Aproveite os aniversários para fidelizar os clientes de sua clínica veterinária ou pet shop

Fidelizar a clientela, sem dúvida, é fundamental para qualquer empresa, inclusive, clínicas veterinárias ou pet shops, até porque, isso representa previsão de receita e menos gastos para captar clientes, sem falar que um cliente fiel, geralmente, acaba trazendo novos clientes.

E existem muitas formas de fidelizar clientes, fazendo com que retornem frequentemente, e naturalmente, ao seu estabelecimento, e usar as datas de aniversários é uma das mais certeiras.

Sempre é bom lembrar que lealdade está diretamente ligada à conexão emocional, por isso, é preciso investir em ações que possam reforçar o vínculo entre empresas e clientes.

E datas de aniversário podem ser ótimas ocasiões para isso, seja aniversário do tutor ou do próprio pet. Afinal, quem não gosta de se sentir especial ou lembrado no dia de seu aniversário?

Pois então, existem algumas estratégias de marketing certeiras para usar em aniversários de tutores e pets, desde promoções e ofertas especiais, brindes, programas de fidelidade, entre outras.

Por que é importante aproveitar aniversários para fidelizar clientes?

 

Sem dúvida, não existe data mais adequada para oferecer um programa de fidelidade do que aniversário, uma ótima ocasião para tentar se dos clientes.

Dentre os muitos motivos que fazem dessa uma estratégia certeira, está o fato do cliente se sentir especial nesse dia tão importante para ele, não apenas como um consumidor, mas como um indivíduo.

Participar da celebração de um aniversário, seja do jeito que for, é uma experiência que certamente irá fortalecer o vínculo entre clientes e empresa.

Lembrando que clínicas veterinárias, e pet shops, lidam com dois tipos de clientes: os tutores e os animais. E hoje os animais já são tratados como membros da família, e muitos com direito, inclusive, a comemorar o aniversário. Por isso, os animais também devem ser incluídos na estratégia, com direito a postagens em redes sociais.

Mas como obter os dados dos clientes?

 

Então, agora que já sabe que aniversários de clientes e pets podem ser uma ótima oportunidade para sua clínica veterinária ou pet shop, o próximo passo é saber como obter os dados dos clientes.

Certamente, o ideal é que sua clínica veterinária, ou pet shop, tenha o cadastro com os dados pessoais dos clientes e dos respectivos animais de estimação, já existindo muitos softwares que fazem isso de uma forma bem prática e organizada, como Nuvem Vet, por exemplo, facilitando toda essa parte, com direito à constante atualização.

Com um bom programa para clínica veterinária e pet shop é possível ter acesso a todos os dados dos animais e seus tutores, facilitando, dentre outras coisas, a criação de estratégias de marketing.

Para isso, no entanto, é importante garantir que tenha um registro completo, com data de nascimento, raça do animal, proprietário, entre outras observações.

São dados que, no final das contas, ajudam tanto na prática veterinária em si quanto na realização de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes.

Por isso, caso ainda não utilize um software de gestão ou está ainda iniciando o cadastro dos seus clientes, se certifique de registrar as informações de todos os clientes, até os mais antigos.

Dicas para colocar em prática no aniversário de clientes

 

  1. Envie mensagem

Uma das ações mais simples para colocar em prática em aniversários de clientes ou seus pets é enviar uma mensagem, e pode ser via email, SMS ou WhatsApp, o importante é não deixar a data passar em branco, parabenizando-o pelo dia especial.

Uma dica importante é evitar mensagens impessoais, ou genéricas. Procure enviar uma mensagem personalizada, dirigindo-se ao cliente ou pet pelo nome, é justamente o que vai fazer a diferença nessa comunicação, se sentir especial.

  1. Crie ofertas personalizadas

 

Se sentir lembrado e especial nesse dia, faz com que retorne à sua clínica em breve. Vale aproveitar a data para oferecer descontos em determinados serviços, brindes para o pet e outras ofertas de acordo com os produtos e serviços do seu negócio veterinário.

Também nessa hora contar com um software para clínica veterinária e pet shop pode ser de extrema importância, já que o sistema faz a gestão do estoque, armazenando não apenas o histórico de compras do consumidor, como o que ainda tem disponível, os produtos que tiveram, ou não saída, os que estão com data a ser vencida, facilitando na hora até de oferecer brindes soas clientes com base no seu consumo ou interesse.

Muitas vezes um produto está encalhado no estoque porque ninguém ainda o conhece, sendo o brinde uma ótima forma de divulgação.

Ou seja, o aniversário dos seus clientes pode ser uma ótima oportunidade de se aproximar deles, de divulgar produtos ou serviços, e eles ainda acabam se sentindo prestigiados nessa data especial.

E caso não esteja em condições de enviar um brinde especial para a casa do cliente, o que pode, realmente, sair muito caro, uma dica é usar o programa de fidelidade, ou seja, oferecer pontos para os aniversariantes, além de demonstrar que sua empresa se importa com eles.

  1. Compartilhe nas redes sociais

 

Seu cliente, no caso, o tutor é tímido, reservado e não gosta de aparecer? Que tal usar a foto de seu pet nas redes sociais para lhe desejar um feliz aniversário? Quem não baba em ver seu animalzinho de estimação arrasar nas redes sociais?

Por isso, a dica é sempre tirar fotos, para, justamente, poder aproveitá-las em situações especiais, publicando-as nas redes sociais. Vale pegar o nome das pessoas e marcá-las nas fotos. Mostre ao mundo que você dá valor ao seu cliente.

Acredite, tem tutor que ama ver seus pets brilharem na internet.

Vale até fazer uma tarde com os pets aniversariantes do mês, ou bimestre, trimestre… enfim, dependendo do número de clientes, com o tempo mais pessoas comemorarão os aniversários no seu estabelecimento, o que pode até gerar uma receita extra.

Use a tecnologia a seu favor

 

Como podemos ver, um bom programa de gestão pode ser extremamente útil, armazenando os dados e facilitando o acesso e ações de marketing baseadas no histórico de compras, consultas, serviços dos clientes.

É importante entender que a implantação de novas estratégias pode ser um ótimo diferencial, agregando valor, e a busca de soluções deve ser constante para que seu empreendimento possa se destacar dos demais e gerar ótimos resultados.

E na hora de escolher um bom programa, a dica é optar pelo que ofereça o melhor custo-benefício, como Nuvem Vet, por exemplo, uma unanimidade nesse setor.

E é isso, agora já sabe que aproveitar datas de aniversário de clientes e pets pode ser uma boa oportunidade de fidelizar e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Author: