5 dicas para destacar sua clínica veterinária

Que estudante não se forma em medicina veterinária sonhando em abrir sua própria clínica veterinária? Pois é, mas entre o sonho e a realidade existem alguns obstáculos, dentre eles, a grande concorrência nessa área.

Assim, hoje quem decide abrir sua clínica precisa se preparar para enfrentar um mercado mais exigente e altamente competitivo.

O maior problema, relatado pelos próprios profissionais recém-formados, é que, geralmente, o curso de graduação nem sempre dá o suporte necessário para que o profissional esteja preparado para montar o próprio negócio.

Por isso, a principal dica para aqueles que pretendem montar sua própria clínica veterinária é procurar estudar ou ler sobre gestão, marketing, finanças, já que para uma clínica ter sucesso, hoje em dia, não adianta mais se basear apenas na eficiência do atendimento.

Hoje, é preciso lançar mão de um conjunto de iniciativas, ou seja, ações, campanhas e estratégias capazes de alavancar sua clínica, fazendo com que ela consiga se destacar.

Infelizmente, conseguir destacar uma clínica veterinária hoje, ante um mercado tão competitivo, é um grande desafio, ou seja, demanda planejamento, principalmente no início da carreira.

Por isso, resolvemos mostrar aqui uma lista de dicas, bem práticas, mas que, certamente, podem ajudar muito, na hora de alavancar ou destacar sua clínica veterinária. Confira!

1. Faça um estudo da área

 

Não basta se formar, pegar o diploma e abrir um bom espaço, para poder destacar sua clínica veterinária é preciso considerar uma série de fatores. Dentre eles:

. O local de atendimento: será um consultório, clínica ou atendimento a domicílio;

. Definir o público-alvo: é preciso definir qual o tipo de público (proprietários e tutores ou empresas) para os quais os atendimentos serão direcionados;

. Escolher os tipos de serviços oferecidos e as demandas que serão atendidas.

. Formar uma equipe qualificada: é fundamental procurar formar uma boa equipe, que seja unida, eficiente e preparada para lidar com todo tipo de cliente.

2. Fique atento às oportunidades

 

Não basta se fechar em uma redoma de vidro, é preciso considerar que o mundo está . cada vez mais, globalizado, e o mercado também, ou seja, quanto mais puder ampliar o leque de ofertas de serviços, mais chances terá de conseguir destacar seu negócio.

Hoje as pessoas buscam facilidades, praticidade, por isso, se puder oferecer variados serviços, até mesmo, terapias alternativas, e tudo em um mesmo local, melhor será para todos e, inclusive, para as suas finanças.

Por isso, procure observar as principais demandas do mercado e, assim, poder identificar as principais carências da área e da sua região, facilitando na hora de enxergar boas oportunidades.

Por isso, é tão importante pesquisar muito bem antes de definir a localização de sua clínica e, a partir de então, estabelecer o perfil de consumidor ideal, valor dos serviços e se é compatível com a renda dos moradores, se há lugar para estacionar e facilidade de acesso.

E, claro, é preciso considerar a estrutura do local, sé tem possibilidade de expansão e é adequada à mais tipos de serviços.

3. Faça investimentos conscientes

 

Logo após se formar, pode ser um pouco complicado investir um valor maior em determinados equipamentos, o que não impede de fazer investimentos naqueles mais fundamentais e que possibilitem agregar valor aos serviços, ou seja, investimentos conscientes, para não prejudicar o orçamento.

Ao adquirir determinados equipamentos, sem dúvida, estará ampliando o seu leque de possibilidades.

Um bom exemplo de equipamento é um ultrassom veterinário, que se paga sozinho à medida que os atendimentos são feitos. Lembrando que esse equipamento permite atender com mais precisão, um número maior de pacientes em um mesmo dia.

E, claro, investir em uma boa equipe é essencial, assim como, uma boa infraestrutura de atendimento, proporcionando um local confortável e agradável aos clientes.

Outro investimento obrigatório para quem decide abrir uma clínica veterinária, e não pode gastar rios de dinheiro contratando um setor para cuidar da gestão e do financeiro da clínica, é apostar em um bom programa de gestão.

Já existem sistemas para clínicas veterinárias voltados para todos os tamanhos de empresa, cuidando não só da parte financeira, mas do estoque, histórico de consultas, envio de mensagens, e tudo de uma forma simples e prática.

Ou seja, um software para clínica veterinária, como Nuvem Vet, por exemplo, permite que possa ter todos os dados e informações acessíveis a qualquer hora e de qualquer lugar, em nuvem.

E, claro, além de determinados equipamentos, infraestrutura e programa de gestão, é preciso, também, e principalmente, investir em marketing, que é fundamental para quem quer atrair, conquistar e fidelizar clientes, garantindo a sustentabilidade do negócio.

4. Busque manter-se sempre atualizado

 

Hoje, devido á internet, as pessoas têm acesso a todo tipo de informação, por isso, os tutores estão, cada vez mais, conscientes e exigentes na escolha do veterinário para seus pets.

Nesse sentido, não basta apenas se formar, é fundamental procurar se manter sempre atualizado com o que acontece com o mercado, que está evoluindo muito rápido, sendo necessário garantir uma capacitação constante, que pode ser feita através de seminários, cursos online e muita leitura.

Uma capacitação pode ser feita nas seguintes modalidades:

5. Aprenda a cuidar do seu negócio

 

Lembrando que não basta ser um ótimo médico veterinário que seu negócio irá prosperar sozinho. Os tempos mudaram.

Hoje, para se destacar, é preciso ter presença online (do contrário é como se não existisse), e virar autoridade em sua área, e isso é possível através de uma bom trabalho de marketing digital.

O Marketing Digital vai ajudar a aumentar a visibilidade de sua clínica veterinária, ajudando a converter leads em clientes, e mais, ainda contribuindo para o processo de fidelização, através da criação de relação mais próxima com seus clientes.

E, nesse sentido, as redes sociais são imbatíveis, possibilitando a criação de páginas e, através das mesmas, oferecer conteúdo relevante aos clientes.

Lembrando que um dos grandes desafios em ter sua própria clínica veterinária é a falta de preparo para a gestão financeira de um negócio, sendo preciso considerar uma série de fatores na hora de cuidar do faturamento, desde os investimentos, despesas, reserva de emergência e objetivos futuros.

E é isso, como podemos ver, para ter uma clínica de sucesso, ou seja, fazê-la se destacar, não basta apenas pegar o diploma de veterinário e abrir as portas, é preciso conhecer bem o mercado, investir em atualização constante e fazer da tecnologia uma grande aliada.

Author: