4 estratégias para ajudar a destacar sua clínica veterinária

Não é novidade alguma que o setor pet não conhece crise e não para de crescer, e as previsões são bem otimistas, o que vem chamando, cada vez mais, a atenção de  empreendedores. Por conta disso, a concorrência, que já era acirrada, só aumenta.

Pois é, em meio a um mercado cada dia mais concorrido, não basta apenas oferecer um bom atendimento veterinário, é fundamental buscar formas de se destacar e ter  lucratividade.

A verdade é que, hoje, os tutores estão mais exigentes, ou seja, não basta apenas abrir uma clínica em um bom local, com bons profissionais e só isso já garantir que vai dar certo. É fundamental investir constantemente em melhorias, mais serviços, estratégias de marketing e, principalmente, em um excelente atendimento, e não apenas do médico, mas do atendente e de todos os envolvidos no negócio.

Quer oferecer um melhor serviço e se destacar da concorrência? Então, confira essas dicas valiosas que preparamos para você.

3 dicas para destacar seu atendimento

 

Como já vimos, o cenário está mais competitivo do que nunca, então, deve considerar melhorar ou, até mesmo, aumentar a oferta de serviços e tipos de atendimento. Confira abaixo algumas dicas.

– Ofereça atendimento de emergência: imprevistos acontecem e, nesse sentido, oferecer cuidados emergenciais pode fazer toda a diferença.

– Ofereça atendimento 24 horas: da mesma forma que o atendimento emergencial pode ser uma boa forma de atrair novos clientes, oferecer atendimento 24 horas também pode ser uma boa forma de se diferenciar das demais clínicas.

– Oferença um atendimento especializado: nessa lista não poderia ficar de fora o atendimento especializado, que é muito procurado, e merecem destaque os exames de imagem, anestesia, cardiologia, oftalmologia e odontologia.

Vale lembrar que o clínico geral, geralmente, indica um especialista para que o paciente possa contar com um tratamento mais específico, com um profissional capaz de proporcionar resultados mais eficientes e focados no problema.

4 estratégias para se destacar da concorrência

 

Quem não gosta de ser bem atendido? O bom atendimento, segundo pesquisas, é o quesito mais considerado na hora de fidelizar os clientes. E quando se trata de saúde e bem-estar dos animais a importância desse atendimento é ainda maior.

É preciso ter em mente que muitos tutores costumam estar fragilizados ao chegarem à clínica, e isso porque, geralmente, eles estão ali por conta de algum problema de saúde de seus animaizinhos. Por isso, é fundamental contratar atendentes que, realmente, amem os animais, que tenham sensibilidade, respeito, cuidado e muita paciência e educação na hora de receber os clientes.

E, claro, todas essas características não valem apenas ao primeiro atendimento, na recepção, elas devem ser estendidas ao médico veterinário, acrescidas de capacitação de qualidade. Acredite, não adianta ser o melhor em sua área se você não consegue passar segurança e conforto aos clientes, da mesma forma que de nada vale investir em uma ótima infraestrutura e divulgar um serviço que não é capaz de executar.

Quer saber como destacar sua clínica veterinária? Confira!

1. Garanta um ambiente limpo e organizado

 

Mais do que um simples capricho, ter um ambiente limpo e organizado é uma regra obrigatória para as clínicas veterinárias, de acordo com a resolução nº 1015/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a qual diz que as clinicas veterinárias são locais com o propósito de atender animais em consultas ou tratamentos mais complexos que envolvam um quadro cirúrgico.

Ou seja, o ambiente de uma clínica veterinária precisa ser organizado e esterilizado, garantindo a segurança dos pacientes.

Mas, o fato é que, mesmo que não fosse lei, quem pretende atrair e fidelizar clientes, precisa oferecer não apenas uma boa infraestrutura, mas um ambiente confortável, limpo e organizado, cuidados que devem ser estendidos á recepção e sala de espera.

2. Ofereça serviços diferenciados e especializados

 

E claro, quem quer atrair e fidelizar clientes deve ir além da oferta de serviços básicos, oferecendo serviços diferenciados e de qualidade.

Com a concorrência mais acirrada, e mais opções, as pessoas, claro, ficam mais exigentes na hora de escolher a clínica para seus animais de estimação.

Nesse sentido, saem na frente aquelas que oferecem um melhor atendimento, mais opções de serviços, serviços especializados e tudo o que precisar em um só lugar, como exames de sangue, imagem, castração, cirurgia de remoção de tumores, remoção de tártaro e até mesmo serviços como banho e tosa, terapias alternativas (geralmente para animais mais idosos), enfim, abrir o leque de possibilidades.

Mas, quando se trata de fidelizar clientes, vale ir mais longe e oferecer serviços diferenciados como programas de fidelidade, atendimento móvel, área de recreação, serviços de acupuntura e fisioterapia.

3. Invista em tecnologia

 

Atualmente, não dá para pensar em gestão de clínicas sem que isso passe pela tecnologia, que hoje oferece uma infinidade de aplicativos voltados à facilitar desde a comunicação entre pacientes e clínicas, até seu funcionamento interno.

Ou seja, um bom programa para clínica veterinária pode ser um ótimo aliado, uma ferramenta indispensável para otimizar o dia a dia da empresa em todos os sentidos, controlando desde o estoque, pagamento de funcionários, comissões, saídas e entradas, cadastros e até histórico de consultas.

Dentre outras coisas, um software para clínica veterinária permite acompanhar e analisar o desempenho de sua clínica, tornando a coleta de dados e a criação de relatórios das atividades mais rápido e eficiente.

Enfim, um programa de gestão permite, principalmente, economizar tempo em serviços burocráticos e administrativos, e ganhar em qualidade de atendimento se concentrando no bem estar dos clientes.

4. Facilite a comunicação e o relacionamento

 

Uma das maiores queixas dos clientes, em todos os setores, é a dificuldade de comunicação, principalmente, na hora de marcar consultas ou tirar dúvidas.

Por isso, quantos mais canais de comunicação você possibilitar, mais chances terá não só de atrair, mas de fidelizar clientes.

Mais uma vez, um programa de gestão pode ser de ótima ajuda, coletando dados e informações que possam facilitar a comunicação, permitindo, por exemplo, o envio de emails ou mensagens por whatsapp em datas especiais, ou quando houver alguma promoção ou novo serviço na clínica.

E, claro, não deve abrir mão, nunca, das redes sociais, hoje consideradas a melhor forma de aproximação com os clientes, mas claro, desde que usadas da forma correta, com postagens constantes e relevantes, com pronta interação, procurando responder e tirar dúvidas, sempre que os usuários comentarem.

E é isso, quer melhorar seu atendimento veterinário? Então, aproveite essas dicas e se prepare para o sucesso!

Author: