5 dicas para começar 2023 atraindo novos clientes

O ano de 2022 foi difícil para a sua clínica ou pet shop? Gostaria de começar 2023 atraindo novos clientes? Então, esse artigo é para você! Confira o que precisa para ter um 2023 de sucesso e crescimento para a sua empresa.

Perda de clientes, falta de movimento na loja ou clínica, clientes que não retornam ou faltam às consultas ou serviços marcados… enfim, muitos podem ser os problemas que fizeram seu negócio entrar no vermelho e, acredite, você não está sozinho.

Por mais que o mercado pet seja um dos que mais crescem no país, ele também é muito concorrido, por isso, quem não conseguir se destacar, fatalmente, ficará para trás e, consequentemente, perderá clientes.

Assim sendo, se o que deseja é começar 2023 atraindo novos clientes, você precisa, primeiramente, se preparar para isso. E não basta apenas ter boas ideias e criar estratégias interessantes, é preciso preparar a sua empresa para receber esses novos, e cada vez mais exigentes, clientes.

Fidelizar clientes é melhor do que atraí-los?

 

Não há dúvidas que atrair clientes é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio, mas não seria melhor focar em reter os que já possui?

Primeiramente, é preciso ter em mente que o comportamento do consumidor em constante mudança, por isso, não adianta apenas se concentrar na clientela que já possui, já que muitas coisas podem acontecer, até os atuais clientes migrarem para a concorrência, por exemplo.

Por isso, é tão importante constantemente criar estratégias para atrair novos clientes, sempre evidenciando as vantagens de procurar os seus serviços, as suas soluções, pois é dessa forma que seu negócio se tornará sustentável, com condições para suportar eventuais momentos de crise e uma possível migração da clientela para a concorrência.

É fundamental, no entanto, para estar atraindo sempre novos clientes, conhecer bem o seu público-alvo, identificando suas necessidades, preferências, seus hábitos e costumes.

É preciso entender que, conseguindo atrair, entregar o que os clientes querem, já é um bom caminho para conseguir fidelizá-los, mas em meio a um mercado tão competitivo, isso apenas não basta, é fundamental se valer de algumas estratégias para que esses clientes não acabem migrando.

Respondendo a pergunta, ambos são importantes, tanto atrair como fidelizar clientes, porém, é fundamental continuar sempre buscando atrair mais clientes, pois, como foi dito, o mercado muda, o comportamento deles muda, portanto, é preciso estar sempre em busca de mais e novos clientes.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui 5 dicas de como começar 2023 atraindo novos clientes para a sua clínica ou pet shop. Confira!

5 dicas para atrair novos clientes

 

1- Faça um planejamento

 

Como volta e meia falamos por aqui, não tem como sucesso de empresa alguma que não passe por um bom planejamento. E se o que pretende é começar 2023 atraindo novos clientes, precisa saber os caminhos que deve traçar, assim como, as medidas que podem ajudar a atrair novos clientes para a sua clínica veterinária ou pet shop.

Para um melhor planejamento é preciso se reunir com a área comercial ou de marketing, estudar melhores ações e traçar metas bem específicas, até porque, é diferente querer aumentar as vendas de conseguir atrair novos clientes. Por isso, cada uma dessas práticas demanda ações específicas, que precisam ser bem planejadas.

2- Preze o bom atendimento

 

Pesquisas revelam que o atendimento é fundamental na hora de reter, ou não, o cliente. Por isso, é preciso prezar o bom atendimento, por que ele pode fazer toda a diferença não só para atrair, mas principalmente, fidelizar o cliente.

Ou seja, algumas práticas melhoram o seu posicionamento e atraem novos clientes, e um atendimento de qualidade é o melhor exemplo disso, já que além de fazer com que as pessoas retornem para o seu estabelecimento, incentiva a falarem bem de sua clínica ou pet shop.

Acredite, se isso era importante há algum tempo atrás, hoje é ainda mais, já que a repercussão nas redes sociais tem um alcance muito grande. Por isso, capriche nas abordagens com os clientes em potencial, ainda que seja para fazer uma simples pergunta sobre seus produtos e serviços, facilitando a interação e possibilitando uma conexão com os clientes.

3- Garanta uma boa estrutura

 

E como correr atrás de mais clientes se não puder garantir uma boa estrutura? É fundamental que a sua empresa esteja preparada para atrair mais clientes, afinal, com uma infraestrutura pronta para lidar com mais atendimentos.

Ou seja, não adianta investir em uma ótima divulgação, se a empresa não está pronta para lidar com a maior demanda.

Assim sendo, capriche na gestão do estoque, garanta que esteja bem abastecido para as vendas, ou ainda, flexibilidade nos horários de sua agenda para atendimento e, claro, ferramentas que possam facilitar e tornar os atendimentos mais ágeis, porque tão importante quanto conseguir atrair novos clientes é poder prestar um atendimento de qualidade para todos eles.

4- Capriche no marketing

 

E, claro, não adianta apenas trabalhar no planejamento e na preparação para receber esses novos clientes, é preciso ir em busca deles, e nada melhor para isso do que investir em estratégias de marketing, com profissionais, a fim de conseguir bons resultados.

Dessa forma, conseguir adequar as ações de acordo com os objetivos e suas possibilidades. Um exemplo é conseguir atrair as pessoas da sua região utilizando anúncios nas redes sociais, aproveitando o enorme alcance da internet na hora de captar novos clientes.

E, claro, é preciso saber tirar todo o proveito das redes sociais, apostando em conteúdos de qualidade que vão ajudar a destacar a imagem de sua clínica ou pet shop.

5- Invista em um programa de gestão

 

Cada vez mais comum, um bom sistema de gestão já está sendo usado por pequenas e médias empresas para ajudar a organizar todas as tarefas do dia a dia e, por isso, é considerada uma ferramenta imprescindível para clínicas veterinária e pet shops, que através da mesma consegue automatizar e otimizar todos os processos na rotina da empresa.

Um bom sistema para clínica veterinária e pet shop não só automatiza as tarefas, como facilita as ações do dia a dia, desde fazendo o controle de estoque até o registro de consultas, as entrada e saídas, enfim, uma verdadeira mão na roda.

Além disso, com um programa para clínica veterinária e pet shop é possível ter todas as informações e dados em um só lugar, desde o registro das consultas, vendas, logística, finanças, RH, estoque, entre outros, que ajudam a substituir planilhas on-line e diversas pastas.

No mais, é possível automatizar o envio de mensagens e controlar a agenda de uma forma muito mais fácil e dinâmica.

E é isso, como podemos ver, é possível sair do vermelho e começar 2023 atraindo mais clientes, basta seguir essas dicas!

Author: