Dicas para melhorar a gestão financeira de sua clínica veterinária

Não sabe como fazer a gestão financeira de sua clínica veterinária? Acha que faz tudo certo mas, no final, as contas não fecham? Gostaria de uma ajuda com essa parte de gestão? Então esse artigo é para você! Continue lendo.

Antes de qualquer coisa, é bom saber que uma boa Gestão financeira é extremamente importante em qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação, pois permite uma melhor administração dos recursos financeiros, ajudando no crescimento e fortalecimento do negócio.

E a Gestão financeira  se diz de todo conjunto de ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa, ou seja, realmente, é algo complexo.

Vale ressaltar, principalmente, o fato de uma boa gestão financeira possibilitar uma maior economia, com uma redução adequada de gastos desnecessários, e maior clareza na destinação de recursos, impactando positivamente nos resultados financeiros da clínica veterinária.

Mas, afinal, como acertar na gestão de minha clínica veterinária?

O primeiro erro de quem abre uma clínica veterinária é não pensar nela como um negócio. Uma clínica é um negócio como outro qualquer, sendo assim, se não tiver uma boa gestão, ela vai quebrar, ou seja, para que uma clínica veterinária sobreviva é preciso do mais que, simplesmente, amar os animais, é essencial que tenha rentabilidade.

Até porque, para oferecer um bom atendimento é necessário investir em bons equipamentos, estrutura de qualidade e principalmente, em uma equipe qualificada.

E é aí que entra a gestão financeira, garantindo que a renda seja bem distribuída, possibilitando arcar com todas as despesas e ainda mantendo a clínica com uma boa saúde financeira.

Dicas para acertar na gestão financeira da clínica veterinária


  1. Não misture as contas pessoais com as contas da clínica veterinária

Pode parecer muito básico mas, acredite, muita gente cai nesse erro, de acabar misturando as contas, o que, inclusive, é um dos motivos que levam certos empreendimentos à falência.

Por isso, todo cuidado é pouco ao administrar as contas, não misturando-as com risco de até acabar as confundindo.

Uma dica, para que não acabe caindo nessa armadilha, é procurar separar a remuneração do proprietário, o pagamento das despesas fixas e variáveis e o lucro bruto.

  1. Separe as contas a pagar e a receber

Outra dica que poderá, inclusive, possibilitar uma análise e estratégias de ação, é separar as contas a pagar e a receber em diferentes planilhas.

Para isso, basta fazer um levantamento de quais contas a clínica veterinária precisa pagar, separando os custos fixos e os custos variáveis, como por exemplo:

. Custos fixos: aluguel, salários da equipe e demais custos que são fixos;

. Custos variáveis: materiais específicos, contas de água, energia, entre outros.

Na hora de fazer esse levantamento, não deixe de incluir os prazos de pagamentos, assim como, as possíveis multas, caso não consiga pagar a tempo.

E, claro, também faça um levantamento das contas que a clínica irá receber, desde aquelas  recorrentes de cartão de crédito de atendimentos que foram parcelados ou, até mesmo, com boletos.

Tenha sempre em mente que ter um total controle, ou seja, saber exatamente as contas que sua clínica irá receber, com certeza, vai lhe ajudar muito em toda a gestão financeira.

  1. Conheça seu fluxo de caixa

Você consegue ter um controle real do fluxo de caixa? Ou seja, de todos aqueles recursos financeiros que entram e saem da sua clínica veterinária.

Para organizar o seu fluxo de caixa, é preciso organizar todos os custos fixos e variáveis, assim como, considere aquelas despesas pequenas e emergenciais que, no final das contas, podem acabar pesando no orçamento.

Nesse relatório é preciso constar todas as receitas e despesas que a sua clínica teve em certo período de tempo.

Com o relatório pronto em mãos, procure realizar uma fiel análise dessas movimentações, pelo menos, uma vez por semana, justamente, para não se perder, e poder acompanhar o crescimento das receitas e despesas. Dessa forma, terá tempo para, caso seja preciso, pensar em estratégias para minimizar prejuízos ou otimizar os lucros da sua clínica veterinária.

  1. Faça um planejamento financeiro

Feito o levantamento preciso dos principais custos da sua clínica veterinária, é a hora de fazer um planejamento financeiro, que nada mais é do que planejar o futuro de sua clínica, colocando seus dados e estimativas lado a lado com seus objetivos, muito importante para o controle financeiro da clínica veterinária.

Só através de números reais e precisos é possível desenvolver um plano de ação com a projeção dos gastos e lucros de sua clínica.

Não deixe de destacar em seu planejamento financeiro as suas metas e objetivos para um determinado período e o quanto precisará investir.

  1. Não se esqueça dos impostos

Sempre que for fazer o controle financeiro, é preciso considerar os impostos, ou seja, estar atento às questões tributárias. Jamais as subestime, evitando aborrecimentos futuros, como ter que pagar multas por conta de atrasos ou falta de pagamentos.

  1. Tenha sempre uma reserva de emergência

Trabalhar com uma reserva de emergência é um dos princípios básicos de qualquer empreendedor que não quer ser perder tudo por conta de imprevistos, como o caso da atual pandemia, por exemplo, que levou muitas empresas, de todos os portes, a fecharem suas portas, por não terem um fundo de emergência que segurasse tal calamidade.

Ok, embora uma pandemia seja algo muito fora da curva, pegando mesmo aqueles que tinham alguma reserva guardada, é preciso estar sempre pronto para emergências, algum problema que gere custos, seja com algum equipamento, manutenção do espaço, algum investimento imediato, e etc…

Com certeza, ter uma reserva de emergência vai garantir que sua clínica veterinária sofra menos impactos financeiros em situações de emergência ou naqueles meses com menor faturamento.

  1. Tenha a tecnologia como aliada

O fato é que qualquer gestão financeira pode ser realizada de uma forma muito mais prática e fácil com a ajuda da tecnologia. Hoje existem programas que realizam a gestão completa de uma forma muito mais otimizada, organizada e eficiente, seja o segmento que for.

Sem falar que, contar com um programa para clínica veterinária vai permitir que você, assim como, os colaboradores, produzam muito mais e com mais agilidade.

Um software para clínica veterinária não só automatiza, como organiza todos os processos de gestão da clínica veterinária, ou seja, representa ganhos para o gestor e para o seu time de colaboradores.

Felizmente, atualmente, é possível encontrar inúmeras soluções, com sistemas que organizam informações, tarefas e até mesmo pagamentos, como Nuvem Vet, por exemplo, que oferece o melhor custo-benefício do mercado.

Sem falar que, um programa de gestão permite a emissão de relatórios e dados sobre o negócio, com informações que podem ser utilizadas estrategicamente no planejamento da sua clínica, e tudo na nuvem, com acesso por qualquer dispositivo, a um clique de distância.

E é isso, para que sua clínica tenha sucesso, é importante investir em boas estratégias de gestão e organização, até porque, é por meio de ações e medidas preventivas que seu negócio estará preparado para possíveis imprevistos ou dificuldades

Author: