5 motivos para investir no mercado pet

Quer ter seu próprio negócio, mas não sabe se o setor pet é uma boa ideia? Não sabe se a crise afetou o mercado pet e se essa é uma boa hora para investir? Não sabe as possibilidades dentro do setor que são mais promissoras? Então, continue lendo esse artigo.

Com toda essa crise econômica pela qual o Brasil vem passando, até mesmo, antes da chegada da pandemia, é mais do que natural que quem sonha montar um negócio próprio, fique na dúvida se vale a pena, ou não, investir no mercado pet.

Antes de qualquer coisa, vale ter em mente que o mercado pet, na contramão dos demais setores, que já vinham sofrendo e sentiram muito mais a crise econômica com a chegada da Covid-19, vem crescendo muito desde 2020.

Segundo o Instituto Pet Brasil, os alimentos e medicamentos tiveram destaque dentro de todo esse crescimento. Ou seja, não dá para negar o quanto esse nicho é promissor, portanto, deve ser considerado por quem pensa em investir e não sabe em que nicho apostar.

Então, mas antes de já sair fazendo contas e se planejando, é preciso entender o que é, de fato, o mercado pet na prática. Então, já sabemos que é um campo muito forte da economia, principalmente, em tempos em que os animais são considerados já como membros da família.

E como os tutores não medem esforços para ver seus amados bichinhos contentes e saudáveis, esse nicho tem tudo para crescer ainda mais, com espaço para oferecer diferentes serviços e vender praticamente de tudo para os tutores.

Portanto, serviços veterinários, pet shop móvel, adestramento, banho e tosa, ração, remédios, acessórios, terapias alternativas, hotéis pet, delivery pet e etc, são sempre boas sugestões de negócios dentro desse segmento.

Ainda estão em dúvida se vale a pena, ou não, apostar no mercado pet? Então, não deixe de conferir esses 5 motivos para seguir em frente!

1. Grande demanda que movimenta o setor

 

Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), cerca de 44% dos lares brasileiros tinham, pelo menos, um bichinho de estimação para ser cuidado e alimentado, tornando o país um dos maiores consumidores de artigos pet, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Porém, desde então, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) esses números passaram a ser ainda mais animadores.

Isso porque, de acordo com o órgão, já naquela época, 47,9 milhões de residências tinham cães e gatos, favorecendo ainda mais o mercado pet.

2. Os tutores estão gastando mais com seus animais

 

Segundo pesquisas, mesmo em plena pandemia, foi constatado um aumento de quase 10% nos gastos com pets entre seus clientes, e isso comparando com os dados só de 2020 com os de 2019.

Isso significa que, além de não cortarem as despesas com seus animais de estimação, os tutores passaram a gastar ainda mais com eles.

Até mesmo o banco digital Nubank demonstrou números bem positivos para o mercado pet. De acordo com essa instituição financeira online, os clientes que compram itens pet, só comparando 2020 com 2019, avançou espantosos 73,1% .

Por outro lado, vale chamar a atenção de que apesar desse setor ser realmente muito promissor, é preciso se preparar para vender online, apostar em serviços de delivery, já que comprovadamente, essa foi a forma de consumo mais utilizada pelo público que, mesmo com o fim da pandemia, continua priorizando as compras online.

3. Facilidade de apresentar inovações nessa área

 

Se em outros segmentos, muitas vezes, apresentar algo novo requer uma dose extrema de paciência, no setor pet isso não acontece.

Na verdade, o público aceita com muita facilidade qualquer inovação ou implantação de serviços. E isso vale até mesmo para aquelas ideias vistas como mais extravagantes, elas encontram seus fãs, o que permite criar estímulos de vendas com pouco risco.

Se viajarmos no tempo, lá trás, há 20 ou 30 anos, por exemplo, seria algo inimaginável pensar em hotéis e creches para cães e gatos, ou mesmo, cuidadores, serviços de dog Walker… Hoje, no entanto, essa já é uma realidade. Na verdade, os clientes têm demonstrado muito interesse nos serviços inovadores.

E não podemos esquecer das terapias alternativas, ou serviços como pet móvel de banho e tosa, que também ganhou o gosto do público,e vem fazendo bastante sucesso.

Ou seja, nesse ramo existe um leque enorme de possibilidades, e bastante espaço para fazer uma gestão de pet shop mais ousada e com maior chance de se destacar e ter lucros.

4. Recente onda de adoção de animais

 

Se já era uma tendência, ultimamente, com a pandemia, cresceu muito o número de adoção de cães e gatos, principalmente, em função do isolamento social imposto pela Covid-19.

Com o isolamento, muitas pessoas, principalmente, as que se viram tendo que ficar sozinhas, resolveram levar para casa bichinhos fofos para espantar a solidão e reduzir o estresse gerado pelo novo coronavírus.

Ainda, de acordo com o Nubank, houve aumento de 20% na quantidade de clientes que passaram a gastar com mercadorias e serviços para seus animaizinhos, pessoas que, em 2019, não compraram nada ligado ao setor, mas mudaram de comportamento logo no começo da pandemia.

Ou seja, a pandemia acabou dando mais fôlego para esse setor.

5. Variedade de nichos

 

Se por um lado, justamente por não conhecer crise, esse setor é muito competitivo, por outro, ele oferece muitos nichos a serem explorados.

Alimentação, serviços, vendas dos próprios animais, acessórios, roupinhas, brinquedos, remédios e itens de beleza e bem-estar… são só alguns mais tradicionais, para não citar as novidades do mercado.

Vale lembrar que o setor pet não é composto apenas por cães e gatos, ou seja, você pode apostar em artigos para papagaios, calopsitas, coelhos, tartarugas, peixes, porquinho-da-índia,  e etc…

Por tudo isso, sem dúvida, o mercado pet é uma das melhores apostas para quem quer se dar bem como empreendedor, porém, por toda a concorrência, não dá para se acomodar, é preciso desenvolver um bom plano de negócios, com levantamento de custos, estudar a demanda, pesquisar muito bem a concorrência e formas de encontrar bons fornecedores e se destacar.

Mas, por fim, vale destacar a importância de cuidar muito bem da parte administrativa e financeira, enfim, da gestão. A boa notícia, no entanto, é que já existem programas que fazem exatamente isso, e o melhor, sem doer no bolso.

Programas de gestão

 

Independentemente do tamanho que tiver,garantir a gestão adequada pode ser um verdadeiro desafio para qualquer empresa e, no segmento pet, não é diferente. Para alcançar bons resultados, é imprescindível acompanhar, monitorar e organizar os dados do negócio. Nesse sentido, um bom programa para pet shop e clínica veterinária pode ser exatamente o que você precisa.

Um software de gestão vai ajudar na organização das atividades e documentos de sua empresa, evitando erros e garantindo a integridade dos dados, sendo possível otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

E o mais legal é que podemos encontrar os mais diversos tipos de sistema para pet shop e clínica veterinária, como Nuvem Vet, que oferece pacotes específicos para cada tipo de empresa e segmento.

 

E é isso, sem dúvida, investir no mercado pet pode ser a porta para um futuro de sucesso, desde que tenha em mente que se trata de um setor altamente competitivo, por isso, além de uma boa gestão, é fundamental buscar formas de se destacar da concorrência.

Author: