Qual é a melhor rede social para o marketing do seu pet shop


Pode ser grande, médio ou pequeno, e de qualquer setor, o fato é que todo empresário quer ver seu negócio crescer. Nesse sentido, de nada adianta investir em um ambiente luxuoso, com artigos de primeira e serviços de qualidade se não houver por trás um bom trabalho de equipe e estratégias de marketing.

O mercado não está para amadores, pois a concorrência só cresce, principalmente, no setor pet, o qual não conhece crise e, por isso mesmo, atrai a cada dia novos empreendedores.

Por isso, se pretende ter um negócio de sucesso, precisa muito mais do que dispor de produtos e serviços de qualidade, precisa contar com um bom estoque, um bom sistema para pet shop e caprichar no atendimento e nas estratégias de marketing.

E por falar em estratégias de marketing, ela é fundamental para seu pet shop poder crescer e se destacar da concorrência, através dela será possível descobrir seu público e, principalmente, onde ele está, em que rede social está presente.

Vale saber que as redes sociais são consideradas hoje a melhor ferramenta de marketing, com um excelente custo-benefício, já que consegue alcançar muito mais pessoas, e interagir usando vários formatos de linguagem, sem gastar muito.

Isso sem falar que o comportamento dos consumidores em suas páginas pode servir de base para tomar decisões que, juntamente com um bom software para pet shop, pode ser um excelente instrumento para criar estratégias.

E, segundo recente pesquisa, no Brasil, a rede mais acessada pelos usuários é o YouTube, com 96,4%, em seguida, o Whatasapp (91,7%), Facebook (89,8%) e Instagram (86,3%).

Quer saber mais como funcionam as principais redes sociais? Então continue lendo.

Instagram

 

O Instagram a cada dia vem conquistando mais usuários, e, por isso, não pode ser subestimado, muito pelo contrário, ele deve ser considerado em qualquer estratégia de marketing do pet shop.

Uma dica é abusar das imagens, com postagens de fotos de antes e depois no seu departamento de banho e tosa. Como os donos são loucos por seus animaizinhos, é quase certo que eles vão interagir em suas publicações.

E, claro,. vale tirar proveito dos stories, recurso muito popular, com vídeos de curta duração que são apagados automaticamente depois de 24 horas.

Por isso, a dica é mostrar, de vez em quando, a própria movimentação da loja ou em alguma feira ou evento reais, os serviços que seu pet shop oferece. E nem precisa investir em produções demoradas, só procure chamar a atenção, ainda mais que as estrelas são os charmosos pets, ou seja, sucesso garantido.

No mais, os consumidores adoram novidades e promoções, por isso, sempre que possível invista em ofertas especiais, e que sejam criativas, para trazer um maior engajamento e alcance para as suas postagens.

Facebook

 

Sem dúvida, uma das grandes vantagens do Facebook é o número de usuários, que no Brasil já ultrapassa os 127 milhões. Além disso, esse canal permite publicar textos, fotos, artes digitais, emojis e vídeos.

E mais, ele ainda oferece a possibilidade de patrocinar as postagens de seu pet shop, o que aumenta rapidamente o alcance e a quantidade de visualizações e interações com o público. Por isso, essa rede social pode ser considerada, também, um imã para atrair seus clientes para o site e o blog da loja.

E por fim, não tem como deixar de destacar o fato dessa rede social ser muito envolvida com a causa pet, com novas comunidades surgindo a cada dia. E é só seguir alguma ONG na rede social para perceber como essa mídia é importante e vem tendo um papel fundamental na hora de denunciar maus-tratos contra os animais.

WhatsApp

 

A cada dia mais popular e fundamental em nosso dia a dia, o WhatsApp também é um excelente caminho para as ações publicitárias no mercado pet, até porque, atualmente, quase todo mundo é usuário dessa rede.

Um ponto importante desse app é que, em boa parte dos planos de operadoras, a utilização do Whats não consome os créditos de internet dos celulares, ou seja,  as pessoas não ficam restritas às áreas com acesso Wi-Fi para entrar nessa ferramenta.

Como o app permite a comunicação direta com os contatos, isso facilita na hora de criar  campanhas para aumentar as vendas em períodos sazonais , como divulgar alguma promoção no Nata, na Páscoa… enfim, ajudando nas vendas. E mais, facilita o pós consulta, com uma comunicação mais efetiva entre médico e tutores.

YouTube

 

E, para quem não sabe, o YouTube é a rede das redes, a mais acessada, e também pode ser usada como ferramenta de marketing do pet shop, ou seja, ter um canal no YouTube pode ajudar, e muito, a virar referência no mercado.

Uma dica, é investir em tutoriais, que são filmagens que ensinam a fazer algo, como dar banho no seu cachorro, por exemplo. Também pode usar o canal para publicar produções audiovisuais educativas, sobre como conscientizar os clientes sobre a importância da vacinação pet, entre outras coisas.

E, claro, sempre é possível redirecionar as pessoas para outros ambientes da internet.

Omnichanel

 

Por fim, vale prestar atenção nessa dica fundamental hoje em dia, e que já virou tendência, que é procurar disponibilizar diversos canais online para se comunicar com seu público, como ter presença em várias redes sociais, mas lembrando que para ser omnichannel, é preciso garantir que haja sincronia entre todos os canais.

Ou seja, se um cliente entrar no Facebook,  de lá mesmo, poderá acessar seu Instagram que, por sua vez, permitirá o acesso ao WhatsApp e assim por diante.

Só tome muito cuidado para não exagerar em postagens com propagandas de serviços e produtos, pois o efeito pode ser o contrário, e as pessoas acabarem por bloquear suas postagens, ou mesmo, deixar de seguir seu pet shop.

O fato é que as redes sociais são grandes aliadas do marketing do pet shop, mas é preciso usá-las com sabedoria, ou seja, divulgar promoções, segmentar seu público, expor suas novidades, de uma forma leve e descontraída.

E é isso, agora é aproveitar nossas dicas, sabendo que o marketing digital está se tornando cada vez mais omnichannel, por isso, a dica é procurar disponibilizar diversos canais para se comunicar com seu público.

Author: