4 dicas de marketing para seu Pet Shop

Impossível falar em negócio de sucesso sem que isso não passe por um bom trabalho de marketing, e com Pet Shop isso não é diferente.

Na verdade, por se tratar de um setor extremamente competitivo, ao mesmo tempo que, o marketing se torna ainda mais necessário, é também um enorme desafio. E é um desafio justamente, por ser competitivo, exigindo muita estratégia para de destacar da concorrência.

Outro fator muito importante a considerar é o seu público-alvo, já que não se trata apenas de um cliente, mas o tutor e o seu animal, sendo preciso, então, conhecer e agradar os dois.

Por isso, é fundamental conhecer não apenas os animais, mas o perfil de seus tutores, ou seja,  as necessidades não apenas dos animais que frequentam a sua loja, mas também, as de seus tutores.

No mais, o marketing para pet shop tem um enorme ponto a seu favor: as pessoas adoram animais de uma forma geral e, claro, os seus pets de estimação.

Raramente alguém resiste a uma postagem ilustrada um cãozinho, ou gatinho, super fofo, o que é ótimo para ajudar a chamar a atenção.

E aí, se animou para conhecer algumas estratégias de marketing para seu pet shop? Então, continue lendo!

O que é o marketing para pet shop?

Marketing para pet shop nada mais é que uma série de estratégias, ou ações, as quais visam potencializar o desempenho comercial de um estabelecimento, no caso, do pet shop.

Mas como o marketing funciona? Geralmente, o trabalho de marketing é desenvolvido após algumas pesquisas de mercado, quando é realizado, então, um trabalho direcionado para suas necessidades e em cima de seu público-alvo.

É fundamental que todas as estratégias sejam pensadas no seu público-alvo, considerando características como idade, gênero, comportamento, classe social, rede social mais utilizada, entre outros fatores.

No final, os serviços e produtos devem se alinhar ao gosto do seu público, e entende-se por público, o animalzinho e seu tutor.

No mais, em um bom trabalho de marketing é feito um acompanhamento para que, caso seja preciso, sejam consideradas outras estratégias.

Por que o marketing é tão importante?

Primeiramente, atualmente o marketing deixou de ser importante para se tornar fundamental, decisivo para quem não quer ficar para trás perante a concorrência. Ou seja, contar com marketing hoje em dia é questão de sobrevivência.

Estamos em plena era digital, hoje as pessoas fazem tudo pela internet e andam com seus celulares para cima e para baixo, por onde pesquisam e compram todo tipo de produto. Sendo assim, se você não tiver presença digital, não vai conseguir se destacar e, muito menos, sobreviver.

E o marketing é a forma de tornar sua presença digital possível, através dele seu negócio terá visibilidade e credibilidade, atraindo novos clientes e fidelizando os consumidores atuais.

E não é só isso, um bom trabalho de marketing, também, possibilita retomar os laços com clientes perdidos, que há muito tempo não retornam.

Enfim, sobram motivos para investir em estratégias de marketing, ajudando a se destacar em um setor que é um dos que mais crescem nos últimos anos e, por conta de toda a concorrência, estar preparado é fundamental.

Como usar o marketing para alavancar as vendas?

Mais do que divulgar, o marketing permite fazer isso de uma forma mais assertiva, com ações certeiras e que tragam resultados concretos, seja através de ofertas, produtos exclusivos ou novidades de mercado… as estratégias vão fazer toda a diferença.

Confira algumas estratégias para implementar já!

1. Invista em iniciativas de proteção animal

 

Quem ama e respeita os animais, com certeza, sempre vê com bons olhos iniciativas que exploram a responsabilidade social.

E uma boa iniciativa é apostar em parcerias com entidades que atendam bichinhos, como ONGs, por exemplo, organizando eventos de vacinação, castração, feiras de adoção e campanhas para conscientizar a posse responsável.

São iniciativas com um forte apelo junto ao público em geral.

2. Conquiste visibilidade nas redes sociais

 
Hoje as redes sociais funcionam como uma vitrine, só que virtual, e com um alcance muito maior. Nesse sentido, é fundamental apostar em um bom trabalho nas redes sociais, com postagens constantes, dinâmicas e relevantes, com muitas interações e novidades.

Para isso, no entanto, não é preciso estar em todas as plataformas, basta estar aonde o seu público está, para interagir com seu público-alvo.

Uma boa dica é apostar nas redes mais populares, como Facebook e Instagram, e começar a publicar vídeos e fotos de animaizinhos fofos (vale até de clientes, e eles adoram!), fotografar o antes e depois dos cachorrinhos, criar competições de pets mais bonitos entre seus clientes, e não esquecer de oferecer informações úteis, tirar dúvidas, enfim, usar o espaço da melhor forma possível, evitando transformá-lo em um encarte de mercado, só com preços.

Não deixe de promover publicações como forma de aumentar seus seguidores e, com isso, sua autoridade.

No mais, vale saber que, mesmo que não use as redes como um encarte, elas ajudam muito a vender e divulgar seus serviços.

3. Crie ofertas promocionais

 

Quem não gosta de um pet? E de promoção, quem não gosta? Pois é, imagine juntar as duas coisas… por isso, investir em diferentes promoções é sempre um bom negócio.

Não basta ter um pet shop popular na rede, é preciso que ele venda, e para isso, é fundamental oferecer preços justos e, se quiser se destacar, as promoções podem ser um grande diferencial.

Por isso, invista em preços competitivos, atrações quentes, novidades do setor, serviços terceirizados, produtos exclusivos.

Claro, tenha em mente que, para que isso seja possível,é fundamental manter contato com os melhores fornecedores do mercado pet.

4. Aproveite o e-mail marketing

 
Se engana quem pensa que, com a chegada das redes sociais e aplicativos de mensagens, o email ficou para trás. Na verdade, ele ainda é um ótimo recurso, e muito eficiente, no marketing para pet shop.

Se todo mundo ainda utiliza essa ferramenta, principalmente quando está no trabalho, ela não deve ser subestimada.

Isso sem falar que o e-mail é um canal com uma comunicação direta e individualizada, portanto, ótimo para impulsionar as vendas!

Utilize templates bem chamativos, e mantenha seus clientes por dentro das novidades. Mas, cuidado para não encher sua caixa postal, envie apenas semanalmente, ou quinzenalmente.

Envie parabéns nos aniversários, anúncio de um novo serviço ou produto na loja, entre outras possibilidades.

A tecnologia e o Marketing

Ninguém duvida que a tecnologia transformou o marketing, levando-o para o mundo virtual, muito mais abrangente e eficiente.

Porém, não só nesse sentido a tecnologia pode ser usada a favor do marketing, mas também, com a utilização de um bom programa para pet shop, o qual oferecerá informações precisas sobre os clientes, ajudando a segmentar as campanhas e ações, enfim, ajudando a planejar estratégias mais assertivas.

Ou seja, além de ajudar em toda a gestão da clínica, um software para pet shop também pode ser o responsável por organizar o seu marketing.

Com um bom programa, entre outras possibilidades, você pode criar e-mails para enviar aos seus clientes em datas específicas, enfim, ele facilita toda a parte burocrática em diferentes setores do seu pet shop, do estoque ao financeiro.

 

Enfim, como podemos ver, o que não faltam são estratégias de marketing para o seu pet shop poder crescer, que são fundamentais em tempos de tanta concorrência nesse setor. Agora é com você, aproveite as dicas e se prepare para o sucesso!

Author: