5 dicas para organizar o cadastro dos clientes de seu Pet Shop

Não está sabendo como fazer o cadastro dos seus clientes? Então, este artigo é para você! Confira 5 dicas de como organizar o cadastro dos clientes de seu pet shop de uma forma simples e prática.

Engana-se quem pensa que ter cadastro de clientes é coisa atual, na verdade, é um recurso tão antigo, lá da época onde ainda se comprava fiado, com tudo anotado em uma cadernetinha.

Acredite, essa caderneta valia ouro, e isso porque ali constavam informações preciosas, como nome, telefone, endereço dos clientes, suas preferências, enfim, informações que os donos dos estabelecimentos julgavam importantes.

Os tempos mudaram, hoje a realidade é outra e os recursos mais modernos e eficientes, não fazendo mais sentido manter um caderninho. Atualmente, a caderneta foi substituída por planilhas ou softwares de gestão, sem dúvida, um recurso bem mais eficiente.

E é o que mostraremos neste artigo, como fazer o cadastro de clientes de uma forma bem mais organizada, e como tirar o maior proveito dessa ferramenta!

Por que é importante organizar o cadastro de clientes?

 

Muitos são os benefícios em ter em mãos o cadastro de seus clientes, onde terá acesso a dados como preferência de produtos, forma de pagamento, entre outros. No mais, organizar o cadastro de clientes permite:

  1. Conhecer o cliente: conhecer o seu público é fundamental para saber o que oferecer, e ao fazer o cadastro, certamente, estará o conhecendo mais. E quanto mais você sabe sobre seus clientes, mais personalizados e assertivos seus serviços serão.
  2. Fidelizá-lo: conhecendo um pouco melhor seu cliente, naturalmente, fica mais fácil criar um relacionamento. A dica, nesse caso, é usar o seu cadastro de clientes no pós-vendas, tendo em mãos dados como aniversários, preferências de pagamento, produtos preferidos, enfim, permitindo personalizar o contato e as ofertas.
  3. Aperfeiçoar o produto: conhecendo melhor seu cliente fica mais fácil interagir e obter opiniões e feedbacks honestos sobre seu produto, permitindo fazer melhorias adequadas e prioritárias para aperfeiçoar seu produto ou serviço.
  4. Vender mais: o cadastro de clientes também facilita as vendas, pois ao conhecer o perfil do seu cliente, é possível criar uma boa estratégia de marketing e um atendimento mais assertivo.

5 dicas para organizar o cadastro de clientes

 

Para muitos donos de estabelecimentos, organizar os cadastros dos clientes pode até parecer algo simples, mas não é, por isso, a dica é utilizar as ferramentas corretas, permitindo obter todos os dados relevantes sobre os clientes, sem grandes dificuldades. Sabe aquela cadernetinha que se usava lá atrás? Então, com certeza quem a usava não podia nem imaginar perdê-la, pois ali tinham todas as informações sobre os clientes.

Felizmente, as coisas mudaram, mas manter os dados dos clientes organizados e sob controle ainda é muito importante.

Através dos dados dos clientes, entre outras possibilidades, é possível segmentar melhor suas campanhas, criar melhores estratégias de marketing e, consequentemente, melhorar as vendas.

Por isso, resolvemos mostrar aqui como organizar os cadastros dos clientes de seu Pet Shop, de uma forma bem mais prática para o seu negócio, confira!

1. Tenha um sistema de gestão como aliado

 

Claro, que a primeira dica para organizar o cadastro dos clientes de seu Pet Shop é contar com um sistema de gestão, ou seja, um bom software para pet shop.

Esse tipo de ferramenta automatiza os processos, tornando muito mais fácil a visualização dos dados e todo tipo de informação sobre os clientes.

Um bom programa para pet shop facilita o acesso às informações, de qualquer lugar e a qualquer hora, e isso porque, geralmente, um programa de gestão é armazenado em nuvem, o que o torna mais seguro.

Mas, certamente, é sempre possível realizar esse processo de forma manual, em planilhas ou outros documentos, embora, não seja a alternativa mais prática e confiável, além de quem a forma manual também é bem mais trabalhosa.

2. Colete dados de maneira padronizada
 

E como a dica é para organizar melhor o cadastro, é importante que todos os seus campos sejam padronizados. Algumas sugestões:

– Nome;

– Nome do animal de estimação/espécie;

– Data de nascimento, além, é claro, da data de nascimento do pet;

– E-mail;

– Telefone;

– Endereço;

– CPF;

– Profissão;

– Sexo;

– Preferência de contato.

3. Conheça os hábitos de consumo dos clientes

 

O próximo passo para organizar os cadastros é conseguir mais informações dos clientes, como opções de compra e hábitos de consumo, por exemplo.

Ao conseguir essas informações, é possível separar os clientes em grupos, para fazer campanhas específicas, voltadas para quem faz somente tosa ou quem apenas compra ração, por exemplo.

No mais, algumas informações interessantes de se ter são os produtos preferidos e frequência de compras, que podem ajudar na gestão do estoque, ou mesmo, serem usadas em novas estratégias de vendas, mais naturais e menos invasivas.

4. Faça uma validação cadastral

 

Muitos clientes perdem seus animaizinhos, ou vão para algum endereço mais distante e deixam de frequentar o pet shop. Por isso, é tão importante, ao menos, de tempos em tempos, procurar fazer uma varredura na base de dados, saber quais são os clientes inativos, ou aqueles que estão com dados ultrapassados.

E isso não é só pelo fato de alguns deles ficarem antigos, é também importante se certificar de que a ficha preenchida tenha dados reais. Por isso, procure fazer essa validação também como uma medida antifraude para o seu negócio.

5. Procure manter as informações atualizadas

 

Não basta apenas organizar os dados do cadastro dos clientes, é fundamental, também, procurar manter esses dados atualizados.

Acredite, esse cuidado não só ajuda a manter tudo mais organizado como, também, garantir que nenhum detalhe desatualizado acabe influenciando em tomadas de decisões equivocadas em seu pet shop, principalmente, relacionadas às estratégias de marketing ou compras de artigos para o estoque.

Por isso, procure checar, de tempos em tempos, com seus clientes, se os meios de contato estão atualizados, ou mesmo, pergunte se adquiriram outros animais, entre outros dados importantes. As informações atuais são extremamente essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

E vale enviar, também, uma mensagem por e-mail ou Whatsapp ( de acordo com a forma de comunicação escolhida por ele no cadastro), para aqueles clientes que não retornam há algum tempo, perguntando pelo animalzinho de estimação e demonstrando, assim, que seu estabelecimento percebeu sua ausência.

E é isso, essas são nossas dicas de organização de cadastro dos clientes de seu Pet Shop, e esperamos ter ajudado e tirado suas dúvidas, agora é arregaçar as mangas e colocá-las em prática.

Author: