Porque investir em parcerias para sua clínica veterinária

Não sabe mais o que fazer para a sua clínica veterinária crescer? Você já considerou investir em parcerias? Pois é sobre elas que vamos falar neste artigo, saiba o que significa, a importância e vantagens de fazer boas parcerias.

Apesar de antiga, a prática de desenvolver parcerias continua muito firme, e isso porque ao longo do tempo demonstrou ser vantajoso para todos os envolvidos. E com uma clínica veterinária isso não é diferente, as parcerias são ótimas oportunidades para os negócios.

Pensando nisso, resolvemos mostrar neste artigo um pouco mais sobre o assunto e saber porque desenvolver parcerias pode ser a chave do sucesso de sua clínica veterinária. Confira!

O que significa desenvolver parcerias no setor veterinário?

 

Desenvolver parcerias no setor veterinário funciona da mesma forma que qualquer parceria de negócios, só que, neste caso, significa criar trocas entre a sua clínica e outras empresas do mesmo ramo.

Na verdade, o objetivo deste tipo de parceria é promover ganhos para ambas as partes, aproveitando as potencialidades de cada negócio, tornando-os mais completos e eficazes.

As parcerias são estratégias que, quando bem feitas, trazem muitos resultados positivos, dentre eles, o de ajudar a sua clínica a ficar mais conhecida.

E as parcerias podem ser variadas, desde que dentro do mesmo ramo. Assim sendo, vale apostar em parcerias com pet shops, dog walkers, hotéis e creches para cachorros, ONGs, fabricantes de comida natural para pets, e etc…

A ideia é que trazer benefícios para todos, agregando valores e garantindo mais sucesso a ambas empresas.

Na prática, as parcerias entre empresas nada mais são que relações de colaboração, criando um laço de cooperação mútua.

Mas, para que a parceria dê certo, é preciso ter muita transparência e entender que os resultados precisam ser positivos para todos os envolvidos.

Qual a importância de desenvolver parcerias no setor veterinário?

 

Em relação à importância de apostar em parcerias, elas são muitas, desde ajudar na divulgação de sua clínica, além de ser uma ótima oportunidade de ampliar o networking. Dentre as principais vantagens em apostar em parcerias para a sua clínica veterinária, podemos destacar as seguintes:

Potencializar a aquisição de novos clientes

 
Não tem como falar em importância e vantagens das parcerias sem logo lembrar na possibilidade de maior participação e acesso ao mercado, o que, naturalmente, resulta na aquisição de novos clientes, sendo este para muitos, portanto, o maior benefício de uma parceria comercial.

Aumentar a receita

 
Segundo pesquisas, 66% das clínicas que apostam em parcerias veem o aumento da receita como a principal vantagem. Afinal, quando os objetivos estratégicos de ambas as empresas envolvidas se alinham e seus recursos se complementam, os parceiros de negócios podem fornecer um ao outro novo acesso ao mercado, o que leva, naturalmente, a novos fluxos de receita, ou seja, obter mais lucro com sua clínica veterinária.

Suprir todas as necessidades do cliente

 

Nesse sentido, por exemplo, se sua clínica veterinária presta um tipo de serviço mas, às vezes, algum cliente necessita de um outro serviço em algum momento, se possuir uma parceria com outra empresa que forneça este tipo de serviço, ambas são beneficiadas, pois esse contato entre o seu cliente e o seu parceiro gera credibilidade e conforto, que é o que todos os clientes buscam ao consumirem um produto ou serviço.

Ou seja, as parcerias podem influenciar na hora de um cliente fidelizar uma clínica.

Na verdade, não é de hoje que as parcerias geram o aumento de alcance de público e fidelização do mesmo, já que saberão que sua clínica oferece tudo o que precisa, mesmo que de empresas diferentes.

Permitir maior visibilidade para o negócio

 
Outro ponto a considerar é que em uma parceria, é construída uma relação de confiança, o que ajuda na divulgação de ambos os serviços, ou seja, com a confiança as indicações mútuas crescem, ajudando a tornar todos mais conhecidos.

Conseguir melhores condições de pagamento

 
Junto com as parcerias, geralmente, vêm melhores preços, condições de pagamento e entregas, o que é muito positivo para a gestão financeira de sua clínica veterinária. Assim, basta um bom planejamento para poder redirecionar investimentos e canalizar recursos na expansão de seu negócio. No mais, a tendência é que as parcerias incentivem o aumento da rede de clientes, conseguindo atrair e fidelizar os clientes, melhorando naturalmente, os lucros.

Criar oportunidades

 

E não podemos esquecer que desenvolver parcerias também possibilita criar oportunidades para otimizar os rendimentos e ampliar a cartela de clientes. E isso porque, com as parcerias, naturalmente, a divulgação aumenta, ajudando a propagar o nome de sua clínica veterinária. Como podemos imaginar, o resultado não poderia ser outro que não novas oportunidades e o aumento do lucro de sua clínica veterinária.

Aumentar a competitividade

 
E com a matemática não se discute, assim, com o aumento de receita, uma maior e melhor aquisição de clientes, maior alcance e otimização de recursos, o resultado é o aumento da competitividade, é conseguir destacar sua clínica veterinária, com uma maior exposição da marca, trazendo mais visibilidade no mercado.

Somar qualidades

 

Com a parceria comercial, as empresas envolvidas se tornam empreendimentos mais completos e eficazes, afinal, as empresas parceiras somam seus esforços, oferecendo o que cada empresa tem de melhor para trazer resultados positivos.

Dicas de como manter uma boa parceria

 
Por outro lado, embora pareça a coisa mais fácil do mundo, na verdade, fazer e manter uma parceria, para muitos não é algo tão simples. Uma boa parceria depende integralmente da disposição de ambos, de forma igual e transparente, quesitos fundamentais para que ela tenha êxito. Por isso, aqui vão algumas dicas para manter uma boa parceria:

– Defina metas e objetivos;

– Estabeleça um direcionamento quanto aos direitos e aos deveres de cada empresa;

– Planeje sobre como será a colaboração.

Melhore ainda mais os resultados com um bom software de gestão

 

E, claro, não adianta nada pensar em fazer parcerias se a gestão de sua clínica veterinária não for bem feita. Como vai poder gerenciar as parcerias e seus resultados se não contar com uma boa gestão?

Então, a boa notícia é que, atualmente, há vários sistemas de gestão disponíveis no mercado, que atendem a todo tipo de empresas, pequenas, médias ou grandes.

Um bom software para clínica veterinária, por exemplo, possibilita um melhor controle da empresa, proporcionando mais rapidez à apuração de informações, através de gráficos, relatórios gerenciais e outros tipos de consulta possíveis, ajudando o administrador a tomar suas decisões e lidar com algum possível imprevisto.

Um bom programa para clínica veterinária consegue compartilhar informações entre as principais áreas do negócio, tornando a gestão de sua clínica mais ágil, integração essa que permite comparar o rendimento de diferentes setores, verificando, assim, se algum deles precisa ser mudado ou melhorado.

Enfim, um programa de gestão permite que pequenas, médias e grandes empresas passem a contar com mais agilidade, confiabilidade e produtividade no trabalho.

No mais, sem dúvida, desenvolver parcerias é uma ótima oportunidade de criar relações de confiança no mercado, suprir as necessidades e aumentar o alcance e o número de clientes. Então o que ainda está esperando para começar a fazer parcerias?

Author: