5 dicas para ajudar a divulgar seu Pet Shop

Embora o setor Pet esteja em franco crescimento, a despeito de qualquer crise, ter um Pet Shop significa ter que enfrentar uma séria concorrência e, nesse sentido, sai na frente quem aposta em um bom trabalho de marketing.

Quando falamos em marketing, falamos em trabalhar a marca, em estratégias de divulgação e aproximação com o cliente.

E é exatamente sobre estratégias de marketing que vamos falar agora, formas de divulgar seu Pet Shop fazendo com que chegue ao público certo.

Uma propaganda bem feita de um Pet Shop passa pela apresentação eficaz, de todos os serviços e diferenciais de seu negócio, visando atrair e fidelizar clientes.

Ou seja, é preciso considerar desde a identidade visual, a prestação de serviço, propriamente dita, até o relacionamento com clientes, a divulgação da marca e outros fatores, capazes de criar interação com seu público.

Ficou meio perdido? Não se preocupe, vamos mostrar aqui algumas dicas de estratégias para ajudar a divulgar seu Pet Shop. Confira!

Aposte em concursos de pets

Que os pets já viraram membros da família, disso ninguém duvida, mas a novidade é que os donos de animais estão sempre buscando formas de mimar e destacar seu filhote de patas. Compram presentes, roupinhas fashion, brinquedos, comidas especiais, petiscos, e outros itens para satisfazer aqueles que são responsáveis por momentos únicos e inesquecíveis.

Tal como acontece com pais de humanos, papais de pets também gostam de exibir seus filhotes peludos, mostrando suas habilidades ou destacando sua beleza.

E as redes sociais são testemunhas disso! São páginas e mais páginas de perfís de cachorrinhos ou gatinhos.

Por conta disso, apostar em concursos para esses animaizinhos de estimação é uma boa forma de chamar a atenção para seu pet shopp.

Certamente, o objetivo não é criar uma disputa fervorosa entre seus clientes ou inscritos no evento, mas sim, oferecer espaço para os donos exibirem seus pupilos de uma forma especial e divertida.

Claro, enquanto eles se divertem, estará gerando oportunidade de expor sua marca, oferecendo produtos e também serviços aos orgulhosos donos dos pets.

Aproveite a ocasião para coletar dados dos participantes, que podem ser muito úteis futuramente, quando quiser enviar novidades, ofertas, newsletters, mala-direta e outros conteúdos,para isso, não deixe de coletar e-mails e números de celular.

Outra dica é aproveitar a ocasião para fazer uma demonstração/degustação dos seus produtos.

E não se esqueça de convidar seus distribuidores para o evento, certamente, vão querer aproveitar a ocasião para ceder pacotes de ração para que você possa oferecer de brinde.

Monte parcerias

Outra forma, bem interessante, de divulgar seu Pet Shop é criando parcerias. Tenha em mente que nem todos os estabelecimentos têm condições de oferecer todos os tipos de serviços e produtos existentes no setor.

Por isso, é bem proveitoso fazer parcerias para suprir as lacunas deixadas pelo seu negócio.

Se não pode oferecer tal serviço, então, porque não suprir isso através do sistema de parceria. Nesse sentido, vale apostar em parcerias como Hotéis de Pet, Dog Walker, Cuidador de Animal Idoso, Adestrador, são só alguns exemplos.

Muitas pessoas viajam e não tem com quem deixar seus animais de estimação, ou mesmo, não tem tempo para levar o cão para passear diariamente, ou ainda, tem animal idoso em casa, que não pode ficar sozinho… dessa forma, mesmo seu Pet Shop não oferecendo pessoalmente esses serviços, ao terceirizar, estará, da mesma forma, resolvendo o problema dos clientes, que é o que eles procuram.

Só não se esqueça de realizar a divulgação dessas parcerias. Vale apostar em folders ou algum outro item para colocar na bancada no caixa. As pessoas devem saber que você oferece esses serviços.

Promova adoções de animais

 

As feiras de adoção estão super em alta. As redes sociais mostram que as pessoas estão, cada vez mais, preocupadas com os animais que não têm um lar.

Nesse sentido, promover um evento ou campanha de adoção mostra a procupação de seu Pet Shop pelo tema, já que estará ajudando a solucionar este problema, mostrando engajamento em práticas de auxílio ao mundo animal.

E acredite, essa simples ação de marketing para Pet Shop, com certeza, acaba abrindo muitas possibilidades para seu negócio oferecer serviços e produtos para o animal que for adotado, ou mesmo, para quem participa do evento.

Faça marketing utilizando o celular

Pesquisas comprovam que as pessoas hoje acessam muito mais a internet pelo celular. Assim, especialistas de marketing consideram o celular como principal dispositivo para navegação online.

Por isso, é fundamental que seu negócio acompanhe essa evolução e implemente estratégias de marketing para Pet Shop dentro deste novo cenário.

Nesse sentido, o WhatsApp é o campeão atualmente, um meio de comunicação prático, rápido e eficaz, já que, praticamente, todos usuários de telefones celulares possuem esse aplicativo de mensagens.

Não só é um aplicativo completamente gratuito, como também, muito simples de utilizar, com possibilidades de envio de mensagens de áudio, fotos, vídeos, até chamadas de vídeo…

É possível utilizar o whatsapp para tirar dúvidas, marcar serviços e estreitar os laços de relacionamento entre o Pet Shop e os clientes.

E, claro, não esqueça de investir em um site, para que o seu potencial cliente possa lhe encontrar nos mecanismos de buscas como Google, Yahoo e outros.

Só não esqueça de apostar em um site responsivo, ou seja, que tenha boa apresentação e leitura em diversos dispositivos, como: desktop, celular, ipads e notebooks.

Tire proveito das redes sociais

Sabendo usar, com certeza, comprovadamente, as redes sociais são as melhores ferramentas de marketing para qualquer negócio.

Com milhões de usuários, elas são um ótimo canal para divulgação de conteúdo e relacionamento com clientes.

Hoje, o Instagram virou a favorita dentre todas,  com milhões de usuários ao redor do mundo, no entanto, para tirar melhor proveito, é  fundamental alimentar sua página de forma relevante, consistente e constante.

O objetivo principal das redes sociais é a interação, portanto, não caia no erro de fazer dela um encarte, só com ofertas de serviços e propagandas. Em vez disso, forneça informações e conteúdos relevantes ao seu público.

Publique fotos fofas de animais, de pets de clientes (eles adoram), vídeos engraçados…

Sempre que perceber algum cliente fazendo algum questionamento, ou mostrando engajamento com comentários positivos, seja participativo.

E o contrário também está valendo, se algum cliente comentar algo ruim ou alguma insatisfação com seu negócio, JAMAIS apague o comentário.

Responda, sempre com atenção e calma, o questionamento do seu cliente, mostrando a todos que o seu Pet Shop se preocupa e dá atenção a todos os clientes.

Conte com a tecnologia

A tecnologia já está em todos os lugares e situações de nosso dia a dia. E já existe até tecnologia para realizar o trabalho de gestão de pet shop. Isso mesmo! Já podemos contar com diferentes softwares de gestão para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo.

Um sistema para Pet Shop, dentre outras coisas, realiza o controle total de Estoque e Vendas, PDV, Controle Financeiro e atendimento…

Ou seja, apostando em um bom programa para pet shop estará resolvendo o que é visto como a grande dor de cabeça de quem tem comércio; o estoque.

Fora isso tudo, um software para Pet Shop também vai ajudar no relacionamento com os clientes, com todos os dados e informações úteis sobre o dono e o animal a um clique de distância, podendo acessar a qualquer hora e de qualquer lugar.

 

Author: