6 dicas certeiras para obter mais lucro com sua clínica veterinária

Que estamos vivendo tempos difíceis, isso nem é preciso lembrar, como se já não bastasse a crise econômica que assolava o país, ainda veio a pandemia e, agora, é preciso saber como superar, reavaliando o seu negócio, buscando ações e estratégias para lidar com um cenário, agora bem diferente.

É preciso considerar que o mundo mudou, ficou mais digital e as pessoas acompanharam essa mudança, e hoje elas exigem não só mais qualidade, mas, principalmente, praticidade.

Por isso, estamos sempre postando por aqui formas de diversificar seu negócio, ou seja, em vez de oferecer apenas consultas, procurar abrir o leque de possibilidades. Mas, caso não queria oferecer serviços como banho e tosa, por exemplo, vender produtos pet, ao menos, procure oferecer facilidades. Já pensou em buscar o cliente (animalzinho) em casa? Ou mesmo, atender a domicilio?

Se pensa que vai conseguir apenas se valer de seu diploma ou do fato de ser um ótimo médico veterinário… lamento informar, mas isso não vai acontecer, a não ser que queira atender apenas como um hobby, sem intenção de ganhar dinheiro.

O fato é que os tempos são outros, se antes um atendimento de qualidade aos clientes já era o suficiente para conseguir o retorno financeiro esperado, com o novo perfil do consumidor e toda a concorrência no mercado pet, é preciso bem mais que isso para conseguir se destacar nesse mercado tão competitivo.

Mas, então, como conseguir obter mais lucro com minha clínica veterinária?

Para responder essa pergunta, reunimos algumas dicas certeiras para lucrar mais com sua clínica veterinária. Confira quais são!

1. Diversifique os serviços

 

Quais os serviços que você oferece em sua clínica veterinária? Já pensou em ir além e aumentar o leque de opções de serviços prestados? Acredite, essa é uma das melhores maneiras de poder competir de frente com a concorrência.

E mais, geralmente, o espaço e a estrutura de uma clínica veterinária consegue suportar outros tipos de serviços, e assim aumentar a oferta e, consequentemente, aumentar seu lucro.

Considere, ao menos, ofertar soluções à domicílio, banho e tosa, novos tratamentos estéticos e consultas especializadas, que podem ajudar a atrair muitos clientes para o seu negócio.

Lembrando que a dica, aqui é oferecer o máximo de opções em um só lugar, que é o que o público atualmente prefere, conseguir em um mesmo lugar tudo o que precisa.

2. Ofereça uma maior variedade de produtos

 

Embora essa dica seja um pouco diferente, ela complementa a anterior, oferecer uma variedade maior de produtos que você comercializa em sua clínica veterinária. Nesse sentido, vale a pena apostar em um mix de mercadorias para atender as necessidades dos clientes, sendo necessário, para isso, ficar sempre atento às novidades e tendências no mercado pet.

Dentre as opções de produtos, os que mais estão em alta são alimentos e petiscos naturais; acessórios personalizados; caminhas e casinhas com design diferenciado; produtos sustentáveis; brinquedos educativos e etc…

É preciso pensar que quanto maior a oferta de produtos, mais chances terá de aumentar as possibilidades de vendas.

3. Esteja presente nas redes sociais

 

A propaganda sempre foi a alma de qualquer negócio, só que ela também acompanhou as mudanças, e hoje ela aparece bem mais ampla e inteligente, como uma das ferramentas de marketing.

Assim, podemos dizer que marketing e propaganda são conceitos integrados, e a propaganda embora seja ainda uma potente ferramenta de promoção, ela é só uma entre tantas ações e estratégias de marketing.

Porém, o marketing é muito maior que propaganda, e nesse sentido, as redes sociais acabam sendo, atualmente, a maior ferramenta de marketing, onde é possível fazer propaganda e oferecer conteúdos com o objetivo de fortalecer as marcas de uma forma bem mais assertiva e eficaz no momento atual.

Por isso, a dica é investir em plataformas de mídia social como Facebook e Instagram, que são ótimas maneiras de se conectar com o público e vender mais, e também, vale a pena investir em anúncios online (nas redes sociais ou Google) para alcançar um público ainda maior.

Enfim, com um bom planejamento e estratégia é possível conseguir aumentar seus lucros com sua clínica veterinária.

4. Ofereça brindes e outros benefícios

 

E quando o assunto é fidelizar, não tem como conseguir isso sem cativar o cliente, para isso, a dica é oferecer brindes aos pets, um desconto especial na próxima compra, ou consulta, um cartão fidelidade ou um serviço adicional (caso resolva apostar em diversificar a oferta de serviços).

E, claro, sempre que criar alguma oferta ou benefício, é preciso compartilhar com os seguidores nas redes sociais.

5. Participe de eventos

 

Se mostrar participativo, indo à eventos, sempre é uma ótima maneira de conquistar a confiança do seu público-alvo e, consequentemente, aumentar o faturamento da sua clínica.

Nesse sentido, procure participar de feiras de adoção, por exemplo, que costumam atrair um grande número de pessoas que poderão se tornar clientes.

Outra dica é fazer parceria com ONGs locais para promover e/ou participar desses eventos, dessa forma, estará mostrando que a sua clínica veterinária realmente gosta e se preocupa com os animais de estimação.

Sem falar que quem adota um pet, provavelmente, vai precisar levá-lo ao veterinário, comprar alimentos e acessórios, sendo, portanto, um bom momento para abraçar uma causa nobre e atingir mais pessoas.

Ainda nesse sentido, você pode apostar em outros tipos de eventos, como um dia de vacinação entre outras possibilidades.

6. Conte com um programa de gestão

 

E, claro, outra dica é contar com o auxílio da tecnologia, embora venha por último, nem por isso é a menos importante. E isso porque hoje já é possível usar um software de gestão para dar conta de toda a parte administrativa, integrando todas as áreas de forma a facilitar o acesso a todo tipo de informação.

Assim, com a ajuda de um programa para clínica veterinária, como Nuvem Vet, por exemplo, não só poderá monitorar todas as entradas e saídas, como ter um controle total sobre pagamentos, contabilidade e administração dos recursos humanos, tudo em um único lugar.

E mais, um bom sistema para clínica veterinária também oferece relatórios atualizados constantemente, ajudando nas tarefas de marketing e vendas com informações precisas sobre tudo o que entra e o que sai de sua clínica e/ou pet shop.

E é isso gostou das dicas? Agora é só segui-las e verá que conseguirá lucrar mais com sua clínica veterinária.

Author: