Dicas simples para facilitar a rotina de sua clínica veterinária

A satisfação do cliente vem sempre em primeiro lugar, ela é fundamental em qualquer negócio, e o mesmo vale para clínicas veterinárias, nesse sentido, garantir uma maior organização, com atendimento e o controle total das tarefas diárias é decisivo para o sucesso de sua clínica.

No entanto, infelizmente, gerenciar ou administrar uma clínica veterinária e tudo que envolve seu funcionamento não é tarefa das mais simples, principalmente, para quem não tem experiência prévia, ou formação em gestão ou administração de empresa.

A boa notícia é que é possível administrar e gerenciar sua clínica veterinária e ter sucesso nessa empreitada, desde que não só procure se informar no assunto, ou mesmo, contrate uma consultoria especializada, faça um bom planejamento, ou ainda, e sem pesar no bolso, invista em um bom suporte, como um software para clínica veterinária e  pet shop, por exemplo, que vão lhe ajudar a atingir o sucesso.

O fato é que para tudo, ou quase tudo, existe uma solução, e na maioria das vezes, seguir algumas dicas simples já vão lhe dar a ajuda que precisa.

Pensando nisso, resolvemos destacar aqui dicas simples para facilitar a sua rotina de sua clínica veterinária. Confira:

1. Documentos sempre à mão

É comum uma clínica veterinária lidar com muitos documentos e papeladas, muitas vezes, de enorme importância, envolvendo dados ou registros.

Uma dica para facilitar a sua gestão é, em primeiro lugar, deixar alguns modelos prontos dos principais documentos utilizados no dia a dia e, de preferência, que contenham a identidade visual de sua clínica, com a logo, demonstrando profissionalismo.

É fundamental ter sempre em mãos, de forma rápida e prática, esses documentos, tornando o atendimento mais rápido e profissional.

Em segundo lugar, é apostar na automatização de sua clínica veterinária.

A tecnologia está aí para tornar nossa vida mais prática, revolucionando a forma como pode lidar com questões burocráticas da administração de sua clínica.

Por isso, se ainda não investiu, invista, na automatização de sua clínica veterinária, dê adeus às ultrapassadas fichas! Além de automatizar processos internos, informatizar sua clínica vai facilitar a rotina de todos envolvidos, além de otimizar tempo e dinheiro, e, principalmente, oferecer comodidade, confiança e profissionalismo aos seus clientes.

2. Horários pré-estabelecidos

Organização é palavra de ordem para quem quer praticidade. Nesse sentido, uma clínica veterinária organizada obedece aos horários pré-estabelecidos das consultas.

Assim, irá garantir que os atendimentos tenham um tempo determinado, evitando que os clientes fiquem esperando para serem atendidos, mais do que o necessário no consultório. Lembrando que essa é uma das principais queixas dos clientes.

Por isso, procure estabelecer um sistema para confirmação de presença, assim evitará esperar por um cliente que nem irá comparecer, e pode até encaixar algum outro em seu lugar. Lembre-se: tempo é dinheiro!

3. Equipe alinhada

Sem dúvida, um dos segredos para o sucesso em qualquer empreendimento é contar com uma boa equipe. Funcionários atenciosos e treinados, garantindo um dia a dia mais produtivo e satisfatório, da marcação da consulta à recepção, atendimento e pós-atendimento.

É fundamental manter a equipe de colaboradores sempre motivada, por isso, a dica é procurar promover treinamentos e reuniões, sempre que sentir necessidade. Assim, irá garantir um bom atendimento e, consequentemente, conquistar seus clientes.

4. Software de gestão

A quarta e última dica, mas nem por isso menos importante, muito pelo contrário, ela pode ser decisiva, principalmente, nos dias de hoje, para uma gestão tranquila e eficiente, é apostar em um bom software para clínica veterinária, que vai ajudar a organizar a rotina de sua clínica de uma forma muito prática.

Um bom software de gestão irá reunir, em um só lugar, todas as informações sobre sua clínica veterinária e pacientes, otimizando sua administração.

Sem dúvida, essa facilidade irá fazer a diferença na hora de controlar o cadastro dos clientes, o estoque, a agenda de atendimento e até a parte financeira da empresa, e tudo a um clique de distância.

Ou seja, informatizar sua clínica veterinária irá gerar efeitos significativos, que vão refletir na rotina de sua clínica, desde a gestão, passando pelos funcionários e chegando até os pacientes.

Mas, os benefícios de apostar em um bom programa para clínica veterinária não param por aí. Conheça abaixo outros benefícios de investir nessa tecnologia e descubra como ela pode transformar a sua rotina de sua clínica veterinária.

Gestão integrada: organiza todos os processos clínicos e administrativos, da marcação de consultas e exames online, até o controle de estoque e financeiro, contribuindo para a redução dos gastos e a otimização das demandas diárias, facilitando o trabalho dos colaboradores e toda a rotina de sua clínica veterinária.

Dados armazenados em nuvem: exames, laudos, receituários, dados de internações e medicamentos prescritos, tudo fica em um banco de dados seguro, na nuvem, e sempre podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora, por qualquer dispositivo com acesso à internet.

Redução de custos: esqueça aquela papelada toda e os custos de impressão. Ao informatizar sua clínica veterinária, estará garantindo, além de uma rotina mais rápida e prática, também mais economia na compra de materiais de escritório, como papéis e cartuchos de tinta.

Agilidade: certamente a informatização de uma clínica veterinária garante a agilidade em todos os processos da rotina administrativa, desde a busca de prontuários dos pacientes, a requisição de exames ou emissão de medicamentos, tudo fica  mais rápido e simples, facilitando a comunicação entre os setores e agilizando as dinâmicas diárias.

Segurança dos dados: a segurança de dados pessoais é uma das maiores preocupações dos clientes, e a informatização, com dados guardados na nuvem, impede o vazamento dessas informações. E, sem dúvida, um bom sistema de gestão, como Nuvem Vet, garante a digitalização de todos os documentos, facilitando o armazenamento integral do histórico do paciente, com sigilo e segurança.

Enfim, o mercado pet está em ascensão, mas para aproveitar esse momento, é preciso se diferenciar e ter uma boa gestão, com mais dinamismo, eficiência e agilidade, garantindo clientes mais satisfeitos e uma rotina com menos chances de erros, além de bem mais prática e organizada.

Author: