5 dicas para o seu pet shop aumentar as vendas pelo whatsapp

Você tem trabalhado corretamente o marketing de seu pet shop? Tem tirado proveito máximo de suas ferramentas como o Whatsapp para aumentar as vendas? Quer saber como fazer isso? Então, confira  nesse artigo.

Por mais que o mercado pet esteja sempre crescendo e nem sinta o cheiro da crise, é fundamental saber utilizar as estratégias de marketing a favor do seu negócio, principalmente, porque a concorrência é enorme, até por ser um mercado que está em alta, empreendedores de todos os cantos do país estão se interessando em investir nesse setor.

O que isso quer dizer? Então, quem tem negócio pequeno não terá como sobreviver diante de uma concorrência desleal?

Nada disso, apenas significa que é preciso saber usar melhor as ferramentas de marketing, pois no mundo virtual todo negócio tem o mesmo tamanho, basta saber trabalhá-lo.

E é nessa hora que ferramentas como as redes sociais e o whatsapp, sobre a qual iremos falar nesse artigo, se mostram essenciais para quem não só deseja sobreviver em meio a tanta concorrência, mas também se destacar e vender muito mais.

Ou seja, é preciso entender que saber vender pelo WhatsApp, o aplicativo de mensagem mais popular do Mundo, pode ajudar, e muito, a alavancar as vendas de seu pet shop, além de melhorar o atendimento ao cliente e, consequentemente, fidelizá-lo, que é o maior objetivo de todos que têm comércio.

5 dicas para vender pelo WhatsApp

 

Preparamos cinco dicas valiosíssimas para que você possa dar os primeiros passos nas vendas pela rede social mais utilizada no Brasil, segundo dados da empresa GlobalWebIndex. Veja a seguir!

1- Utilize o WhatsApp Business

 

Primeiramente, se ainda não possui o WhatsApp Business, é preciso usilizá-la, já que é uma versão voltada, especificamente, para auxiliar empresas, principalmente, organizações de pequeno e médio porte (embora as grandes já passaram a utilizá-la também), a aprimorar a comunicação com seus clientes.

Além disso, o Whatsapp Business conta com recursos que não estão disponíveis na versão tradicional, como respostas rápidas, etiquetas para categorizar clientes e um perfil bem completo com as informações da empresa e seus serviços ou produtos.

E mais, apesar de todas essas funcionalidades, essa versão também é gratuita.

No mais, o Whatsapp Business permite:

– Automatizar mensagens rápidas, como as de saudação e apresentação da marca, confirmando, por exemplo, o recebimento de uma mensagem informando horário de funcionamento da empresa

– Criar um catálogo de produtos e serviços;

– Enviar lembretes sobre consultas e retornos;

– Classificar os contatos com etiquetas mediante critérios próprios (adicionar imagem das etiquetas).

2- Tenha um número exclusivo para o seu pet shop

 

Mas, atenção, é preciso evitar um erro muito comum: centralizar os atendimentos no WhatsApp pessoal.

É preciso baixar um whatsapp exclusivo para o seu pet shop, mesmo que esteja começando ainda, é fundamental ter um número só para o estabelecimento, justamente, para dar-lhe um ar mais profissional, não misturando assuntos de trabalho e pessoais, e com isso fazer com que as pessoas não saibam com quem estão falando.

Ou seja, é preciso usar a versão do WhatsApp Business, que pode ser baixada na loja de aplicativos do seu celular, só para uso exclusivo de seu pet shop.

3- Crie catálogos de produtos e serviços

 

Para quem tem um pet shop, no entanto, existe uma funcionalidade no WhatsApp Business que merece muita atenção, que é a possibilidade de criar um catálogo de produtos.

Nesse catálogo é possível colocar o nome do produto ou serviço, fotos, uma descrição, o preço e até mesmo um link para a página de vendas.

Ou seja, através dessa ferramenta, é possível acessar todos os produtos e serviços sem precisar abrir um bate-papo, tal como se fosse a vitrine de sua loja.

E mais, é possível acessar o catálogo 24h por dia, a qualquer momento, por isso, é fundamental mantê-lo sempre atualizado para, assim, ter um atendimento ágil e transparente.

Confira abaixo alguns exemplos de catálogos que pode criar para o seu pet shop:
 

– Acessórios para alimentação;

– Acessórios para o dia a dia;

– Banho e tosa;

– Brinquedos;

– Casinhas e caminhas;

– Coleiras e guias;

– Petiscos;

– Produtos para higiene;

– Rações…

4- Personalize o atendimento

 

Mas, claro, para que todas essas funcionalidades tenham serventia, é preciso investir em um bom atendimento, pois, primordialmente, o WhatsApp deve ser utilizado como uma ferramenta de atendimento ao cliente. Por isso, é preciso sempre responder, ser ágil e objetivo, estando sempre à disposição para tirar todas as dúvidas e, quando isso não for possível num determinado momento, deixar uma mensagem automática explicando que, assim que possível, dará um retorno.

Procure sempre colocar na sua descrição o horário de atendimento, mas tendo em mente que quem utiliza o whatsapp espera um atendimento, praticamente, instantâneo.

5- Crie ofertas especiais e divulgue muito

 

E não existem boas vendas sem que elas passem por uma boa divulgação, assim sendo, além de tirar proveito das redes sociais, mostrando as promoções e ofertas, é preciso também divulgar o número do whatsapp nas redes sociais, de preferência na Bio, para que os interessados sejam encaminhados, automaticamente, à ele.

Vale até oferecer benefícios exclusivos para quem comprar diretamente no WhatsApp, sem dúvida, é uma excelente forma de atrair clientes e, ao mesmo tempo, fidelizá-los.

Assim sendo, tire proveito dos stories ou promova uma postagem com anúncio linkando diretamente ao whatsapp.

Uma dica é evitar criar grupos de vendas, pois esse tipo de atendimento pode soar muito “impessoal”, além de lotar a caixa de entrada das pessoas, o que acaba surtindo o efeito oposto do esperado, e muitos podem até chegar a bloquear o seu número, o que é muito negativo.

No mais, se o cliente não retornar ou responder alguma mensagem, entenda isso como um sinal de que ele não está interessado, nem todo mundo gosta de comprar pelo WhatsApp, e é preciso oferecer a melhor experiência possível ao cliente, e isso passa, necessariamente, pelo respeito.

Um programa de gestão como aliado

 

Como volta e meia mostramos por aqui, a tecnologia é sempre a melhor aliada, nesse caso,  através de um bom programa de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo.

Um bom software para pet shop, dentre uma série de funcionalidades, pode justamente, facilitar no uso do whatsapp em seu pet shop, já que ele integra a ferramenta, ficando bem mais fácil na hora de enviar lembretes, criar mensagens personalizadas, ou seja, otimizando mais ainda o uso da ferramenta.

Lembrando que um programa para pet shop vai informatizar todo o seu negócio, deixando todos os dados acessíveis na nuvem, facilitando o acesso de qualquer lugar e a qualquer hora, permitindo ter o controle total do estoque, financeiro, consultas, agendamentos, exames, e muito mais!

Enfim, a concorrência nunca esteve tão grande nesse setor, por outro lado, felizmente, podemos contar com ferramentas de marketing que, se bem usadas, como o whatsapp, podem fazer maravilhas para qualquer negócio, e se somar a isso o uso de algum programa de gestão, então, certamente, o sucesso estará garantido.

Author: