7 dicas para organizar o setor financeiro de seu Pet Shop

Como está o financeiro de sua empresa? Você consegue organizar facilmente as finanças de seu pet shop? Neste artigo, vamos mostrar 7 dicas de como organizar seu setor financeiro e melhorar os seus resultados.

Geralmente, independentemente do tamanho de um negócio, do ramo ou setor, são muitos os problemas enfrentados na hora de organizar as finanças de uma empresa.

Mas, a boa notícia é que existem algumas dicas que podem ajudar a colocar as finanças em ordem, ou seja, organizá-las, permitindo levantar custos, desperdícios, saber o nível exato de endividamento e aqueles investimentos que não estão apresentando bons resultados.

Nesse sentido, se você está com dificuldades para organizar o setor financeiro do seu negócio, este artigo é para você! Confira 7 dicas para te ajudar a organizar o setor financeiro e garantir mais eficiência ao seu pet shop.

1. Exercite a disciplina

 

A disciplina é o pilar para se alcançar novos hábitos, sem ela é impossível, ou muito difícil, se cumprir metas ou objetivos.

Portanto é preciso se disciplinar para tornar o acompanhamento das finanças um hábito. Ou seja, para que seu pet shop tenha sucesso, é fundamental acompanhar de perto alguns indicadores de desempenho, desde o faturamento, até os custos fixos, custo total, lucro nominal, entre outros.

Assim, o ideal é que empresas de pequeno e médio porte criem o hábito de acompanhar semanalmente, ou até diariamente, suas finanças, e isso porque as PMEs  costumam ser financeiramente mais frágeis do que as maiores do setor, e dessa forma, é possível visualizar flutuações mais rapidamente, permitindo contornar a tempo possíveis problemas.

2. Separe as contas pessoais das empresariais

 

Um erro muito comum das pequenas empresas é não separar as finanças pessoais das das empresariais.

É muito importante organizar, rigorosamente, as finanças, separando as da empresa das pessoais, e isso ainda é mais urgente em empresas familiares, determinando os períodos e condições que devem ser observadas para as retiradas, evitando sérios problemas à longo prazo.

3. Conheça bem os prazos

 

A melhor forma de evitar atrasos nas quitações e o pagamento de juros de mora, é conhecer bem as restrições de prazo, as datas de recebimento e vencimento das contas, isso é fundamental para ter o controle do fluxo de caixa, permitindo estabelecer prioridades a longo, médio e curto prazo. Já, no caso de dívidas, a recomendação é priorizar as que são de curto prazo.

Enfim, o controle sobre o fluxo de caixa é fundamental na rotina de qualquer empresa, e com um pet shop isso não é diferente.

4. Defina um orçamento anual

 

Para evitar acabar se perdendo e gerando uma instabilidade no negócio, é fundamental definir um orçamento anual. Dessa forma, poderá ter já estabelecido um limite de gastos com alguns investimentos que, podem ser bem positivos, mas desde que obedecido o teto de gastos.

Com um limite estabelecido, poderá desde contratar um novo serviço, investir em um programa de gestão, contratar mais pessoas, mas tudo isso dentro do orçamento anual.

Uma dica é realizar reuniões de equipe para definir o foco do investimento, os valores e objetivos para poder investir em algo que possa, realmente, trazer benefícios ao seu negócio.

5. Faça uma gestão adequada dos fornecedores

 

Conseguir bons fornecedores, principalmente, quando se trata de um pet shop, é fundamental, e saber fazer a devida gestão desses fornecedores, pode ser algo bem complexo. 

É preciso ter em mente que o estoque é o coração de um Pet Shop e, portanto, não só o setor financeiro pode ser impactado por problemas no fornecimento, mas toda a empresa, seja por atrasos, má qualidade e, principalmente, a falta de determinados produtos que pode acabar ocasionando a perda de clientes.

Por isso, é muito importante pesquisar e buscar ter um bom quadro de fornecedores e, claro, um bom relacionamento com eles, já que isso permitirá melhores condições de pagamento. 

É muito importante avaliar o seu setor financeiro e procurar fornecedores de qualidade que possam atender às suas necessidades.

6. Controle bem o estoque e as movimentações financeiras

 

Não tem como organizar as finanças de seu pet shop, sem ter um total controle de seu estoque, ou seja, garantir uma boa gestão do estoque, e isso independentemente do tamanho de seu negócio.

Por exemplo, um grande erro, talvez por superestimar a saída de algum item, é acumular produtos demais no estoque, fazendo com que invista muito dinheiro em curto espaço de tempo, e se não houver uma saída sincronizada com essa compra, isso pode significar altos prejuízos.

Por outro lado, não calcular bem a saída de alguns itens, ou subestimá-los, não garantirá  o abastecimento necessário, o que pode resultar na perda de vendas, e até de clientes, por falta deles.

Por isso, é tão importante ter um bom controle de estoque, saber quais produtos não podem faltar, estudar a saída de cada item, o tempo que leva desde a geração do pedido de compra até a entrega e o custo total envolvido, evitando desperdícios ou a falta de produtos.

7. Invista em uma solução tecnológica

 

Embora a velha planilha ainda seja usada por muitas empresas, não há como compará-las com um software de gestão, uma solução cada vez mais implementada por empresa de todos os tamanhos.

Existindo muitas opções de programas para pet shop no mercado, sempre uma se adapta melhor à necessidade de cada empresa.

A Nuvem Vet, por exemplo, automatiza e integra todos os setores da empresa em um único lugar, facilitando a gestão como um todo, pelo melhor custo-benefício do mercado.

É preciso escolher aquele sistema para pet shop que vai facilitar não só a gestão financeira, mais o controle do estoque, mantendo o fluxo de caixa sempre organizado.

E mais, um bom programa de gestão, como Nuvem Vet, oferece todos os dados acessíveis de qualquer lugar e a qualquer hora, desde consultas, vacinas, exames, receituário, enfim, tudo em um só lugar, e mostrados de forma clara e segura, em Nuvem.

Enfim, sabemos como organizar o setor financeiro de seu estabelecimento pode ser algo extremamente complexo, já que ele envolve todos os demais setores de seu pet shop, por isso, além dessa organização, poder contar com um programa de gestão para facilitar essa tarefa, pode fazer toda a diferença nos resultados de seu negócio.

Author: