O que não pode faltar nas redes sociais de sua clínica veterinária?

A sua clínica veterinária tem uma boa presença digital? Você sabe como usar as redes sociais  para atrair novos clientes? Saiba neste artigo como tirar o melhor proveito e o que não pode faltar nas redes sociais de sua clínica veterinária!

Não é de hoje que se sabe a importância das redes sociais para as empresas, e com uma clínica veterinária não é diferente, já que elas ajudam na aproximação com os clientes. E em um setor tão competitivo como o pet, isso pode fazer toda a diferença.

Através das redes sociais, principalmente, Facebook e Instagram, os clientes podem opinar, perguntar, enfim,  interagir com a sua clínica, e essa proximidade também aumenta a credibilidade, ajudando não só a atrair, mas a fidelizar clientes.

E não é só isso, além de conseguir atrair mais clientes, através de conteúdos relevantes, sua clínica pode ganhar autoridade e virar referência na sua área de atuação, ou seja, as redes sociais podem se tornar uma grande aliada de sua clínica.

Por outro lado, tem erros que deve evitar nas redes sociais, ou seja, para que elas sejam uma boa ferramenta de marketing, não basta criar um perfil para a sua clínica no Facebook ou Instagram, é preciso saber usar essas mídias com sabedoria e, assim, conseguir destacar sua clínica veterinária.

Mas porque ter um perfil de sua clínica nas redes sociais

 

Não tem como negar que as redes sociais já fazem parte de nossas vidas, tanto que é raro alguém não ter um perfil no Facebook ou Instagram, e até em ambas e outras mais.  E o mesmo vale para as marcas, que também estão presentes nas principais redes sociais, ajudando a aproximar a marca dos clientes.

Assim, atualmente, a maioria das empresas, até mesmo as menores, já tem página nas redes sociais, onde buscam se aproximar dos seguidores através de conteúdos interessantes, relevantes e, principalmente, atualizados.

E para te ajudar na tarefa de organizar suas redes sociais e dar a elas uma cara mais profissional, vamos mostrar aqui o que precisa ter nas redes sociais da clínica veterinária e, principalmente, o que não pode faltar, de jeito nenhum.

E aí, se interessou? Então, preste atenção e comece agora mesmo a publicar conteúdos relevantes para seus seguidores e tirar proveito dessa poderosa ferramenta de marketing: as redes sociais.

O que não pode faltar nas redes sociais de sua clínica veterinária

 

Instagram

Embora existam muitas redes sociais, no momento, as mais populares são Facebook e Instagram, por isso, vamos focar nelas.

O Instagram, sem dúvida, é uma plataforma muito versátil e intuitiva, não é para menos que se tornou a favorita para a criação de conteúdo em geral. Porém, para fazer bonito nesta rede social, é preciso caprichar nos seguintes itens.

Perfil

 
É fundamental que algumas informações estejam bem visíveis no perfil de sua página no Instagram, tais como:

– nome de usuário (clínica)

– foto com o logo da clínica

– localização

– habilitar conta comercial

Bio

 
A bio, junto com a foto de perfil e nome de usuário, é o cartão de visita do seu perfil. Deixe as informações disponíveis e mantenha a objetividade. Procure em sua bio:

– usar um texto objetivo resumindo a área de especialidade

– colocar um telefone para contato

– links para site/blog/whatsapp

Destaques

 
Os destaques servem para dar um ar mais profissional ao seu perfil e a dica é procurar padronizá-los através de suas capas. Através deles você consegue dar informações mais detalhadas sobre sua clínica. Veja abaixo alguns assuntos que podem ser abordados nos destaques:

– Destaque: sobre nós

– Destaque: serviços

– Destaque: horário de funcionamento

– Destaque: agendamentos

– Destaque: emergências

Feed

 
O Feed é onde são publicadas as postagens diariamente. A dica é mantê-lo sempre atualizado, com postagens frequentes e que o design seja pensado com carinho. A dica é procurar criar uma padronização, que permita ter um feed bonito e organizado. No mais procure garantir em seu feed:

– Postagens frequentes

– Design agradável

– Conteúdo educativo

– Paleta de cores alinhada à identidade visual da clínica

– Posts com o logo da clínica

Posts objetivos e leves

Facebook

 

Perfil

Tal como acontece com o Instagram, é preciso que algumas informações estejam bem visíveis para que os usuários encontrem a sua página dentro do Facebook. É preciso que tenha os seguintes tópicos:

– nome de usuário simples e de fácil memorização

– foto de perfil com o logo da clínica

– foto de capa respeitando a identidade visual da clínica

Informações

 
– link para site institucional

– telefone de contato atualizado

– endereço atualizado

– horário de funcionamento atualizado

– conectar a página com o whatsapp comercial

– pequena descrição sobre o perfil da clínica

– conectar página ao perfil do Instagram

Feed

 
O mesmo cuidado com o feed do Instagram deve dado ao Facebook, com postagens diárias e sempre atualizadas.

Você pode postar fotos, vídeos e links, caso você escreva sobre sua prática veterinária em algum blog, por exemplo.

Para ter um feed bonito e organizado basta que ele contenha:

– Postagens frequentes

– Design agradável

– Conteúdo educativo

– Paleta de cores alinhada à identidade visual da clínica

– Posts com o logo da clínica

– Posts objetivos e leves

Uma prática comum e que economiza tempo e costuma dar bons resultados, é utilizar a função oferecida por essas redes, de um mesmo conteúdo ser postado, automaticamente, nas duas redes sociais.

Stories

 
Stories é uma ferramenta que faz muito sucesso e, por isso, está cada vez mais sendo usada por grandes marcas. Permite postar vídeos, fotos ou Boomerangs, os quais ficam disponíveis na rede apenas por 24 horas.

Essa função está presente nas duas redes e é possível postar nas duas simultaneamente.

Sem dúvida, os stories podem ser uma grande chance para que seus clientes possam  conhecer o dia a dia de sua clínica, mostrando como é a rotina, alguns pacientes (com a devida autorização de seus tutores, claro).

Também é possível usar a ferramenta para realizar enquetes e até pesquisas de satisfação.

Promova sua clínica

 
Assim como os stories, é possível usar a ferramenta de promoção para que seja veiculada em ambas as redes simultaneamente. A ferramenta permite criar anúncios que promovam sua página, seu site, sua clínica, você pode escolher o público-alvo, filtrando por diferentes categorias, e quanto quer pagar e por quanto tempo, com valores muito pequenos.

Uma dica é promover a inauguração, sorteios, feiras de adoção, entre outras possibilidades.

A Tecnologia como uma importante aliada

 

Como podemos ver, as redes sociais podem ser de ótima ajuda na hora de atrair e fidelizar, mas desde que devidamente gerenciadas.

E por falar em gerenciar, não tem como ter sucesso na gestão das redes se não tiver o mesmo cuidado com sua clínica, e para isso existem ferramentas de gestão.

Com um bom programa para clinica veterinária é possível, dentre outras coisas, registrar consultas, exames, receituários, vacinas, cirurgias, pesagens, impressões de documentos e dados de todos os clientes e seus respectivos animais, informatizando e deixando a gestão bem mais eficiente.

Enfim, um sistema para clínica veterinária consegue integrar todos os setores de uma forma super simples, facilitando e otimizando a gestão de sua clínica veterinária.

No mais, agora que você já sabe o que não pode faltar nas redes sociais da clínica veterinária, é só colocar essas estratégias em prática e construir uma boa presença digital.

Author: