Como evitar prejuízos com produtos sem giro no seu Pet Shop

Volta e meia falamos aqui sobre o estoque e a necessidade de garantir uma ótima gestão nesse setor, o que para muitos podem ser um grande problema, principalmente, para quem trabalha com muitos e diferentes itens, como um pet shop, por exemplo.

E por falar em problema, os produtos parados no estoque é um dos resultados desastrosos de uma má gestão do estoque, até porque, eles podem representar um enorme prejuízo para seu pet shop.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas formas de fazer esses produtos parados girarem e voltarem a trazer lucro!

Estoque parado é prejuízo

 

Por mais que isso pareça muito óbvio, tem muito comerciante que ainda subestima o estoque parado e o que ele pode significar.

Embora todo comerciante entenda a importância do fluxo de entrada e saída dos produtos, o fato é que a grande maioria não tem controle sobre essa dinâmica, ficando sem saber se uma determinada mercadoria entrou ou porquê ela está parada no estoque.

Certamente, isso não é nada positivo,e a situação financeira do pet shop pode ficar bem difícil, até porque produto parado é prejuízo, e o pet shop pode ficar sem capital de giro para comprar novas mercadorias.

Por isso, a importância de um controle de estoque, que permite a criação de estratégias para movimentar esses produtos e operar com um saldo positivo, garantindo capital de giro.

Riscos de ter o estoque parado

 

– Baixo faturamento: como já foi dito, produtos sem movimento no estoque resulta na redução do capital de giro, com risco da empresa até ficar no negativo.Isso acontece, principalmente,quando se gasta muito em um produto que não corresponde às expectativas de vendas.

– Aquisição de dívidas: manter um bom controle de estoque é essencial para evitar atrasos no pagamento de fornecedores e ter que acabar recorrendo a empréstimos com bancos, e ter que lidar com os altos juros e dívidas.

– Custos com estrutura: é preciso entende que mercadoria parada não significa apenas perder o dinheiro da venda, mas também espaço no estoque e cuidados para a manutenção do produto que, dependendo do tipo de produto, pode pesar no bolso, como custos de refrigeração, desumidificação ou afins.

– Perda de produto: e vale ter em mente que, para muitos produtos, o tempo é curto, podendo gerar estragos ou perdas, como no caso de mercadorias perecíveis ou que necessitam de condições específicas para manutenção, seja pela expiração da data de validade, seja por efeitos de umidade ou temperatura. Também vale considerar aqueles produtos sazonais, que só vendem em uma determinada época do ano, o erro na compra desses produtos pode ser desastroso financeiramente para o seu pet shop. Por isso, é tão importante saber quem é o seu público-alvo, suas preferências e necessidades.

Como evitar o estoque parado

 

– Analise todas as mercadorias: se perceber que um determinados produtos não estão tendo saída, sem giro, a primeira coisa a fazer é analisar todos os itens, desde preços praticados, quantidade, espaço ocupado no estoque e data de validade (principalmente produtos alimentícios). Então, com esses dados em mãos, crie estratégias de venda, justamente, para evitar que perca produtos ou que fiquem parados. Considere promoções imperdíveis, ou mesmo, vendê-los como parte de um kit, por exemplo.

– Planeje e realize promoções: uma importante dica é nunca encarar uma promoção como perda de dinheiro, mas como possibilidade de fazer o estoque girar. As promoções ajudam a garantir a entrada de recursos no caixa e otimizar o capital de giro. O importante é ter em mente que é mais importante fazer o dinheiro girar, mesmo diminuindo a margem de lucro dos produtos, do que manter a mercadoria parada no estoque, gerando custos ou perdas.

– Dê um novo destino aos seus produtos: e caso, mesmo com as promoções e kits, ou combos, você não conseguir vender todos esses produtos parados, a dica, então, é incluí-los como brindes em outras compras, ou após um banho e tosa, por exemplo. Mesmo que isso não gere lucros, pode ser uma forma de atrair simpatia dos clientes, ajudando até na fidelização. Sem falar que, muitos clientes ao receberem o brinde, podem gostar do produto e, depois, passar a comprá-lo.

– Procure estimular toda a equipe: sempre falamos por aqui da importância de contar com uma equipe unida, e vale a pena investir em bons funcionários, realizar reuniões de equipe, traçar metas e estimular os bons colaboradores, com diferentes tipos de bônus sempre que uma meta for alcançada.

4 formas de prevenir estoque parado

 

1.    Seja assertivo em suas estratégias (planejamento)

Jamais encomende com fornecedores apenas se baseando em sua intuição que, aliás, é um erro muito comum. É preciso apostar na organização e planejamento na gestão de seu estoque, para monitorar o que entra e sai do seu pet shop.

Só um bom planejamento e o conhecimento de seu público-alvo vão permitir compras mais assertivas junto aos fornecedores, assim como, a criação de promoções e combos, ou ações voltadas aos produtos de maior giro.

2.  Faça pesquisas de mercado

 
Só o conhecimento de quem é seu público-alvo, assim como, do mercado em si, vão permitir um bom controle do estoque, o que terá giro, enfim, entender o que o seu negócio precisa. E ao pesquisar o mercado, poderá descobrir quais mercadorias estão sendo mais vendidas pelos concorrentes, ou seja, aqueles produtos que não podem faltar no estoque.

3.  Mantenha um controle eficiente do seu estoque

Como podemos ver até aqui, é fundamental ter consciência da entrada e saída dos produtos no seu pet shop,para evitar mercadorias sem giro no estoque e, consequentemente, possíveis problemas financeiros.

Ao ter o controle de seu estoque, poderá definir suas próximas ações. Assim, por exemplo, caso perceba que certos produtos vem tendo baixo giro nos últimos meses, poderá pedi-los aos fornecedores em menor quantidade ou de forma mais espaçada.

Por outro lado, mercadorias que estão vendendo muito, vale a pena investir em mais pedidos e trabalhá-los melhor.

4.  Conte com a ajuda da tecnologia

 

E para quem achar gestão algo complicado e, ao mesmo tempo, não pode se dar ao luxo de ter um departamento financeiro, a boa notícia é que a tecnologia pode ser de grande ajuda.

Já existem no mercado muitas opções de programas de gestão voltados para os mais diversos setores, e para o pet também. Assim, você pode contar com um programa para pet shop para realizar as mais diferentes tarefas, inclusive, controlar o estoque.

Enfim, um bom software para pet shop, por exemplo, possibilita um controle da empresa como um todo, proporcionando mais rapidez à apuração de informações, através de gráficos, relatórios gerenciais e outros tipos de consulta possíveis, ajudando o administrador a tomar suas decisões e lidar com algum possível imprevisto.

E é isso, agora você já sabe quais os riscos que o estoque parado pode oferecer ao seu pet shop, também como vender os produtos que acabaram encalhados, e, por fim, como evitar esse cenário em seu estabelecimento. Agora é aproveitar essas dicas e se preparar para ter o estoque sob controle.

Author: