Fidelize seus clientes e tenha novas possibilidades


Que o mercado Pet é um dos mais concorridos e um dos que mais cresce no país, isso já não é mais novidade, só que, claro, não basta resolver abrir uma clínica veterinária, um pet shop ou uma casa de ração que o sucesso vem sozinho, se destacar e fidelizar clientes não é tarefa das mais fáceis e nem acontece da noite para o dia.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas técnicas, testadas e comprovadas, que vão ajudar a garantir seu lugar nesse disputado mercado.

Primeiramente, é preciso ter em mente que tudo passa pela conquista dos clientes, o que até pode parecer uma coisa simples, mas não é, e daí aprender a  fidelizá-los, o que é ainda mais complicado mas é o que garante o sucesso de seu negócio.

Por isso, primeiramente, vamos dar aqui dicas de como fideliza-los, apesar de já termos falado sobre esse tema aqui no blog, mas nunca é demais rever algumas técnicas para conquistar/fidelizar e ainda aprender outras novas.

7 dicas para conquistar/fidelizar clientes

Um erro muito comum é pensar que basta investir em uma boa localização, criar um ambiente aconchegante que o resto vem… na verdade, quem tem qualquer negócio precisa, constantemente, criar estratégias para fidelizar clientes, ainda bem quando se trata de um setor super competitivo como o pet.

É preciso entender que quanto maior a oferta, maior é o nível de exigência por parte dos clientes. Ou seja, só oferecer um ótimo atendimento não basta, para manter sua clínica veterinária ou pet shop funcionando, principalmente, em um mercado tão competitivo como o pet.

Pois é, e quem é empreendedor tem que saber que não basta ter um negócio, é preciso buscar sempre estratégias, pois o mercado muda, e quem não corre atrás de novidades perde clientes e fica para trás.

Por isso, é fundamental estar sempre atento e aberto ao novo. Quer conquistar mais clientes e fideliza-los? A hora é essa! Confira a sete dicas para fidelizar clientes da sua clínica veterinária ou Pet Shop:

1 – Trate MUITO bem os animais
Tal como acontece com nossos filhos, quem trata bem nosso animalzinho ganha nosso coração, não é mesmo?

2 – Seja atencioso com os donos dos pets

Mais do que isso, mime seus clientes! Ofereça brindes surpresa (ossinho, brinquedinho, caneta… vale apostar em algum item do estoque com data a vencer). Que tal ter um cantinho com café, bolachinhas e água? A dica é colocar-se no lugar do seu cliente e imaginar como que ele gostaria de ser mimado. São simples detalhes com os quais você pode gastar muito pouco e ganhar muito no final.

3 – Ofereça uma excelente estrutura
Invista em um local com cadeiras, ou sofá, confortáveis, que seja bem ventilado e agradável, afinal, muitos precisarão ficar horas nesse espaço aguardando algum procedimento, ou passarão ali momentos de apreensão.

4 – Tenha funcionários simpáticos, capacitados e engajados
A recepcionista é super eficiente, rápida e disciplinada, mas é carrancuda e nem um pouco simpática, então não serve. Para lidar com gente precisa ser simpática e, principalmente, demonstrar gostar de animais.

5 – Ofereça diferenciais
Como foi dito, o mercado está super competitivo, portanto, é preciso investir em diferenciais, e servem as dicas acima para mimar o cliente, canetinhas com´o logotipo da clínica, ou pet shop, cantinho do café…

6 – Tenha um site e use as redes sociais
Hoje ter presença digital não é mais opcional, é uma exigência, principalmente, para quem quer competir nesse mercado super aquecido. Invista em conteúdos interessantes e engajamento.

7 – Aposte em um software de gestão

Existe muita opção de sistema para pet shop e clínica veterinária que ajuda a tornar todos os processos mais simples e rápidos, sem falar que ajudam a economizar com alguns funcionários que teriam que ser contratados para assumirem essas tarefas.

5 principais vantagens de conquistar clientes​

Não basta atrair clientes, é preciso também e, principalmente, conquistá-los, ou seja, fideliza-los, sem dúvida, esse é um passo fundamental para garantir o bom funcionamento da sua clínica veterinária, ajudando a divulgar (no boca a boca) seu serviço veterinário.

Confira abaixo os principais benefícios ao investir na conquista/fidelização de seus clientes.

1- Agenda sempre cheia

No caso de clínicas veterinárias, as consultas são, geralmente, a principal fonte de receitas, assim como, em um pet shop, os banhos e tosas, por isso, uma agenda cheia, significa um maior retorno e, claro, mais possibilidades de investir no próprio negócio.

Sim, é preciso entender que um cliente satisfeito ajudará a promover o seu serviço, ou seja, mais pessoas conhecerão sua clínica veterinária, ou pet shop, por conta da recomendação desse cliente.

Por isso, acredite, ao fidelizar clientes, estará garantindo uma agenda cheia.

Ótimo atendimento, preço justo e qualidade, esse combo é infalível!

2- Mais economia

Acredite, estudos comprovam que fidelizar clientes é de 5 a 7 vezes mais barato do que investir na atração de novos clientes.

Clientes fiéis indicarão os seus serviços para outros clientes, que poderão se tornar fiéis e indicar a outros, formando um ciclo de fidelização de clientes que só trará benefícios para sua empresa.

Essa é uma das estratégias de marketing mais eficientes e econômica, o chamado marketing boca a boca, feita voluntariamente através de comentários positivos sobre seu serviço.

Enfim, a fidelização é uma tática mais econômica para a empresa do que precisar investir para conquistar novos clientes que, de repente, só frequentarão seu estabelecimento de maneira pontual.

3- Poder negociar com fornecedores

Acredite, quando um fornecedor sabe que sua clínica, ou pet shop, possui clientes fiéis e, logo, mais chances do produto dele ser vendido, ele vai facilitar a venda de produtos em sua empresa, e poderá negociar melhores preços, quantidades, prazos, etc.

4 – Poder aumentar a margem de lucro

Quando há fidelização de clientes, os preços já não são, e nem devem ser, o fator principal de competitividade. Pois, mesmo que os seus produtos e serviços estejam acima da média do mercado, seus clientes vão preferir os seus. Ou seja, sua margem de lucro pode ser maior ou, até mesmo, mais estável que a dos demais concorrentes.

5- Garantir um tratamento mais eficaz

No caso de clínicas, certamente, um cliente fiel já possui um histórico dentro da mesma, com todas as doenças, enfim, um acompanhamento da vida do animal desde o início, o que já contribui e muito, para a eficácia de qualquer tratamento.

Quando um cliente é fiel, por exemplo, ao surgir qualquer vestígio de um problema, ela é logo percebido e tratado, diminuindo as chances de agravamento.

 

No que um programa para clínica veterinária e pet shop pode ajudar

Um sistema para clínica veterinária e pet shop pode oferecer inúmeras soluções para uma administração mais ágil e eficaz no seu negócio e, começando pela oportunidade de ter um relacionamento mais assertivo com os seus clientes.

Com um programa de gestão como, por exemplo, Nuvem Vet, você tem a um clique, todas as informações de seus clientes, tudo muito bem guardado, em segurança, na nuvem.

Com o software veterinário é possível agilizar todo o processo do tratamento do animal de estimação, com toda a parte administrativa informatizada, desde o registro de consultas, exames, receituário, vacinas, financeiro e muito mais!

Como a fidelização passa pela eficiência e qualidade de atendimento, sem dúvida, contar com a facilidade de um programa de gestão, é apostar na valorização de sua clínica, ou pet shop.

Author: