A importância das redes sociais para clínicas veterinárias

Já falamos aqui sobre a importância de ter presença digital, atualmente, ajudando a conquistar novos clientes e fidelizar os que já têm.

O fato é que não basta mais montar um bom consultório em um local de fácil acesso e com boa estrutura, ou investir no melhor sistema para clínica veterinária, nesse mercado cada vez mais competitivo, conquistar novos pacientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa.

Muitos são os fatores que podem influenciar o sucesso de sua clínica veterinária, desde a localização, a concorrência local, o ambiente físico, o atendimento e, mais do que nunca, a divulgação, ou seja, o marketing, e é aí que as redes sociais podem ajudar, e muito.

O marketing digital, mais precisamente, as redes sociais, hoje em dia, são fundamentais para o sucesso de sua clínica veterinária. Por isso, vamos mostrar aqui algumas dicas para você aproveitar melhor o potencial das redes sociais para conseguir captar novos clientes, assim como, fidelizar os que já possui.

Por que apostar nas redes sociais

É preciso entender que, atualmente, grande parte dos brasileiros se encontra ativa nas redes sociais, por isso, ela é uma importante estratégia de marketing que não deve ser ignorada.

Assim, em um mercado tão concorrido como o mercado pet, para se tornar uma clínica veterinária de sucesso não basta apenas contar com o mais eficiente software para clinica veterinaria, na melhor localização e com os melhores profissionais atendendo em sua clínica, é preciso saber divulgá-la, e hoje não tem espaço mais eficaz para isso que as redes sociais.

Considerando que, provavelmente, a maioria dos seus clientes está nas redes sociais, elas são canais obrigatórios para captar e fidelizar mais clientes, e não utilizar as redes sociais reduz significativamente os potenciais de alcance e referência de sua clínica veterinária nesse mercado cada vez mais competitivo.

Por onde começar

Como já vimos, hoje uma das principais ferramentas para conquistar clientes são as redes sociais, mas por onde começar a fazer uso, de forma assertiva, das redes sociais?

Então, primeiramente, é preciso saber quem são seus clientes, quais suas características, seu poder aquisitivo, suas preferências… dessa forma, descobrir qual a melhor plataforma para encontrá-los.

Sem dúvida, embora existam outras, no momento, Facebook e Instagram são as redes sociais mais utilizadas, portanto, vale a pena investir nelas, aproveitando todo o seu alcance, e apostando em conteúdos relevantes, chamando a atenção e conquistando novos clientes.

Facebook

Facebook ainda é a maior rede social, uma ferramenta com um potencial enorme para empresas se relacionarem com seu público ideal, mas como tirar proveito de todo o potencial dessa rede para atrair novos clientes?

Produza conteúdo relevante

Facebook vem diminuindo, cada vez mais, o que chamamos de alcance orgânico, o que na prática significa que seu conteúdo, em um primeiro momento, aparecerá para menos pessoas, sendo preciso que elas interajam para que o conteúdo seja identificado como relevante e, só então, começa a ser levado à mais usuários.

Como chegar a mais usuários rapidamente?

Existem duas formas de você alcançar um público novo em sua página no Facebook, através das interações e compartilhamentos, o que pode levar algum tempo, ou impulsionando as postagens, com o Facebook Ads.

Ou seja, Facebook Ads permite alcançar rapidamente, e por um valor irrisório, muitas pessoas.

Instagram

Até por pertencer ao Facebook, o Instagram funciona de uma forma bem parecida, também permitindo que impulsione suas postagens, o que colabora para aumentar o número de seguidores, ou seja, potenciais clientes.

Tire proveito dos Stories

No Instagram, os Stories ganharam um espaço importante para quem produz conteúdo e isso por ser fácil de ser consumido, adaptado para as telas de celulares, não é para menos que se tornou um fenômeno.

Diferente das postagens no seu feed, o Stories permite colocar links para sites e ainda impulsionar as postagens.

E se criar anúncios, por exemplo, os Stories do Instagram deve fazer parte da sua estratégia, pois, a um custo muito baixo e ótimo alcance, acaba sendo uma ótima ferramenta de divulgação.

Planeje o conteúdo

Planejar corretamente o seu conteúdo, vai não apenas lhe ajudar a chegar ao seu público alvo, como vai permitir ganhar autoridade na sua área.

Use Hashtags

Mas, além de um bom conteúdo, para que seja encontrado nas pesquisas, por pessoas que tenham interesse no seu serviço, é preciso saber usar as hashtags a seu favor.

As hashtags são mecanismos de pesquisa poderosos, que trazem ótimos resultados para quem sabe utilizá-las corretamente em sua estratégia digital.

Poste imagens diferenciadas

Que tal tirar proveito da paixão das pessoas por seus animais de estimação e mostrar fotos fofas desses bichanos? Vale usar imagens dos animais de seus clientes (certamente, com a permissão dos mesmos).

Aproveite esse poderoso espaço pra, também, mostrar sua estrutura, procedimentos, equipe e novidades, para que as pessoas sintam sua paixão pelo ofício.

Aposte em anúncios

Não é de hoje que o Instagram vem se tornando o queridinho dos brasileiros, com milhares de lives e Reels, as pessoas estão cada vez mais presentes nessa rede social.

Por isso, anunciar no Instagram é uma ótima forma de ganhar visibilidade, seguidores e, claro, clientes. Mas,. para isso, é preciso seguir nossas dicas, apostando em conteúdo de qualidade, belas imagens e transparência.

Ao patrocinar algum post você estará elevando o nome de sua clínica, ganhando possíveis clientes e tudo isso, por um custo muito pequeno.

E mais, é possível anunciar em vários formatos diferentes, tirar muito proveito do Stories, Reels , feed… ampliando seu alcance e, consequentemente, conquistando novos clientes.

Responda dúvidas

E, claro, uma regra que vale para toda e qualquer rede social em que esteja presente, não deixe de responder nenhuma pergunta, tirar dúvidas… jamais apague um comentário, por mais negativo que possa ser, pois, comprovadamente, o resultado costuma ser o oposto do pretendido, e a reclamação acaba ganhando um foco muito maior.

Por isso, no caso de receber algum comentário negativo, se mostre disposto a solucionar e resolver e chame a pessoa para o privado. JAMAIS APAGUE O COMENTÁRIO.

Só apague ou bloqueie um comentário, se o mesmo não for de clientes, ou tiver conteúdo agressivo, com palavrões ou, visivelmente, ser alguém disposto só a tumultuar. Nesse caso, não só apague como denuncie (existe essa opção) e bloqueie esse usuário.

No mais, a dica é tirar proveito das interações, das perguntas e dúvidas dos usuários, pois essas respostas, sem dúvida, são uma das melhores maneiras de usar a mídia social. Para isso, basta separar alguns minutos durante o dia e à noite para responder a quaisquer perguntas de seus clientes. Jamais os deixe sem respostas.

E é isso, com certeza, já deve ter entendido a importância das redes sociais para clínicas veterinárias, agora é aproveitar nossas dicas e tirar o maior proveito possível dessas plataformas.

Author: