Como selecionar corretamente os funcionários para o seu Pet Shop

Como volta e meia falamos por aqui, o mercado pet é um dos mais promissores do Brasil, o que explica, em parte, o constante e crescente surgimento de empresas nesse segmento, tornando acirrada a concorrência.

Nesse sentido, encontrar um profissional compromissado com o seu pet shop passa a ser um desafio, fazendo com que os estabelecimentos mudem constantemente de colaboradores, que vão passando de empresa por empresa em busca de melhores salários.

Mas, como sempre lembramos por aqui, um pet shop de sucesso tem sempre por trás boas estratégias de marketing, uma ótima estrutura, um bom sistema para pet shop, mas também, e principalmente, uma equipe compromissada e unida, ajudando o negócio a se destacar perante os demais e alcançar o diferencial competitivo.

Por isso, o primeiro passo para alcançar o sucesso é escolher muito bem os seus funcionários.

É preciso ter em mente que os colaboradores, independentemente das suas funções, são os representantes da sua marca, e isso deve ser considerado na hora de selecioná-los.

Como selecionar corretamente os funcionários

 

Não importa se é uma barraca de cachorro quente, uma padaria ou um pet shop, um dos erros mais comuns das empresas é subestimar o poder de um bom funcionário, é não traçar um perfil para a vaga.

Na verdade, para uma contratação de sucesso, é fundamental que o perfil do funcionário se escolhido se enquadre nos requisitos mínimos exigidos do cargo.

É preciso saber distinguir muito bem as habilidades das competências, que embora sejam conceitos facilmente confundidos, possuem definições diferentes.

Geralmente, definimos competência como características que podem ser aprendidas e aprimoradas, como um curso de banho e tosa, por exemplo, enquanto as habilidades são qualidades inerentes a pessoa, que inclusive podem auxiliar a desenvolver as competências, como ser focado, determinado, proativo e trabalhar bem em equipe.

Assim, é preciso ter em mente que cada vaga, dependendo das suas atribuições, necessita de competências e habilidades diferentes para um bom desempenho, por este motivo, devem ser definidas separadamente.

Nesse sentido, para ter o cargo de gerente, por exemplo, o profissional precisa ser organizado, saber planejar, definir e mensurar metas, possuir boa comunicação oral e escrita, ser capaz de motivar e dirigir a equipe, além de um bom senso de liderança.

Já, no caso do profissional que irá lidar diretamente com os animais, é indispensável gostar, verdadeiramente, de todos os bichos, independentemente de sua espécie, de cães, gatos e outros animais, e ter como habilidades a paciência, profissionalismo e claro, a prática.

Uma dica, portanto, é deixar bem claro, ao solicitar, na descrição da vaga, os cursos específicos, o tempo de experiência, e/ou conhecimento em certa raça, poupando o tempo do candidato e também do recrutador.

Geralmente, nos pet shops, os recepcionistas e auxiliares são também responsáveis pela parte de vendas, sendo ideal que, além de conhecimentos em informática, organização e proatividade, possuam capacidade de vendas.

Assim sendo, por exemplo, sempre que receber a ligação de um cliente para agendar horário para um banho e tosa, o atendente poderá oferecer uma hidratação com desconto, uma tosa da raça ou outro serviço agregado. Bem como, ao buscar o animalzinho após o banho, podem ser ofertadas roupinhas, colônias, guias, entre outros produtos.

Por isso, é importante contratar pessoas com bom desempenho em vendas, e vale investir até em treinamentos e cursos para tal, garantindo melhores resultados para o seu negócio, e fazendo também com que o funcionário se sinta mais motivado e valorizado.

Enfim, por mais que cada empresa tenha seus critérios e modo de conduzir o recrutamento e seleção, o fundamental é que ele considere a realidade e a cultura da empresa na hora de contratar os funcionários para o seu pet shop.

Alta rotatividade de funcionários: causas e como evitá-las

 

Sem dúvida, um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas atualmente e, no caso, os pet shops, é a alta rotatividade.

Alta rotatividade é quando há um grande número de admissões e demissões na empresa, em um curto espaço de tempo.

A Alta rotatividade traz como consequências problemas como a queda na produtividade, aumento nos custos com a rescisão, nova contratação de funcionários para pet shops, desestruturação no setor, perda de grandes talentos, perda de alguns clientes fieis (já que muitos deles estabelecem um vínculo de confiança e afeto entre o funcionário e o animal).

Acredite, muitas vezes, os clientes até seguem o antigo funcionário ao seu novo local de trabalho, por gostarem e confiarem no seu serviço.

Por isso, a alta rotatividade é sempre algo extremamente negativo e que deve ser fortemente evitado pelas empresas.

Mas, então, como evitar que isso aconteça? A resposta é procurar investir em formas de reter talentos, manter a equipe motivada e produtiva.

Dicas para ajudar a motivar a equipe

 

 
1- Ambiente de trabalho agradável;

2- Oferecer benefícios e aumentos de remuneração(invista em treinamentos e capacitação para que o colaborador se sinta valorizado);

3- Invista em plano de carreira e/ou desenvolvimento(seja com promoção de cargo, ou estipulando metas de benefícios vinculados ao alcança-las, como plano de saúde, prêmio em dinheiro, viagens, etc.);

4- Reconhecer bom desempenho(para que o funcionário se sinta reconhecido e saiba que está contribuindo e  agregando valor à organização).

O importante é ter em mente que, muitas vezes, toda essa rotatividade pode ser evitada apenas com pequenos gestos e que perder um funcionário com ótima qualificação, onde foram investidos diversos cursos e treinamentos de aprimoramento, significa perder um componente importante da empresa e que custará a ser substituído.

Acredite, ao encontrar na empresa um lugar harmonioso, onde os funcionários são valorizados, com boa remuneração, cursos de aperfeiçoamento, premiação, o colaborador trabalhará mais satisfeito, com maior produtividade e qualidade na função desempenhada.

Etapas fundamentais em uma contratação de funcionários para pet shops

 

Determinado o perfil necessário para o preenchimento da vaga, é hora de iniciar a fase de contratação, através das seguintes etapas que compõe o processo de recrutamento e seleção: divulgação da vaga; triagem de currículos; entrevista; aplicação de provas e/ou dinâmica.

Triagem e análise de currículos

 

Após selecionar o meio de divulgação da vaga e atrair candidatos para se aplicarem a ela, é necessário analisar individualmente cada um deles, eliminando aqueles que não se enquadram no perfil determinado pela empresa.

Procure analisar o currículo com atenção, pois ele é a primeira impressão que terá sobre o candidato, considerando a estética e os erros gramaticais.

Verifique as experiências do candidato, e se elas se enquadram no desejado para a função, se houve evolução do candidato ao longo do tempo nos seus empregos anteriores, as informações adicionais, como cursos extracurriculares, palestras, intimidade com computador, trabalhos voluntários e outros.

Leia atentamente a descrição das atividades exercidas, para lhe poupar tempo e dinheiro, ao entrevistar somente candidatos que se encaixem no perfil, lembrando que ele deve ter o mínimo de intimidade possível com computador para poder mexer em programas e com ferramentais fundamentais hoje em dia.

A entrevista

 

Ao chegar nessa etapa, provavelmente, já terá eliminado cerca de 70% dos candidatos que não se enquadram na vaga.

Então, será marcada uma entrevista com os 30% restantes, visando verificar se as informações no currículo são verdadeiras, além de conhecer as características comportamentais do candidato.

Nessa etapa, é indicado formular uma lista de perguntas padrão a serem feitas a cada um deles, e claro, de forma individual.

Uma boa forma de iniciar a entrevista é solicitar que o candidato fale um pouco sobre ele, permitindo analisar o que o candidato prioriza em sua vida pessoal e profissional, sua capacidade de comunicação e síntese de informações.

Questione-o sobre seu antigo emprego e quais eram suas responsabilidades, e aproveite para perguntar porque deixou o emprego anterior.

Perguntar por que o candidato deveria ser contratado para aquela vaga permite analisar o quanto ele sabe sobre a empresa, o quanto de identifica com a função e as características que ele valoriza e considera úteis à empresa.

Por fim, vale perguntar o que o candidato considera que o diferencia dos demais.

Se gostar de um determinado candidato, uma dica é ligar para as referências que estão no currículo.

Considerações

 
É preciso ter em mente que, quanto mais alta for a rotatividade de funcionários na empresa, mais serão os gastos com contratação, trazendo prejuízos financeiros, na produtividade e na relação com os clientes.

Mais vale remunerar bem e investir em seus colaboradores do que ter custos constantes com novas contratações e ainda perder clientela.

Por isso, se quer ter um pet shop de sucesso, não só invista em tecnologia, com um bom programa para pet shop, em marketing, uma boa estrutura, mas principalmente, não abra mão de ter uma boa equipe que, sem dúvida, é a chave de sucesso para todas as empresas.

Author: