6 serviços adicionais para agregar valor ao seu Pet Shop

Se por um lado, a crise econômica acaba afetando todos os setores, por outro, isso não deve ser motivo para desanimar, muito pelo contrário, a hora é de buscar soluções, que pode ser através da inovação, de novos serviços oferecidos, enfim… o que não pode é se deixar abater pela crise.

Vale lembrar que é, justamente, o momento de crise que leva muitas empresas a se redescobrirem e a encontrarem uma nova forma de trabalhar a marca, saindo até mais fortalecida e com melhores resultados.

Por que não ampliar a oferta de serviços? Terceirizar alguns e realizar parcerias com outros? A hora é de ousar para não ficar para trás.

Nesse sentido, resolvemos listar alguns serviços que podem servir para lhe inspirar e fazer com que seu pet shop possa oferecer muito mais do que o famoso combo banho-tosa-ração. Confira!

Delivery

 

Praticidade e comodidade, é o que mais buscam os clientes hoje em dia, e com um pet shop isso não é diferente.

Poder oferecer serviços ou entregas delivery permite não só agregar mais valor aos preços, pois o cliente, na maioria dos casos, prioriza o atendimento de qualidade. Por outro lado, tome cuidado para não praticar valores abusivos, pois não só estamos vivendo uma grande crise, como a concorrência está muito acirrada, nesse sentido, quem oferecer mais por menos, certamente, sairá na frente.

Transporte

 

Ainda priorizando a comodidade e praticidade, considere oferecer um serviço de transporte para buscar os pets em casa, levá-los ao pet shop para banhos ou consultas médicas e depois entregá-los, em segurança, novamente aos donos. Não chega a ser nenhuma novidade, mas ainda não são todos os pet shops que oferecem esse tipo de serviço.

Certamente, para isso, será preciso se preparar, tendo um veículo apropriado (grande, de preferência), caixas de transporte individuais, seguras e confortáveis, para manter o bem-estar do animal, e também de um funcionário habilitado e treinado para fazer esse serviço externo.

Mesmo que isso possa representar um custo a mais, cogite não cobrar pelo serviço extra, principalmente, se na sua região ninguém oferece essa facilidade. Com certeza, será um grande diferencial e pode pesar muita na decisão do cliente pela sua loja!

Hospedagem

 

Pense na possibilidade de acolher pets enquanto os donos viajam, ou trabalham, com certeza, isso pode ser um grande diferencial no seu negócio.

Embora não seja tão fácil implementar um hotel pet, os resultados compensam. Precisará de um espaço adequado e adaptado, correr atrás de toda documentação, como um alvará de licença sanitária, entre outros, para poder manter um canil animal.

E, claro, precisará contratar profissionais especializados, como veterinários e tratadores, já que os animais precisam de supervisão e atividades constantes.

Programa de fidelidade (ou promoções)

 

Que propaganda é a alma do negócio, isso não é novidade. A dica, no entanto, é procurar promover seu pet shop através de um programa de fidelidade ou de promoções pontuais, como um banho grátis a partir de um determinado número de banhos pagos, por exemplo. Ou criar sorteios periódicos de produtos, ou ainda, criar cupons de desconto para estimular a segunda compra do cliente, ou a recomendação de seus serviços para terceiros… enfim, ideias e oportunidades não faltam para você implementar em seu pet shop, até mesmo, incluir brindes (que podem ser itens encalhados no estoque e que muitos clientes nem conhecem, assim, além do produto não ficar parado, o cliente poderá gostar e, mais tarde, querer comprar.

É possível fazer muitas coisas para fidelizar sua clientela e atrair novos clientes.

Outra boa dica é ficar de olho vivo às ações de outras lojas e segmentos para adaptá-las ao seu negócio.

Adestramento e cuidador

 

Vale chamar a atenção para o fato de que nem todos os serviços adicionais precisam ser necessariamente oferecidos por você. Por exemplo, se oferecer adestramento e cuidador, uma dica é fechar uma parceria com profissionais autônomos que atendam a sua região. O se trabalho, no caso, seria facilitar o acesso a este tipo de serviço, resolvendo um problema do cliente. A dica, portanto, é procurar montar uma rede de profissionais conhecidos e de confiança para recomendá-los, emprestando sua credibilidade a eles.

Beleza e bem estar

 

Com cada vez mais procura, o tratamento estético vem fazendo muito sucesso no mundo pet. São variados tipos de serviços, desde escovação até branqueamento para os dentes e tratamentos a laser para problemas de pele dos pets. Ah, e vale apostar em aulinhas de natação, recreação com aparelhagens, sessões de acupuntura, ioga, terapias alternativas

A dica, no entanto, é pesquisar, procure saber o que está fazendo sucesso lá fora, o que puder oferecer de novidade, e em primeira mão, com certeza, já vai ser algo positivo para seu pet shop.

Por exemplo, lá fora, está em alta o lava-jato para cachorro, um espaço amplo com diferentes banheiras para os tutores mesmo lavarem seu cães nesse ambiente.

Tecnologia como aliada

 

Você não entende muito de administração ou gestão financeira? Já pensou em usar um programa que facilite essa parte para você?

Pois é, hoje existem no mercado muitas opções de sistemas para pet shop, que automatizam toda a sua empresa, facilitando muito o dia a dia e a produtividade.

Gerenciamento de estoque, agendamentos, controle financeiro, e muito mais é o que faz um bom programa para pet shop, e tudo de uma forma muito simples, prática e rápida.

Lembrando que o estoque costuma ser a grande dor de cabeça de qualquer empresa, e um pet shop costuma trabalhar com uma infinidade de produtos… por isso, vale a pena conhecer um bom software de gestão, que resolve toda a parte administrativa sem pesar no seu bolso.

Otimização do tempo, melhora no atendimento, mais segurança da informação, economia de recursos, controle de estoque, melhora da produtividade, gestão financeira, são só alguns benefícios em apostar em um bom programa de gestão.

E por falar em tecnologia, não esqueça de ter uma presença ativa nas redes sociais, fundamental para ajudar qualquer empresa a se destacar. Invista em assuntos relevantes, fotos dos pets e seus tutores, converse com os internautas, realize lives interessantes… enfim, saiba tirar proveito dessa poderosa ferramenta de marketing.
 
E é isso, o setor pet é muito forte e não parece sentir a crise como os demais setores, por isso mesmo, muitos empreendedores estão começando a enxergá-lo como um ótimo investimento, fazendo com que a concorrência seja muito acirrada. Por isso, aproveite essas dicas, ofereça novidades e destaque seu pet shop dos demais!

Author: