Principais erros que deve evitar em sua clínica veterinária

Não existe uma fórmula para acertar na gestão de clínicas veterinárias, se tivesse, com certeza, tudo seria bem mais fácil, não é mesmo? No entanto, existem erros básicos, muito comuns, e que devem ser evitados para não prejudicar seu negócio.

A gestão de clínicas veterinárias costuma ser um grande desafio para a maioria dos médicos, principalmente, porque nos cursos de medicina veterinária, conhecimentos técnicos, como administração e empreendedorismo, são raramente abordados.

Por isso, pensando em ajudar um pouco quem resolve ter sua própria clínica veterinária, mostraremos aqui os erros mais cometidos durante na gestão de clínicas.

Principais erros cometidos ​

 

Gerenciar e administrar uma clínica veterinária, realmente, não são tarefas simples,  principalmente, para quem ainda não tem um conhecimento prático sobre administração.

Para lhe dar uma ajudinha, confira abaixo quais são os 8 erros de gestão mais cometidos pelos profissionais da área veterinária.

1. Não ter um planejamento estratégico

 

Qualquer negócio, para ter sucesso, antes de sair do papel, precisa passar por um planejamento, e com uma clínica veterinária isso não é diferente, é preciso saber quais são as metas e objetivos, ter isso muito bem definido.

Os objetivos significam o que deseja alcançar, como, por exemplo, ser a principal referência de clínicas veterinárias em sua cidade ou região. Já, as metas, significam o que será preciso para alcançar esse objetivo, como, por exemplo, fidelizar mais de 50% dos seus clientes, ou captar um novo cliente a cada dia…

Com os objetivos bem definidos, e as metas estabelecidas, é possível ver com mais clareza o que precisa ser feito para obter sucesso no seu negócio.

Ou seja, esse planejamento é fundamental para que consiga sair do lugar, para ter uma visão mais ampla sobre o seu negócio desde o início.

2. Não priorizar o bom atendimento

 

Já está mais do que provado que o segredo do sucesso passa pelo bom atendimento, principalmente, na área da saúde.

Por isso, é preciso focar no bom atendimento, principalmente, na recepção da sua clínica veterinária, já que é ali que acontece o primeiro contato com o cliente, a primeira impressão.

Ou seja, se o cliente se deparar com um funcionário sem empatia, grosseiro ou estressado, ele não sairá satisfeito com o atendimento prestado e, provavelmente, não retornará.

Mesmo que o médico seja renomado, se o primeiro atendimento não for positivo, a chance do cliente retornar é muito pequena.

Por isso, invista em treinamento, com reuniões constantes e, também, promova um ambiente agradável aos colaboradores, não adianta exigir um bom atendimento se você não garante um ambiente harmonioso.

3. Misturar contas pessoais e jurídicas

 

Um erro muito básico, mas muito comum e fatal, é misturar as contas pessoais com as contas da clínica veterinária.

Esse erro afeta qualquer negócio, independentemente de seu tamanho, ficando difícil ter uma visão clara sobre o fluxo de caixa, assim como, quais despesas e receitas o negócio está realmente tendo.

Por isso, uma dica para evitar esse tipo de erro, é apelar para soluções tecnológicas, como um bom software para clínica veterinária,  que vai fazer todo esse trabalho de uma forma simples, sem doer no bolso, proporcionando uma gestão financeira excelente para sua clínica veterinária, onde você possa ver especificamente quais foram as movimentações financeiras da sua clínica veterinária.

4. Não focar no relacionamento com o cliente

 

Um outro erro, muito comum, também básico, é não dar a atenção devida ao ao relacionamento com o cliente, que é algo decisivo na hora de fidelizá-lo.

Cada vez mais, as pessoas estão buscando tratamento humanizado, para isso, é preciso mais do que profissionais competentes, mas contar com profissionais que realmente se importem com o bem-estar de seu pet.

Por isso, busque treinar todos os colaboradores para que os mesmos pratiquem um atendimento mais focado na atenção, empatia, enfim, mais humanizado.

5. Armazenar as informações inadequadamente

 

Os tempos são outros, felizmente, a tecnologia veio para facilitar muitas tarefas, e uma delas é a organização e praticidade, principalmente, na hora de armazenar informações importantes, como dados dos clientes, registros de consultas, histórico do pet.

Organizar em fichas alguns clientes pode até parecer simples, mas organizar centenas já começa a ficar mais complexo.

E é nessa hora que um bom software para clínica veterinária pode fazer toda a diferença, ajudando a otimizar o armazenamento de informações.

Alguns sistemas, como Nuvem Vet, por exemplo, ainda oferecem a possibilidade de criar um prontuário digital, com todas as informações sobre o seu cliente de maneira prática e rápida.

Isso sem falar que um sistema como esse  também facilita a parte administrativa e financeira, otimizando e automatizando a rotina da clínica.

6. Subestimar questões tributárias

 

Sem dúvida, as questões tributárias representam a parte mais chata da gestão para qualquer profissional, porém, inegavelmente, elas são essenciais para evitar problemas e dores de cabeça futuros.

Os tributos são bem burocráticos, por isso não devem, em hipótese alguma, ser deixados de lado.

E até nisso um bom programa para clínica veterinária, como Nuvem Vet pode ajudar, já que oferece um módulo fiscal, que emite as suas NFCe de uma forma bem simples e prática.

7. Não realizar um planejamento financeiro​

 

De nada adiante pensar na qualificação dos profissionais sem considerar as finanças de sua clínica veterinária, já que ela é o coração de seu negócio, é a gestão financeira que norteia o sucesso de qualquer clínica veterinária.

Ou seja, se a gestão financeira não for bem feita, todos os demais setores serão afetados, já que não haverá recursos suficientes para arcar com os compromissos com fornecedores, funcionários e demais contas básicas, como luz, água, internet, telefone, entre outros.

E isso sem considerar a impossibilidade de realizar novos investimentos em infraestrutura e equipamentos de alta tecnologia, que pode afetar negativamente na imagem da sua clínica veterinária no mercado e, consequentemente, afastar clientes.

Por isso, não deixe de fazer um bom controle do fluxo de caixa e sempre ter um planejamento financeiro para conseguir identificar e contornar possíveis problemas.

8. Não apostar em estratégias de marketing

 

O mundo mudou e estamos na era digital, assim sendo, quem não aposta em marketing digital não aparece e, consequentemente, não sobrevive nesse mercado, cada vez mais, competitivo.

É fundamental apostar em redes sociais para alcançar o público, fidelizar seus clientes e ganhar autoridade em sua área. É essencial apostar em um bom marketing de conteúdo, com artigos relevantes e de interesse para seus clientes, procurando tirar suas dúvidas, por exemplo.

Tanto para atrair mais clientes, proporcionar maior fidelização ou, até mesmo, se tornar a referência na sua cidade ou região, apostar em marketing digital, ou seja, redes sociais, email marketing, sites e blogs, vai trazer muitos resultados positivos.

 

E é isso, essas são algumas dicas, simples e práticas, do que NÃO FAZER, para acertar na gestão de sua clínica veterinária.

Ao evitar esses erros, sem dúvida, conseguirá não só melhorar o desempenho de toda a sua equipe, como também, a experiência dos seus clientes, tornando possível se tornar referência em seu segmento, atraindo mais clientes e, consequentemente, fidelizando-os.

 

Author: