7 dicas para aumentar o faturamento da sua clínica veterinária

Não sabe mais o que fazer para aumentar o faturamento de sua clínica veterinária? Então, esse artigo é para você. Continue lendo.

Se engana quem pensa que basta abrir uma clínica veterinária e atender bem os pacientes que já vai ser o suficiente para garantir um bom faturamento e estabilidade de sua clínica veterinária.

Não é nenhuma novidade que, embora o mercado pet tenha disparado, apesar da crise e da pandemia, a concorrência está cada vez maior, o que pode acabar dificultando o sucesso de alguns estabelecimentos.

Ou seja, não basta ter um amor enorme pelos animais, é preciso saber administrar para que a clínica dê lucros.

Pensando nisso, preparamos uma lista com sete dicas para aumentar o faturamento de sua clínica veterinária. Confira!

1. Garanta conforto

Não adianta pensar em uma boa recepção ou atendimento sem que isso passe pelo conforto. É preciso considerar que a clínica veterinária é um espaço onde muitos estarão vivendo momentos de nervosismo, ansiedade e, muitas vezes, até tristeza.

Por isso, não se descuide do conforto para garantir um espaço que possa amenizar estresse e ansiedade.

Nesse sentido, invista em um ambiente acolhedor, com uma decoração agradável, com água, café e até algumas revistas para que o tutor leia enquanto espera pelo atendimento de seu animal.

Tenha em mente que um cliente satisfeito com o atendimento e o ambiente oferecido, provavelmente, retornará à clínica e ainda a recomendará a seus contatos, o que pode representar um aumento no faturamento.

2. Invista em uma gestão eficiente

Em qualquer empresa, e com uma clínica veterinária não é diferente,  sua saúde financeira está diretamente ligada a uma gestão eficiente dos recursos.

Mas, o que acontece é que, na grande maioria das vezes, o veterinário que investe em uma clínica própria, não tem o mínimo de conhecimento nessa parte, nem experiência, impedindo que execute de forma eficiente, cada etapa que compõe a gestão, como fluxo de caixa (controle de todo dinheiro que entra e sai da empresa); controle de novos investimentos; gastos com pessoal e impostos; gastos pontuais não previstos.

Certamente que não é por isso que alguém deve deixar de apostar em uma clínica própria, embora, nesse caso, o mais acertado seria contratar um gestor para exercer essa função, ou investir em algum curso de gestão, ou ainda utilizar um software de gestão específico para veterinários, que é a opção que vem sendo mais usada, pela praticidade e custo-benefício.

3. Treine sua equipe

Uma das maiores riquezas de qualquer empresa, sem dúvida, é o capital humano, por isso, ter uma equipe treinada, harmoniosa e que se esforça para oferecer o melhor atendimento aos clientes é sempre um grande diferencial.

Por isso, é tão importante procurar investir em bons profissionais, assim como, em capacitação e  treinamento, visando realizar um bom atendimento. Com certeza, está aí um dos maiores trunfos para atrair e fidelizar novos clientes.

4. Se aproxime de seus clientes

Se engana quem pensa que tratar doenças com maestria, ter equipamentos de ponta e oferecer um bom atendimento, hoje em dia, já é o suficiente para fidelizar os clientes. Na verdade, para que isso aconteça, e, consequentemente, conseguir aumentar o faturamento da clínica veterinária, é preciso, antes de qualquer coisa, procurar se aproximar do tutor.

Felizmente, isso é bem simples de conseguir, basta seguir algumas dicas que, com certeza, já vai aumentar o nível de confiança do tutor. Tais como:

– trate o tutor e o animal paciente pelo nome;

– estabeleça uma relação de confiança com os tutores;

– mantenha contato, para saber sobre a recuperação do animal;

– ofereça brindes e mimos para o paciente, como lacinhos, gravatinhas, ossinhos, biscoito ou amostras de produtos.

5. Invista em marketing

Estamos na era digital, a forma de anunciar e promover mudou muito, por isso, para estar em dia com os novos tempos, invista em marketing, para que novos clientes conheçam o seu trabalho.

E mais, através de um bom planejamento de marketing, poderá ajudar a construir uma imagem positiva de sua clínica veterinária, como referência no assunto.

Por isso, é fundamental que toda clínica veterinária invista em um bom plano de marketing para construir identidade, ampliando o número de atendimentos e evitando ser engolida pela concorrência.

Algumas ações de marketing para sua clínica ter sucesso:

– crie um site para divulgar a sua clínica;

– padronize a identidade visual de seu material de divulgação;

– descubra o perfil de seu público e em que rede social ele está;

– construa um perfil nas principais redes sociais que seu público está (Facebook, Instagram, YouTube, etc.);

– produza conteúdos relevantes para o seu público;

– procure conhecer as necessidades dos clientes;

– invista em campanhas patrocinadas para alcançar maior número de pessoas.

Nunca é demais lembrar que é preciso consultar a resolução do CRMV para que as ações de divulgação estejam de acordo com as normas estabelecidas.

No mais, antes de colocar qualquer campanha no ar, vale pesquisar os concorrentes e também o que o seu público-alvo precisa e quer ver.

6. Procure se especializar

Ter uma especialização é se mostrar autoridade em alguma área. Nesse sentido, mesmo que atenda a todo tipo de doença, a clínica pode virar referência em algum tipo de tratamento, consequentemente, aumentando seu faturamento.

Infelizmente, as faculdade oferecem apenas conhecimento básico para atuar em cada uma das áreas, cabendo ao profissional optar por se especializar em alguma específica, visando oferecer um diagnóstico e tratamento mais adequados aos pacientes.

Uma capacitação pode ser feita através de cursos de curta duração, ou Cursos de Pós-graduação.

Enfim, ao investir em capacitação, você poderá ampliar o leque de procedimentos realizados em sua clínica veterinária e ainda virar referência em algum tipo de tratamento, ganhando autoridade no assunto.

7. Invista em tecnologia

E por fim, mas nem por isso menos importante, ales, cada vez mais indispensável hoje em dia, ainda mais quando se trata de aumentar o faturamento de uma clínica veterinária, é estar atento às novas tecnologias.

Uma delas é a de diagnóstico, como o ultrassom veterinário, evitando que tenha que recorrer à terceiros.

O ultrassom veterinário permite:

– diagnósticos mais precisos

– agilidade para identificar patologias

– diagnóstico gestacional precoce

– maior número de atendimentos

– mais lucratividade

– mais credibilidade junto aos proprietários de animais.

E claro, não dá para falar em tecnologia sem falar em um bom software para clínica veterinária, que é um dos avanços da tecnologia, e uma das praticidades que ela nos traz.

Com um bom programa para clínica veterinária você consegue agilizar e informatizar sua clínica veterinária com: registro consultas, exames, receituário, vacinas, financeiro e muito mais!

E é isso, esperamos ter ajudado com essas dicas, básicas, mas se segui-las, certamente será mais fácil aumentar o faturamento da sua clínica veterinária!

Author: