Dicas para melhorar a página do seu pet shop no Facebook

Como volta e meia falamos por aqui, as redes sociais são essenciais na hora de divulgar seu pet shop e para qualquer trabalho de marketing, e por mais que o Instagram esteja crescendo a cada dia, o Facebook ainda é o líder absoluto em número de usuários no mundo.

Por exemplo, só no Brasil, são cerca de 78 milhões de usuários que gastam 700 bilhões de minutos na rede social mensalmente. Ou seja, sem dúvida, é muito positivo para o pet shop ter uma página no Facebook, não é?

Portanto, é preciso saber trabalhar bem a página de seu negócio, no caso, pet shop, para conseguir tirar dela o melhor proveito possível. Planejamento corretamente o marketing para essa plataforma, é possível conquistar novos clientes e fidelizar os que já tem.

Se animou? Então, confira nossas dicas para melhorar a página do seu pet shop no Facebook.

1. Tenha um objetivo

Por que quer que sua pet shop esteja presente em uma rede social? Então, saber porquê isso é importante já é o primeiro passo para poder elaborar um bom planejamento e, então, traçar

objetivos e metas para atingir. Estar presente só por estar, sem um propósito pode acabar sendo uma grande perda de tempo.

2. Saiba trabalhar o menu

Ao contrário do que muita gente imagina, ter uma página profissional no Facebook não é para amadores. Até pouco tempo se entregava uma administração de página até para sobrinho ou aquele filho do vizinho esperto… mas hoje a coisa está bem diferente.

É preciso encarar uma página na rede social como um trabalho, até porque, ela pode ser decisiva para o sucesso de sua empresa.

Por exemplo, os simples detalhes são muito importantes dentro de uma página. Como é o caso das opções do lado esquerdo da tela, que aparecem logo ao abrir qualquer página do Facebook.

Tais opções são chamadas de tabs, e elas têm o poder de melhorar o desempenho da sua página mas, para isso, é preciso saber usá-las.

Nesse sentido, por exemplo, o item “Sobre”, é onde deverá colocar todas as informações do seu pet shop, como endereço, horário de funcionamento e o link para o seu site, outras redes sociais ou direto ao whatsapp.

E mais, pode até criar tabs customizadas e colocá-las na ordem que quiser.

3. Publique regularmente

 

Como foi dito, administrar a página é um trabalho para profissional, e assim deve ser encarado, portanto, ela deve ser atualizada constantemente, alimentando-a com postagens relevantes e até virais.

A dica é procurar postar duas vezes ao dia em momentos alternados, sendo os melhores horários, de uma forma geral, 11h, 15h e 20h nas quartas, terças e quintas. O pior dia é domingo, das 14h às 18h.

Porém, é preciso lembrar que o facebook tem um recurso nativo para análise de dados de páginas e, entre as funcionalidades, permite descobrir o melhor horário para postar na rede social. Esse recurso mostra os horários do dia em que o maior número de seguidores da sua página estão online. Ou seja, aumenta a possibilidade de ter mais curtidas e comentários ao publicar nos momentos indicados.

4. Tire proveito dos patrocínios

Certamente, você já deve ter se deparado com publicações patrocinadas na sua timeline. Então, o Facebook permite que você faça com que pessoas que não seguem sua página consigam ver o seu conteúdo, através dessas publicações, nas quais só precisa pagar um dterminado valor (pequeno) de acordo com suas projeções. Você pode filtrar, escolhendo características desses usuários, como idade, localização e interesses, além de conseguir fazer com que a mesma publicação seja patrocinada também no Instagram, independentemente de ter uma página na outra rede (embora a dica seja ter).

5. Interaja com os seguidores

Tenha em mente que quanto mais interagir com os seguidores, melhor será para a sua empresa. Por isso, sempre que alguém comentar uma publicação, ou deixar uma mensagem no seu mural, não deixe de responder, mesmo até que a mensagem não seja positiva, responda educadamente, mas nunca deixe de dar o feedback.

6. Invista em conteúdo relevante

 

Ninguém quer ver só ofertas e promoções em sua página, para que o usuário siga e continue interagindo, é fundamental investir em conteúdos que sejam atrativos para eles.

Assim, caso tenha um blog para o seu pet shop, compartilhe o link dos textos na sua página do Facebook, dessa forma, além de atrair seguidores, aumentará também o número de acessos e o rankeamento dele no Google.

Mas, se não tiver um blog, então, é só caprichar nos conteúdos sobre o mundo pet, com dicas, stories sobre cuidados, lives, enfim, e claro, não deixe de postar imagens fofas de animais, e podem ser até de seus clientes, os marcando (se os mesmos consentirem), pois a maioria adora ver seus animaizinhos arrasando nas redes sociais.

7. Permita que compartilhem suas publicações

Quando alguém quer compartilhar alguma publicação, isso significa que ela é relevante, então, permita que compartilhem suas publicações, claro, dando os devidos créditos, seu pet shop só tem a ganhar.

8. Crie vantagens para seus seguidores

Promoção, sorteio, cupom de desconto, brinde… não deixe de criar vantagens para quem seguir a sua página.

9. Analise suas métricas

Como foi dito, o Facebook não é para amadores, assim, a rede disponibiliza o Facebook Insights, que é uma ferramenta gratuita para que você consiga ver como a sua página está se saindo, o nível de interação com o público, saber qual é a publicação de maior sucesso, a que não está indo muito bem, etc.

Sabendo analisar corretamente os dados, é possível produzir conteúdos que realmente ajudarão no alcance das suas metas e objetivos.

10. Acerte na linguagem

É fundamental conhecer seu público para, assim, poder usar uma linguagem mais adequada, no caso dessa rede, mais informal, conseguindo se aproximar dos seus seguidores.

11. Atenção aos comentários negativos

Certamente, nem tudo é perfeito, principalmente, dentro das redes sociais. Assim sendo, não se admire se aparecerem comentários de pessoas que não ficaram satisfeitas com os seus serviços.

A dica é respirar fundo, sem perder o controle, e procurar resolver o problema da melhor forma possível, com educação e pedindo que o cliente retorne ao estabelecimento.

12. Saiba tirar proveito

 

O que não faltam são ferramentas no Facebook para conseguir aumentar o engajamento. Por isso, invista em imagens fofas, vídeos, anúncios, enquetes, stories, lives, gifs e tudo que sua imaginação permitir.

13. Divulgue a sua página

 

Certamente, você quer que mais pessoas conheçam sua página e, consequentemente, seu pet shop, a dica, então, é caprichar na divulgação.

Não deixe de divulgar o link de suas página no próprio pet shop, no WhatsApp, email marketing, na bio do Instagram, e nas postagens patrocinadas.

14. Saiba as regras da plataforma

É importante conhecer as regras do Facebook, que indicam o que pode ou não ser postado dentro dessa rede social. É importante que o responsável pelas postagens fique atento a essas diretrizes para que a página do pet shop não seja penalizada.

15. Tire proveito do Messenger

Não subestime o Messenger, pois muitas pessoas preferem se comunicar por lá, de uma forma mais privada, até querendo tirar alguma dúvida. Por isso, aproveite também esse espaço como meio de comunicação e não deixe de responder as mensagens.

16. Crie eventos

 

Que tal divulgar na página alguma feira de adoção na qual participe, ou outros acontecimentos dentro da loja, como aniversários do mês, e coisas do tipo?

Procure criar eventos no Facebook para que mais pessoas conheçam seu pet shop.

Uma tarde de degustação (apresentando um novo produto, alguma promoção ou lançamento), o importante é usar a criatividade.

17. Use hashtags

Ao contrário do que muita gente pensa, as hashtags não devem ser usadas apenas no Instagram, mas em qualquer rede social, assim, se Facebook, ao clicar ou procurar por uma hashtag, o usuário será direcionado para uma página onde aparecem todas as publicações com aquele termo.

Por isso, user hashtags, isso irá ajuda a melhorar o alcance dos suas publicações.

Conte com um programa de gestão

 

Acredite, até mesmo nessa hora, um bom programa de gestão irá lhe ajudar a dar uma direção melhor às suas publicações.

Através de dados precisos de seu estoque, por exemplo, poderá saber quais produtos precisam ser melhor trabalhado, quais não estão saindo e os que estão coma  data de validade a ser vencida.

Por isso, não deixe de apostar em um bom programa para pet shop.

E mais, através de um sistema para pet shop, também poderá saber de onde vêm os seus clientes, e ter o controle das vendas, de seu faturamento sobre os serviços e até saber quais clientes não retornaram mais, possibilitando um trabalho mais direcionado nas redes sociais.

No mais, agora é focar para melhorar a página do seu pet shop no Facebook, aproveitando todas essas dicas e… se preparar para o sucesso!

Author: