Como utilizar e-mail marketing em sua clínica veterinária

Em tempos de crise, e com o mercado pet saturado, nunca é demais lançar mão de todo tipo de estratégia. Nesse sentido, o e-mail marketing continua sendo um importante recurso que, sem dúvida, pode lhe ajudar muito a aumentar o número de clientes.

Com a enorme concorrência dentro do mercado pet, sem dúvida, se torna cada vez mais importante investir em estratégias que visam aumentar a visibilidade de sua clínica veterinária e, consequentemente, ganhar autoridade e atrair mais clientes.

É preciso, antes de mais nada, entender que quando se trata da saúde, as pessoas costumam ser mais criteriosas ao escolher a clínica e profissionais e é nessa hora que um bom marketing vai fazer toda a diferença, com suas muitas estratégias para atrair e fidelizar clientes.

E dentre as muitas estratégias de marketing, e que nunca perdem o fôlego, podemos destacar o e-mail marketing.

O e-mail marketing possibilita, de uma forma super econômica, entregar conteúdos relevantes ao seu público-alvo, educando-o a respeito de assuntos da área da saúde, entregando as soluções certas, no momento oportuno, criando um relacionamento saudável e, ao mesmo tempo, natural.

Quer saber como utilizar e-mail marketing em sua clínica veterinária? Continue lendo!

Por que utilizar e-mail marketing

Toda a estratégia de marketing é valida e tem suas particularidades, no caso do e-mail marketing, além de estreitar o seu relacionamento com o cliente, ele ainda o ajuda a se tornar uma autoridade na sua especialidade, e isso devido aos conteúdos oferecidos.

Mas, as razões para adotar esse recurso não param por aí, por isso, listamos alguns outros benefícios dessa ferramenta. Confira:

Baixo custo

Ao contrário do que acontece com outras estratégias de marketing, não será preciso investir muito dinheiro.

Alto retorno

Podem surgir muitas outras e novas estratégias, porém, o e-mail marketing não perde sua majestade. Sem dúvida, essa é uma das estratégias que apresentam o melhor retorno financeiro, já que com pouco investimento é possível alcançar um bom número de pessoas que, consequentemente, poderão se tornar seus clientes.

Mais visibilidade

Segundo dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de e-mail; 72% checam a sua caixa de entrada de e-mails 6x ou mais todo dia; 82% dos consumidores abrem e-mails de empresas.

Ou seja, provavelmente, seus potenciais clientes monitoram seus e-mails diariamente, o que quer dizer que essa estratégia ajuda a divulgar sua clínica de maneira natural, trazendo informações relevantes para seu público, que vão ajudá-lo em algum momento de sua vida.

Segmentação do público

Para uma melhor segmentação, é preciso garantir que ao realizar o cadastro em sua clínica, solicite o e-mail dos clientes, além disso, vale se valer de estratégias para conseguir ter acesso a e-mails de potenciais clientes, como através de uma assinatura em seu site, ou blog.

Dessa forma, é possível enviar conteúdos diferenciados e específicos para um público segmentado.

Esse tipo de estratégia contribui para conquistar a confiança de seus clientes de maneira mais eficiente.

A segmentação é um item fundamental que não deve ser subestimado, pois pode trazer diversos benefícios para sua clínica, principalmente, em relação ao aumento e fidelização de clientes.

Como utilizar o e-mail marketing em sua clínica

Pronto, agora que conhecemos alguns benefícios ao implantar a estratégia de e-mail marketing na sua clínica, é preciso saber que o grande desafio, no entanto, não está em enviar o e-mail marketing, mas em conseguir encantar leitores, obter interações e manter uma lista de e-mails limpa e crescente.

Por isso, é importante saber como utilizar o e-mail marketing e fazer com que gere bons resultados. Confira!

Para confirmar consultas

Não é novidade alguma que uma das maiores dificuldades das clínicas, no geral, e com as veterinárias não é diferente, é a confirmação das consultas. Além de demandar tempo, muitas vezes, o cliente não pode atender ao telefone, e é aí que o e-mail marketing também pode ajudar.

É possível programar o envio dos e-mails para que o paciente possa confirmar, ou não, a consulta.

Mas… como saber se o e-mail foi lido? Muita gente não sabe, mas existem ferramentas que, conectadas ao e-mail, fornecem esse tipo de informação.

Para servir como um lembrete de retorno

Muita gente ainda subestima o pós-atendimento mas, o fato é que ele é muito importante, principalmente, para fidelizar clientes.

E através do e-mail marketing, é possível avisar ao paciente sobre a necessidade do retorno à consulta.

No e-mail, vale ressaltar a importância de cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, sugerir o agendamento de uma nova consulta.

Assim, o cliente não apenas perceberá o quanto se preocupa com o bem-estar do seu animal de estimação, como se sentirá mais motivado para retornar à sua clínica.

Para enviar conteúdos informativos

Aproveitar uma ferramenta como e-mail marketing para enviar conteúdos relevantes, sem dúvida, é uma ótima forma de mostrar aos clientes sua autoridade em sua área, utilizando, além do site ou redes sociais, esse espaço para dar dicas e oferecer informações úteis.

Além disso, também é possível alertá-lo sobre a importância de realizar consultas e exames de forma preventiva, além de tirar dúvidas sobre vacinas e cuidados gerais.

Dicas para um e-mail marketing de sucesso

Algumas dicas são fundamentais na hora de fazer uso dessa potente, mas ainda muito subestimada, ferramenta de marketing. Confira como garantir bons resultados usando e-mail marketing na sua clínica veterinária:

Segmente seu público

Não perca tempo enviando e-mails para quem nem acessa a caixa de correio eletrônico, ou para quem não tem animal em casa, ou ainda para quem mora longe, ou seja, segmente a lista de e-mail de acordo com as características do seu público, como localização, por exemplo, já é uma ótima maneira de personalizar as mensagens.

Com o tempo é possível otimizar ainda mais os resultados, separando aquele público de acordo com os resultados das campanhas de e-mail anteriores, como taxa de aberturas de e-mails, demonstração de interesse, visitas ou contatos pós e-mail…etc.

Envie regularmente

Nada mais chato do que receber muitos e-mails, de um mesmo remetente, semanalmente, acredite, o resultado costuma ser um tiro no pé, muitas vezes com o cliente até bloqueando seu contato. E, claro, você não vai querer isso.

Por isso, nada de enviar e-mails para seus clientes todos os dias, mas, claro, procure definir uma regularidade, que pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal.

O fundamental é ele não se sentir incomodado a ponto de lhe bloquear, e nem acabar lhe esquecendo, por isso, a dica é ter os dias pré-definidos e, com o tempo, o público começará até a esperar pelos seus e-mails na caixa de entrada.

Para isso, é só fazer um planejamento simples, criando um calendário com as datas de envio.

Monitore resultados

Não adianta investir em nenhuma estratégia, ou ferramenta de marketing se não pretende monitorar os resultados. Como vai saber se deu certo?

Por isso, você deve estar preparado para monitorar o desempenho de todas as mensagens enviadas para pode mensurar o sucesso, ou não, de sua estratégia de marketing.

Aposte na tecnologia

A tecnologia nunca esteve tão presente em nossas vidas, e em todos os setores, facilitando nosso dia a dia.

Até mesmo na hora de gerenciar sua clínica, um bom sistema para clínica veterinária permite não apenas agilizar cada processo dentro de sua clínica, como também, informatizá-la, tendo um completo controle dos registros de consultas, exames, receituário, vacinas, financeiro, estoque e etc…

Ou seja, com um bom software para clínica veterinária fica muito mais fácil investir em estratégias de marketing, com os dados todos sob controle e a possibilidade de mensurar os resultados.

Enfim, o e-mail marketing é uma estratégia que não deve ser jamais subestimada e que, feita da forma correta, pode trazer muitos benefícios para a sua clínica. 

Author: