Erros que deve evitar nas redes sociais de sua clínica veterinária

Atualmente, ter presença digital nem é mais uma opção, é obrigação de quem não quer ficar para trás. Nesse sentido, as redes sociais ocupam  um papel de destaque. Mas, como toda e qualquer ferramenta, é preciso saber usar para que o resultado não seja o oposto do esperado.

Sim, as redes sociais quando não são bem usadas podem prejudicar a nível profissional ou pessoal.

Por isso, se sua clínica veterinária já possui presença online, e investe em redes sociais, porém, não está gerando os resultados esperados, é possível que não esteja sabendo usá-las a seu favor.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui alguns possíveis erros que pode estar cometendo, justamente, porque são muito comuns.

Confira os erros mais comuns e que deve evitar nas redes sociais

 Que as redes sociais são excelentes ferramentas para engajar o público e fazer sua marca ser notada, disso ninguém duvida, porém, não basta ter presença digital, é preciso ter boa presença digital.

Ou seja, é fundamental evitar alguns erros, muito comuns, que podem trazer grandes prejuízos.

Para ter sucesso utilizando as redes sociais, que são ótimas estratégias de marketing, é fundamental realizar um planejamento adequado, já que alguns erros podem ser fatais nas redes sociais.

Para lhe ajudar nisso, listamos aqui alguns dos principais erros cometidos e que, claro, deve evitar cometê-los para que sua clínica veterinária tenha uma ótima presença nas redes sociais. Confira!

1- Não ter uma identidade


Será que as redes sociais, em que sua clínica veterinária está presente, estão entregando a mensagem da forma correta?

Nada pior do que não conseguir reconhecer uma marca nas redes sociais, seja pelo tipo de linguagem, pela falta de interação, pelo distanciamento… aliás, quanto mais distante dos seus clientes a clínica veterinária se mostrar nas redes sociais, maiores são as chances de suas campanhas não alcançarem os resultados esperados.

Nunca é uma boa ideia, por exemplo, adotar uma linguagem extremamente formal e fria, um tom mais descontraído (sem ser vulgar) e até brincalhão, pode ser a maneira certa de se comunicar com seus clientes.

Por isso, é tão importante estudar seu público, conhecer seus interesses e descobrir o que esperam de sua clínica veterinária, acredite, com todas essas  informações em mãos, fica bem mais fácil acertar na hora de criar um conteúdo mais apropriado para seus clientes.

2- Não conhecer seu público-alvo

O que seu público procura? O que ele deseja? Quais são as suas dificuldades?

Essas perguntas são apenas algumas, entre tantas outras que precisam ser respondidas para você conhecer melhor os seus potenciais clientes.

Acredite, descobrindo as respostas fica bem mais fácil criar conteúdos específicos para agradar seus clientes, ou tirar dúvidas e solucionar seus problemas.

Conhecendo seu público, você não apenas consegue entregar conteúdos que façam sentido e agreguem valor, como também, aumenta as chances de compartilhamento e engajamento, até porque, como vão interagir se o conteúdo postado não tiver a ver com eles?

Ou seja,  conhecendo seu público, conseguirá conversar com ele e, ao mesmo tempo, ganhar a confiança e autoridade.

3- Repetir postagens

Está sem tempo? Então, invista em imagens fofas de animais, até de seus clientes, mas não caia no erro de repetir postagens…

Outra dica é não aproveitar a mesma postagem em todas as redes sociais onde tenha presença, pois mesmo que sua intenção seja passar o mesmo conteúdo para os seus seguidores, de todas as redes sociais, é preciso entender que cada plataforma apresenta diferentes características, exigindo abordagens também diferenciadas, até em relação ao tamanho e formato de cada uma delas.

Por exemplo, embora o Facebook e o Instagram sejam muito parecidas e populares (inclusive, pertencem a uma mesma empresa) e possam concentrar nelas a maior parte de seus clientes, elas apresentam funcionalidades diferentes.

O Facebook, por exemplo, permite inserir um post com o link direto para o seu blog, e o leitor só precisa clicar no link para ser direcionado para determinado conteúdo.

Por outro lado, o Instagram não permite a inserção de links nas descrições das publicações, sendo preciso recorrer a outras estratégias (até promover o conteúdo, por exemplo) para que o usuário seja direcionado ao destino que escolher.

4- Não definir uma estratégia

Quem tem qualquer negócio, e com clínica veterinária isso não é diferente, precisa fazer um planejamento estratégico para poder guiar seus objetivos.

E não é só isso, um planejamento permite identificar erros que estão impedindo o sucesso de suas campanhas.

Ao definir metas e estratégias, consegue fazer um melhor monitoramento da sua presença online e identificar o engajamento, ou não, de seu público.

E, claro, também deve considerar a concorrência, entender a abordagem utilizada e se ela consegue atrair o público.

5- Querer ser onipresente

Embora muitas clínicas veterinárias considerem que estar presente em todas as redes sociais seja a forma correta de ter presença social, na verdade isso pode ser um tiro no pé.

A menos que tenha um setor específico cuidando dessa parte em sua clínica, você estará perdendo tempo e energia com mídias onde, na verdade, seu público nem está presente.

Ou seja, há muitas redes sociais diferentes, e dependendo do seu público, não vale a pena investir tempo e energia em uma plataforma que não faz sentido para o seu público.

Inclusive, quando decidir investir recursos em anúncios, sua campanha será mais precisa e adequada, aumentando as chances de trazer bons resultados para sua clínica veterinária.

6- Apagar mensagens negativas

Acredite, salvo algumas exceções, as mensagens negativas podem ser uma estratégia a usar a favor de seu negócio. Sim, saber lidar corretamente com comentários negativos nas redes sociais é fundamental, e é o momento perfeito para transformar a insatisfação do cliente em uma experiência positiva e, dessa forma, fortalecer a presença digital de sua clínica veterinária.

Jamais apague comentários negativos. Não só estará ignorando um problema do cliente, como não estará sendo honesto com os demais.

Isso sem falar que a tendência, quando isso acontece, é ele voltar na página e começar a repetir as críticas para chamar atenção. E o que poderia ser apenas uma simples crítica, pode se transformar em total rejeição, e ganhar quem acompanhe  nas críticas.

Sempre agradeça ao usuário que interagir em alguma das suas postagens, independente de ser uma crítica, elogio, sugestão ou qualquer outro tipo de comentário.

Sempre que o erro for de sua clínica, não deixe de pedir desculpas ao cliente que está insatisfeito com seu serviço, reconhecer a sua parcela de culpa é o primeiro passo para aproximar o cliente de sua clínica.

E atenção, o ideal é sempre tentar levar a conversa para o próprio chat das redes sociais, que é mais reservado.

Dessa forma, além de evitar que mais pessoas confiram o desenrolar do caso, o cliente fica satisfeito pois teve um atendimento diferenciado.

7- Não ter controle de gestão

Para garantir uma gestão tranquila e eficaz da sua clínica veterinária, nada como contar com um bom software para clinica veterinária, o qual permite o perfeito funcionamento de seu negócio, de uma forma prática e eficaz.

Contando com um bom programa para clínica veterinária, como Nuvem Vet, por exemplo, tudo poderá ser gerenciado com excelência, com os daos e histórico dos clientes sempre à um clique, permitindo criar estratégias de marketing mais assertivas.

Sem falar que, por contar com um sistema para clínica veterinária, você vai economizar bastante tempo, permitindo que o mesmo seja investido na elaboração de novas estratégias de marketing, como ter uma presença mais forte nas redes sociais, por exemplo, aumentando ainda mais a lucratividade da sua empresa.

Enfim, embora as redes sociais possam ser ótimas ferramentas na hora de divulgar sua clínica veterinária, elas também podem afastar clientes, caso não sejam utilizadas da forma correta, por isso, aproveite nossas dicas e aprenda a usá-las a seu favor!

Author: