Será que vale a pena implantar um plano de saúde pet em sua clínica veterinária?

Está penando em implantar um plano de saúde pet em sua clínica veterinária , mas não sabe por onde começar? Então, esse artigo é para você! Saiba aqui o que é e se vale a pena, realmente, investir nesse diferencial.

Em tempos de crise e de grande concorrência no mercado, de uma forma geral, sem dúvida, poder destacar sua clínica veterinária da concorrência oferecendo um diferencial, é sempre uma ótima estratégia.

Se por um lado o plano de saúde pet pode ser de grande ajuda para os tutores, por outro, a clínica acaba ganhando mais clientes, sendo particularmente proveitoso para quem acaba de abrir uma clínica.

É preciso levar em conta que os bichinhos de estimação, hoje em dia, são considerados como membros da família e, assim, cada vez mais, recebem atenção e cuidados especiais dos tutores. E é aí que os planos de saúde podem ser de grande ajuda, facilitando na hora  de garantir o bem-estar dos bichinhos.

Ou seja, todos têm a ganhar: o animal que recebe o tratamento veterinário, tutores que economizam e as clínicas veterinárias que ganham e fidelizam mais clientes. Não é para menos que esse tipo de serviço vem ganhando, cada vez mais, popularidade nos últimos anos entre clínicas e tutores.

Mas, antes de implantar um plano de saúde pet em sua clínica veterinária, é preciso conhecer melhor como ele funciona para poder saber se, afinal, será que vale a pena mesmo apostar nesse serviço.

O que é plano de saúde pet e como funciona?

 

Tal como funciona um plano de saúde para humanos, em um plano para os pets o tutor paga uma mensalidade fixa para ter acesso a uma rede credenciada de clínicas, hospitais e laboratórios.

Atualmente, já existem vários planos de saúde para animais de estimação bastante acessíveis para os tutores.

Geralmente, os planos mais básicos cobrem serviços como consultas, exames, vacinas e atendimento de emergência. Já, os mais caros, oferecem uma cobertura completa, com cirurgias, internações, consultas com especialistas etc.

Vantagens em implantar um plano de saúde pet na minha clínica?

 

Não tenha dúvidas de que oferecer atendimento veterinário a partir de um plano de saúde pet é muito vantajoso e vai trazer ótimos resultados, pois estará oferecendo um diferencial atrativo para seus clientes, possibilitando o acesso a tratamentos que, de repente, de outra forma não poderiam usufruir.

É preciso considerar que ninguém está livre de surpresas, como acidentes e problemas inesperados de saúde que podem acontecer a qualquer momento, e sua clínica estando credenciada, sem dúvida, possui mais chances de ganhar novos clientes.

Com tanta concorrência, quanto mais facilidades você puder oferecer para atrair novos clientes, sem dúvida, melhor será para sua clínica, e nesse sentido, poder oferecer, além de qualidade no atendimento e especialização, uma boa cobertura de um plano de saúde, isso pode ser o grande diferencial.

É preciso considerar que, hoje em dia, os animais vivem muito mais tempo, assim, quem tem um pet em casa sabe como nem sempre é fácil e possível arcar com o valor de uma consulta. E poder dispor de um plano de saúde pet, pagando uma mensalidade relativamente baixa, isso faz toda a diferença.

Enfim, um plano de saúde pet ajuda a fidelizar o cliente, já que em uma consulta de rotina ou em casos de emergência, o tutor saberá a quem procurar.

No mais, vale considerar as principais vantagens que um plano de saúde pet pode oferecer para a sua clínica ou hospital veterinário:

1- Aumento de fluxo

 

A primeira vantagem de oferecer um plano de saúde pet é o aumento no fluxo de clientes em sua clínica veterinária. A partir do momento em que o tutor contrata um plano para o seu pet, a tendência é que ele procure a sua clínica cada vez mais.

2- Aumentar a base de clientes

 

E enquanto o fluxo cresce, também vai crescendo a base de clientes, tanto os vindos através do plano como os particulares. E isso porque as pessoas tendem a preferir clínicas com mais clientes, pois geralmente isso é associado à qualidade do atendimento. Mal comparando, é o mesmo que acontece com restaurantes, quando vemos um sem clientes, é normal surgirem dúvidas quanto à qualidade do serviço. E o mesmo acontece com clínicas. Por isso, quanto mais clientes, mais chance terá de ter novos clientes e, consequentemente, obter mais lucro. Mas, claro, para que isso aconteça, é fundamental investir em um bom atendimento, o quesito mais considerado na hora de fidelizar um cliente.

3- Fidelização de clientes

 

É normal ao atender através de um plano de saúde, passar a receber os mesmo clientes com mais frequência, para tratar todo e qualquer problema nos pets.

Lembrando que o que vai fidelizar o cliente além da parcela relativamente baixa de um plano, é o atendimento.

4- Diminui os buracos na agenda

Engana-se quem pensa que ter horários livres em uma clínica agrada ao dono. Na verdade, buracos na agenda são o terror de todos que têm uma clínica veterinária.  E o plano de saúde ET é uma boa forma de resolver esse problema, acabando com os dias de pouco movimento ou buracos na agenda, ao atender por um convênio.

5- Diferenciação no mercado

 

O mercado pet está na mira de grandes empreendedores, justamente, por suas muitas possibilidades, por isso, a tendência é surgir cada vez mais concorrentes nos próximos anos.

Nesse sentido, sua clínica ser listada em uma rede credenciada de um bom plano de saúde para pets, além de credibilidade, vai conseguir se diferenciar da concorrência e ainda aumentar o fluxo de clientes no dia a dia.

Como criar seu próprio plano de saúde para sua clínica?

 

E aí, se interessou em implantar o serviço de plano de saúde pet em sua clínica veterinária? Então agora, descubra como fazer isso.

O primeiro passo é analisar os serviços veterinários oferecidos em sua clínica e,  a partir de então, pesquisar os tipos de planos que poderá oferecer, os benefícios e preços  de cada um.

Uma dica é analisar os equipamentos necessários para os atendimentos e caso sua clínica não possua todos, e não quiser investir nesses itens, considerar fazer parcerias com outras clínicas ou hospitais veterinários para ampliar a cobertura do plano.

Sempre vale a pena oferecer mais atrativos para conquistar os clientes, considere oferecer serviços como banho e tosa, descontos em medicamentos e aplicação de vacinas são algumas sugestões de serviços que você pode incorporar no plano de saúde. Claro, isso após analisar os custos para não ficar no prejuízo! Sempre avalie com muita atenção os gastos e as vantagens antes de incluir mais itens no pacote.

Como fazer parte dos grandes planos de saúde animal?

 

Mas, caso ache complicado criar seu próprio plano de saúde pet, você também pode aderir aos planos já existentes, já existindo muitas opções no mercado que disponibilizam o serviço e possuem clínicas conveniadas em todo o país.

Uma vantagem é que você não precisa ter muito trabalho para captar os clientes. Além disso, é possível oferecer apenas os atendimentos que você já possui, ou seja, não precisa investir em novos equipamentos ou profissionais.

A Tecnologia como forte aliada
 

Mas, claro, nem tem como investir em planos de saúde em sua clínica se não tiver uma gestão que funcione e, felizmente, para isso já podemos contar com as práticas ferramentas de gestão.

Ou seja, um bom programa para clinica veterinária torna possível ter um controle, de forma super simples, dos registros de consultas, exames, receituários, vacinas, cirurgias, pesagens, impressões de documentos, assim como, dos dados de todos os clientes e seus respectivos animais, informatizando e deixando a gestão bem mais eficiente.

Enfim, um sistema para clínica veterinária consegue integrar todos os setores de sua clínica de forma super prática e segura.

No mais, agora que você já sabe que vale a pena, sim, implantar um plano de saúde em sua clínica veterinária, aproveite nossas dicas e comece já a atrair mais clientes e se destacar da concorrência.

Author: