8 Dicas para aumentar a produtividade de sua Clínica ou Pet Shop

Se você não sabe mais o que fazer para melhorar o rendimento de sua clínica, ou pet shop, ou seja, fazer com que seu negócio se torne mais produtivo, esse artigo é para você!

Primeiramente, é importante saber que a produtividade de qualquer negócio passa pela organização. Porém, quando falamos de organização, não estamos falando apenas de arrumar as pilhas de papel, ou tirar o pó das prateleiras, mas na criação de uma rotina mais funcional, garantindo mais produtividade e, assim, mais lucro.

Parece algo impossível de ser aplicado em sua clínica ou pet shop? Pois saiba que não!

Por isso, reunimos algumas dicas infalíveis, enfim, estratégias empresariais que podem ser aplicadas para garantir mais produtividade e conseguir um crescimento significativo e melhores resultados. Confira!

1. Otimize o espaço de trabalho

Quer aumentar a produtividade? Então, comece organizando seu ambiente de trabalho! Sem dúvida, ao reduzir a confusão visual ao seu redor, você consegue ser mais produtivo e melhorar o desempenho de uma forma geral.

Procure manter sua clínica, ou pet shop,  quanto mais arrumada possível. Ou seja, evite pilhas de papel em cima da mesa, produtos fora do lugar, se preciso, peça para alguém organizar e se encarregar de manter tudo sempre assim.

Uma dica é armazenar aqueles itens que utiliza todos os dias em um mesmo local, assim, ficará fácil encontrá-los sempre que precisar. E, claro, se livre de itens que não usa mais para eliminar mais espaço.

2 – Delegue tarefas

Quer agilizar a rotina e aumentar a produtividade? Então, experimente delegar tarefas! Assim, em vez de gastar seu tempo atendendo telefonemas, preenchendo formulários ou arrumando sua sala de atendimento antes de cada consulta, treine funcionários para exercerem essas funções que, apesar de simples, acabam tomando muito tempo.

É fundamental que cada membro da equipe de sua clínica, ou pet shop, saiba exatamente quais são as suas tarefas e funções no dia a dia, garantindo, assim, mais produtividade, pois quando o funcionário sabe exatamente quais são as suas atribuições, ele não fica perdido esperando por algum comando, já que saberá o que precisa fazer.

3 – Invista em Treinamento

Funcionários treinados garantem mais produtividade, mais eficiência e profissionalismo. É fundamental que todos envolvidos em um negócio falem e mesma língua e funcionem em harmonia. No mais, ter que responder sempre as mesmas dúvidas dos funcionários é perda de tempo e isso não combina com produtividade. Ter funcionários capacitados aumenta o seu tempo livre e, mais importante, aumenta a eficiência da equipe como um todo.

4. Fuja das distrações

O maior vilão da produtividade, sem dúvida, é a distração. Por isso, fuja das distrações, elas geram procrastinação.

Assim, evite que sua equipe fique conferindo as redes sociais a cada notificação, assim como, perca tempo abrindo e repondendo e-mails, várias vezes ao dia.

A dica, portanto, é estabelecer horários para que os funcionários possam conferir as mídias sem prejudicar a rotina de sua clínica, ou pet shop.

5. Planeje o dia a dia da clínica, ou pet shop

Ao fim de cada dia, procure fazer um levantamento do que foi feito, ver onde pode melhorar, enfim, revise tudo o que foi feito e procure planejar as atividades do dia seguinte.

Procure fazer uma relação das atividades que devem ser cumpridas a cada dia, hierarquizando as prioritárias em relação às menos relevantes, estabelecendo metas e prazos a serem cumpridos.

6. Otimize os processos

Como é atendimento ao cliente na sua clínica, ou pet shop? É rápido e eficiente? Como os processos são e acontecem? Quantas pessoas são necessárias para resolver um problema?

Acredite, hoje a tecnologia pode facilitar muito cada processo dentro de sua clínica, ou pet shop, desde mantendo os dados todos digitalizados, até o controle do estoque, contribuindo para uma maior organização e produtividade do seu negócio.

Para isso, existem diferentes opções de software de gestão, existindo para cada bolso e necessidade, como Nuvem Vet, por exemplo, que oferece o melhor custo benefício do mercado.

7. Mantenha as informações integradas

Não é possível pensar em produtividade quando se perde muito tempo procurando contatos, conferindo os agendamentos ou consultando os históricos dos pacientes.

Como foi dito, a produtividade passa pela organização, assim, se quer ter uma clínica, ou pet shop, produtivo, é fundamental apostar em um banco de dados digital, com todas as informações a um clique, e integradas.

Certamente, um bom sistema para clínica veterinária e pet shop pode lhe ajudar nisso, permitindo que reúna os dados dos pacientes em um único lugar, sem que corra o risco de perder alguma informação importante, e nem de desperdiçar tempo para refazer o cadastro ou procurá-lo em meio à inúmeras fichas.

Ou seja, a tecnologia pode ajudar, e muito, na organização do seu negócio, economizando tempo e dinheiro!

8. Aposte na tecnologia para ajudar a gerenciar seu negócio

Um dos maiores problemas enfrentados por donos de clínicas veterinárias e pet shops, sem dúvida, é a gestão e toda a questão administrativa.

Na verdade, a administração é o maior medo dos médicos veterinários na hora de montarem suas clínicas, quando se deparam com problemas como procurar bons fornecedores, fazer relatórios de despesas e receitas, gerenciar o estoque e tantas outras tarefas, com as quais não estão acostumados e costumam gerar muita dor de cabeça.

Porém, infelizmente, não dá para fugir dessas questões administrativas ou financeiras, mas, por outro lado, ao contrário do que acontecia até pouco tempo atrás, tem como facilitar toda essa parte de gestão com a ajuda da tecnologia.

Pois é, são ferramentas que facilitam muito o dia a dia de pessoas que não têm experiência com gestão e , muito menos, podem se dar ao luxo de contratar profissionais só para lidarem com essas questões administrativas.

Um programa para clinica veterinária e pet shop, como Nuvem Vet, vai fazer toda a diferença na organização e, consequentemente, produtividade de sua clínica veterinária ou pet shop, agilizando e informatizando os registros de consultas, exames, receituário, vacinas, além de ajudar a gerenciar a parte financeira e o estoque.

Pronto, agora é aproveitar essas dicas e garantir mais lucro, aumentando a produtividade de sua clínica, ou pet shop!

Author: