Defina metas para o crescimento de sua clínica

Quem monta um negócio, com certeza, está realizando um sonho lá de trás… afinal, todos nós um dia já sonhamos alcançar algo, não é mesmo?

Porém, para realizar qualquer sonho, é preciso assumir um compromisso, ter muita disciplina e determinação.

E é aí que entram os objetivos e metas que, a primeira vista, podem até parecer a mesma coisa, mas não são, embora ambos sejam fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento

Quem acompanha nosso blog sabe que montar um negócio, como uma clínica ou pet shop, por exemplo, exige mais do que boa vontade, exige um planejamento, e para isso, é preciso ter definidos os objetivos e as metas.

O planejamento é fundamental para que se saiba, exatamente, onde se quer chegar, quando e como. Acredite, ter controle desse andamento ajuda a ter um bom resultado.

Basta um mínimo de entendimento de administração para saber que “tempo é dinheiro”, embora, na prática, pode ser um desafio e tanto gerenciar todos os aspectos de uma clínica veterinária, ao mesmo tempo que otimiza suas operações com o controle absoluto de sua gestão.

Mas, afinal, como garantir um crescimento de sua clínica, como aumentar a produtividade em seu estabelecimento veterinário?

Resposta: definindo os objetivos e metas, pelo menos, já será um bom passo inicial.

Pois bem, se engana quem pensa que o sucesso de uma clínica veterinária se mede pelo número de pessoas esperando para serem atendidas, na verdade, o sucesso deve ser medido pela capacidade de produtividade, por conseguir executar as tarefas em menos tempo possível.

Por exemplo, nem sempre uma fila enorme significa sucesso, mas sim, que o estabelecimento não viabilizou uma forma das pessoas serem atendidas rapidamente, que aí sim seria sinônimo de sucesso.

E mais, quanto menos tempo você e sua equipe gastarem para executar as tarefas diárias, mais tempo terão para focar em outros aspectos importantes e, dessa forma, mais chances de aumentar o faturamento.

E é aí que entram as metas.

Diferença entre Objetivo e Meta

Primeiramente, vamos entender, exatamente, o que significa Meta e Objetivo que, pois pode até parecer que esses termos tenham o mesmo significado, porém, em um planejamento cada um tem uma função em relação ao resultado final.

Objetivo: definição mais abrangente, mais a longo prazo, significando o que desejamos alcançar, onde queremos chegar, servindo até como uma espécie de guia.

.Ex: O Objetivo de uma clínica é aumentar em 30% o faturamento, ou realizar uma mudança de endereço.

Meta: já, meta é o objetivo de forma quantificada, são ações ou tarefas  específicas detalhadas para se alcançar o objetivo. São definidas as metas em cima de quantidade e prazos. Ou seja, são aquelas pequenas ações (regulares e planejadas) a serem executadas para que se alcance determinado objetivo, o qual já foi previamente determinado.

.Ex: Se o objetivo da clínica é aumentar o faturamento em 30%, a meta é conquistar mais clientes, apostar em estratégias de marketing… melhorar o atendimento.

É importante saber que são as pequenas ações (metas), que usadas em conjunto, vão aproximar você de seu objetivo.

Estabelecendo metas

Acredite, muitas clínicas e empresas no geral, não atingem todo o seu potencial simplesmente porque subestimam essa parte, ou seja, não possuem objetivos claros.

Por isso, para que sua clínica cresça, para que tenha sucesso, o primeiro passo é estabelecer metas.

E isso vale para qualquer setor de sua clínica, seja o atendimento, a marcação de consultas, a organização… um exemplo de metas pode ser aumentar o número de consultas aos sábados, por exemplo.

Mas é fundamental que toda a equipe conheça as metas e trabalhe em sintonia para alcançá-las, e sempre compartilhando os resultados, justamente, para que  todos se sintam motivados e vejam como seus esforços estão valendo a pena, ou, revejam as ações, onde podem melhorar.

Planejando o dia a dia

Não é de hoje que o planejamento diário é associado à produtividade e crescimento de qualquer empresa, e isso porque, comprovadamente, começar o dia com uma lista de tudo que precisa ser feito, com todas as tarefas (metas a serem alcançadas) é fundamental para orientar as atividades e equipe durante o dia e ainda evitar a procrastinação.

Para isso, a dica é separar alguns minutos para listar tudo que precisa ser feito ao longo do dia, e de preferência, organizando as tarefas pela urgência.

Procure sempre, ao final do expediente, avaliar como foi o desempenho da equipe, se as metas foram cumpridas, quais não foram e os motivos.

Documentos acessíveis

Perder tempo procurando documentos, informações, dados sobre clientes, em pilhas de papeis, não combina, em nada, com produtividade, eficiência e agilidade.

Se ainda não aderiu à informatização em sua clínica, acredite, isso pode ser um grande impeditivo de uma gestão mais plena, organizada e eficiente. É preciso investir em documentos digitais em seu estabelecimento veterinário, justamente, para aumentar a produtividade do seu negócio.

Com todos os dados digitalizados, a um clique de distância, o trabalho vai fluir mais rapidamente, com tudo que precisa organizado em arquivos no computador (como os registros médicos dos animais, por exemplo) acessíveis para todos os profissionais.

Além de garantir mais organização, ter os documentos digitalizados economiza espaço, suprimentos e tempo para pesquisar determinado item.

Acredite, informatizar sua clínica, através de um bom sistema para clínica veterinária é a melhor forma de garantir uma administração, ou gestão, segura, eficiente e produtiva.

Otimize a gestão

Certamente, com a tecnologia presente em nosso dia a dia, ocupando todos os setores e negócios, não faltaria alguma ferramenta que pudesse nos ajudar a integrar todas as áreas da prática veterinária, unindo o lado clínico e comercial.

Felizmente, hoje existem muitas opções de software para clínica veterinária, e para todos os bolsos, como Nuvem Vet, por exemplo, que oferece o melhor custo-benefício do mercado.

Nuvem Vet ajuda a otimizar a festão de sua clínica, ajudando a economizar tempo, dinheiro e ainda melhorando o atendimento aos clientes.

Pronto, agora que já sabe que as metas são fundamentais para alcançar seus objetivos, é só deixar Nuvem Vet ajudar a gerenciar e administrar sua clínica  e se preparar para o sucesso.

Author: