Como fazer uma ótima gestão administrativa e financeira em sua Clínica ou Pet Shop

Quer saber como fazer uma boa gestão em sua clínica ou pet shop? Nesse artigo explicaremos como fazer a gestão administrativa e financeira de uma forma simples e eficiente. Acompanhe!

Para conseguir obter mais lucro, é fundamental cuidar muito bem da gestão administrativa e financeira de sua clínica ou pet shop.

É preciso ter em mente que uma gestão ineficiente pode acabar resultando em um grande problema: não ganhar dinheiro suficiente para cobrir custos e permanecer de portas abertas. E, claro, não é isso que você quer para o seu negócio.

A boa notícia é que, aplicando boas técnicas de gestão, é possível destacar sua clínica veterinária ou pet shop sem grandes complicações.

O que é gestão administrativa e financeira

 

Sempre que avaliamos quanto de nosso salário será usado para pagar as despesas do mês e quanto devemos guardar para alguma emergência, estamos fazendo uma gestão financeira. E o mesmo serve para a administração de uma clínica ou pet shop.

Porém, nesse caso, é preciso considerar outros pontos como o fluxo de caixa e a movimentação de gasto, permitindo realizar um planejamento mais seguro e resguardar a clínica ou pet shop contra problemas que possam ocorrer no futuro.

Por isso, o controle financeiro precisa ser impecável, garantindo que as contas sejam pagas na data de vencimento e evitando compras e perdas de produtos por falta de um bom planejamento.

Vantagens em investir na gestão administrativa e financeira

 

Investir em uma boa gestão administrativa e financeira permite, entre outras coisas, ter mais dinheiro em caixa para investir em equipamentos,conforto para os clientes, uma internet mais rápida,um aparelho de ar-condicionado, ou uma televisão maior para a sala de espera.

O bom atendimento é fundamental, principalmente, na hora de fidelizar clientes, por isso, não economize em conforto. Para que os clientes se sintam acolhidos, vale a pena investir na estrutura física de sua clínica ou pet shop, apostando em uma decoração mais acolhedora e em móveis confortáveis e bonitos.

Ou seja, um bom planejamento resulta em dinheiro extra, o qual permitirá que a sua clínica médica invista em conforto e equipamentos, melhorando a experiência dos pacientes.

Dicas para uma boa gestão administrativa e financeira

 

1. Faça um bom planejamento

 

Como já foi, dito, tudo passa pelo bom planejamento. Sendo assim, a boa gestão administrativa e financeira de sua clínica ou pet shop exige um bom plano de negócio.

Então, faça o levantamento de todos os gastos do seu consultório (salários dos funcionários, contas de água e de luz e os gastos com material de escritório. Assinatura de revistas, itens de decoração, as bebidas servidas), assim como a previsão dos recursos que deverão ser utilizados nos próximos meses.

Também é preciso fazer um inventário constando todos os insumos e materiais de escritório disponíveis, inclusive, os itens que serão usados nos atendimentos dos próximos meses.

2. Trace metas e objetivos

 

Procure estabelecer estratégias e objetivos claros, projetando o lucro dos próximos meses, ajudando a saber onde quer chegar. Depois, verifique onde é possível reduzir custos e quais estratégias precisam ser implementadas para garantir que o seu objetivo seja alcançado.

3. Analise os principais indicadores de desempenho

 

Além de permitir identificar possíveis falhas, os indicadores de desempenho permitem analisar o resultado de processos e a saúde financeira de seu negócio. Também mostram, por exemplo, quanto a sua clínica ou pet shop lucrou com os atendimentos e com os serviços e atendimentos realizados.

Ou seja, esses indicadores permitem avaliar, portanto, quais são os serviços, produtos ou procedimentos médicos mais rentáveis e qual o ticket médio dos pacientes, entre outras coisas.

Com essas informações em mãos, sua clínica ou pet shop poderá otimizar seus atendimentos, avaliar a variação da demanda por serviços e se planejar melhor, o garantindo que não tenha prejuízos.

4. Faça o fluxo de caixa corretamente

 

Certamente, o controle do fluxo de caixa é essencial para saber se o seu negócio está dando lucro ou operando no vermelho, o que é fundamental para a gestão administrativa e financeira de sua clínica ou pet shop.

Por isso, é importante categorizar as receitas e despesas e exibi-las em relatórios que apresentem os valores recebidos dos clientes, tanto de vendas, como de serviços ou atendimentos.

E mais, é importante dividir as despesas entre fixas e variáveis, mostrando no relatório todos os gastos de seu negócio seja com material de escritório até a compra de máquinas e equipamentos, além das despesas do dia a dia e o salário dos funcionários.

5. Faça a projeção de gastos e lucros

 

Ao fazer a gestão administrativa e financeira de sua clínica ou pet shop também é preciso fazer uma projeção de gastos e lucros, ou seja, ter uma ideia do quanto sua clínica ou pet shop irá gastar e quanto irá lucrar nos próximos meses, permitindo guardar reservas que serão necessárias caso a receita diminua ou os gastos aumentem.

Dentre as situações que podem afetar o caixa do seu negócio, estão demissão de funcionários e equipamentos com defeito.

Se todas essas situações forem previstas na gestão administrativa e financeira de seu negócio, certamente, você não será pego de surpresa e, assim, não prejudicará o andamento de sua clínica ou pet shop.

6. Mantenha impostos e Notas fiscais em dia

 

Manter os impostos em sai é de fundamental importância, pois se pagar tributos com atraso o seu negócio pode acabar tendo que gastar com multas e juros.

Outra questão que merece atenção diz respeito à emissão de notas fiscais, que também não pode ser negligenciada e seu controle é fundamental para a gestão administrativa e financeira de sua clínica ou pet shop.

A emissão da nota fiscal formaliza os atendimentos realizados e evita que a sua clínica ou pet shop tenha problemas com a receita federal. Sem falar que muitos clientes solicitam esse documento para deduzirem o valor na declaração anual de imposto de renda.

7. Aposte em um sistema de gestão para clínica e pet shop

 

Tudo isso está parecendo um pouco confuso? Então, saiba que hoje já existem muitos softwares de gestão que podem ajudar nessa tarefa.

Um bom sistema para clínica veterinária e pet shop vai tornar a gestão administrativa e financeira de seu negócio muito mais simples.

Tal como é sempre melhor detectar precocemente qualquer problema dos pacientes, o mesmo podemos dizer  em relação à saúde financeira da sua clínica ou pet shop.

Sem dúvida, a melhor forma de evitar problemas financeiros é monitorar os principais aspectos do desempenho da sua prática, para poder tomar medidas corretivas imediatas assim que perceber quedas na lucratividade.

Um bom software para clínica veterinária e pet shop ainda conta com ferramentas ideais para a administração de seu negócio, como fluxo de caixa, relatórios financeiros simplificados, controle de estoque, controle de contas a pagar e a receber, entre outras possibilidades.

A dica, no entanto, para lidar com todos esses elementos de forma eficiente, investir em um bom sistema como o da Nuvem Vet, que vai tornar a rotina em sua clínica ou pet shop simples e eficiente.

Enfim, a gestão administrativa e financeira de sua clínica ou pet shop não precisa mais ser um bicho de sete cabeças, pois um bom programa permite ter uma visão mais ampla de todo o setor financeiro, facilitando a tomada de decisão pelo setor estratégico da clínica, sem falar na facilidade de controlar as contas e todas as entradas e saídas de sua loja, ou clínica.

Author: