automatizada com vários segmentos do seu mercado.

Mas, claro, no caso de uma campanha de vacinação na sua Clínica Veterinária, pode enviar um email para todos os seus contatos, explicando a importância daquela vacina, ou ainda, no caso de uma promoção, a lógica é a mesma.

Marketing de conteúdo

 

Cada vez mais poderoso, o marketing de conteúdo continuará em alta, com o objetivo de desenvolver materiais relevantes para o seu público-alvo e disponibilizá-los através de postagens no seu blog, redes sociais, etc.

Dentre outras coisas, ao oferecer conteúdo de qualidade, você não só educa o seu público e ainda ganha autoridade, se tornando referência na área.

É importante saber que educar o seu público antes de oferecer um produto ou serviço é o segredo para o cliente enxergar o valor daquela compra mais facilmente.

Ou seja, fornecer materiais com informações que o seu cliente deseja ou precisa, ajuda a fortalecer os laços, além de mostrar autoridade no assunto.

É mais fácil um tutor comprar uma ração até mais cara, se ele ler no seu blog, ou rede social, que a mesma tem um maior valor nutricional, sem que seja preciso explicar novamente no momento da venda.

O fato é que ao mostrar o valor de um serviço ou produto, naturalmente, a venda acaba sendo facilitada.

Dica bônus: Conte com um bom programa de gestão

 

Acha gestão algo complicado, mas não pode se dar ao luxo de ter um departamento financeiro? Saiba que é possível contar com a tecnologia para lhe ajudar nessa tarefa.

Já existem no mercado muitas opções de programas de gestão voltados para os mais variados setores, e o pet não iria ficar de fora.

Assim, atualmente, é possível contar com um programa para pet shop e clínica veterinária para realizar as mais diferentes tarefas, do controle financeiro ao do estoque.

Enfim, um bom software para pet shop e clínica veterinária, por exemplo, possibilita um controle da empresa como um todo, proporcionando mais rapidez à apuração de informações, através de gráficos, relatórios gerenciais e outros tipos de consulta possíveis, ajudando o administrador a tomar suas decisões e lidar com algum possível imprevisto.

Conclusão

 

É importante entender que as pessoas estão mais exigentes, não só com a qualidade dos produtos ou serviços, mas do atendimento também, querem um atendimento mais humanizado. Por isso, é importante encarar o relacionamento online como uma possibilidade de aproximação, de trocas constantes, em que o objetivo é cativar e reter seus Leads e clientes.

Assim sendo, fique atento aos comentários, às avaliações e, principalmente, interaja com os clientes, jamais apague ou ignore algum comentário. Lembre-se que a internet é muito poderosa, tanto pode fazer um negócio decolar como dar errado. Logo, seja atencioso com todos os seus clientes e aberto a feedbacks.

No mais, estratégias servem para serem testadas, com muitos fatores podendo influenciar o sucesso das mesmas, e o que funciona muito para uma empresa, pode não funcionar para outra. Então, a dica é ir testando, analisando, aprendendo e aperfeiçoando.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e colocar a mão na massa para cativar todos os pets e seus tutores!

Author: