Como manter a estabilidade de sua clínica veterinária em meio à pandemia

Embora o panorama tenha melhorado, a verdade é que ainda estamos em pandemia. Aos poucos a nossa rotina vai se adaptando à essa nova realidade, de conviver com o vírus, mas tomando sempre os devidos cuidados, claro, até que ele não seja mais uma ameaça.

O fato é que todos os setores, de alguma forma, foram afetados, e quem não procurou se adaptar, ou se reinventar, acabou ficando para trás.

A própria área da saúde, apesar de todos os holofotes apontarem para ela, consultas com objetivo preventivo ou consideradas pelo tutor como não essenciais foram deixadas para depois.

Mas, então, como manter a estabilidade da clínica veterinária nesses tempos tão difíceis?

É preciso que os profissionais veterinários, de uma forma geral, procurem adequar sua rotina e se reinventar diante desse novo cenário.

Só quem tem uma clínica veterinária sabe que não basta ter um diploma de médico veterinário, é preciso entender como funciona uma gestão empresarial, independente do tamanho da clínica. Qualquer empresa, micro, pequena, média, grande, precisa contar com uma boa gestão por trás, ainda mais em tempos como esse que vivemos.

Claro, não é fácil, para muitos é um grande desafio procurar se manter em meio a uma pandemia, sendo preciso redobrar a atenção com o fluxo financeiro.

Mas, então, o que fazer?

Gestão Inteligente das despesas

Se tem uma coisa que a crise faz, é que as pessoas tenham que se reinventar, rever conceitos e repensar estratégias, surgindo dessa situação, muitas vezes, grandes viradas positivas.

Ok, administrar crises é complicado, mas porque não fazer delas a chance para revermos antigos conceitos e, quem sabe até, encontrar soluções melhores do que as que tínhamos na nossa zona de conforto?

Mas, o fato é que a estabilidade da clínica veterinária depende do fluxo constante de clientes, e de saber como agir em momentos de crise.

Sendo assim, porque não pensar em estratégias que não envolvam somente consultas presenciais, por exemplo? Será que não seria o momento de apostar em um atendimento veterinário à distância?

Vale oferecer preços diferenciados, por exemplo, para maior adesão a esse novo modelo.

Ou ainda, ofereça consultas à domicílio, certamente, tomando todos os cuidados que são necessários.

Divulgue essas novas modalidades de atendimento em sua rede social.

Mas, claro, quando falamos em administração financeira, não se trata apenas de gerenciar o lucro obtido com as consultas, é fundamental saber gerenciar de forma eficiente as despesas.

Um bom exemplo de despesa, bem expressiva, e que tornou-se um peso nos dias atuais, é o gasto com estrutura física, que não está sendo usada, ou que esteja sendo muito pouco usada.

Você já considerou trabalhar em um espaço compartilhado? Parece algo muito estranho para você? Pois saiba que é um modelo de locação cada vez mais adotado por médicos das mais diferentes áreas.

Caso não se sinta à vontade em compartilhar um espaço com alguém, há ainda o modelo pay-per-use a considerar. Nessa forma de contrato, é possível pagar a locação do consultório apenas pelo tempo utilizado.

Sem falar que nesse modelo não precisaria arcar com os custos de uma clínica veterinária sem atendimentos presenciais por boa parte do tempo, essa alternativa também pode ser vantajosa para os tutores, que contariam com mais conforto, facilidade de acesso (geralmente ficam bem localizados), assepsia, segurança, principais características desses ambientes compartilhados.

E mais, vale considerar o coworking mesmo depois da pandemia, possibilitando equilibrar suas finanças.

Aposte em tecnologia

Ninguém mais ousa duvidar da importância da tecnologia, principalmente, nesse período, onde ela foi a verdadeira protagonista, facilitando aulas remotas, consultas, exames, contatos de familiares e amigos, enfim, uma aliada no nosso dia a dia.

E até mesmo as empresas podem se valer de programas e softwares de gestão. Pois é, todos os segmentos já podem se beneficiar das facilidades da tecnologia, como um programa para clínica veterinária, por exemplo.

Muitos profissionais desconhecem, mas é possível deixar toda essa parte burocrática e administrativa nas mãos de um sistema para clínica veterinária, que oferece a gestão de todas as áreas, da financeira ao estoque, até agendamentos oferece.

Nesses programas, você tem todos os registros guardados na nuvem, desde consultas, exames, receituário, vacinas, tudo digitalizado e de fácil acesso, e mais relatórios sobre lucros e gastos do estabelecimento, tudo a um clique de distância, podendo ser acessado de qualquer local, e a qualquer hora.

 

Dicas para manter a estabilidade da clínica e reter de clientes

 Mas, sabemos que não é tão simples pensar em estratégias e ainda acertar ao implementar algumas mudanças, por isso, além de enxugar custos, é fundamental garantir que os clientes antigos continuem assistidos e que mais clientes continuem chegando. Para isso, separamos 3 dicas muito importantes:

    1. Ofereça a possibilidade de Teleconsultas

A telemedicina já é uma realidade, mais do que isso, ela é uma alternativa segura de continuar atendendo os tutores com seus bichinhos.

Para muitos, essa pode ser uma prática meio estranha ou desconfortável, mas geralmente, é só no início, ou seja, é apenas uma questão de se adaptar, devendo seguir os mesmos princípios éticos das consultas presenciais.

Por isso, não deixe de atender os tutores por não poder estar presencialmente em uma consulta, sem dúvida, é uma forma de ajudar a manter a estabilidade financeira de sua clínica.

Claro, que as coisas já estão se normalizando, porém, muitos tutores ainda ficam inseguros e, nesses casos, aposte na consulta remota.

Mas, claro, em alguns casos, será necessário fazer alguns exames físicos e laboratoriais.

   2. Tranquilize os tutores sobre medidas de segurança

No caso de já poder realizar consultas presenciais ou, pelo menos, grande parte delas, é fundamental deixar claro que você e sua clínica oferecem todas as medidas de segurança.

Informe nas redes sociais, explique que medidas de segurança estão sendo tomadas e faça recomendações aos tutores para os momentos das consultas.

Mas, a qualquer sinal de que a estabilidade foi abalada, suspenda imediatamente os atendimentos presenciais, para não vir a perder a confiança dos tutores.

    3. Mantenha seu marketing ativo

O marketing está no dia a dia de todas as pessoas, e principalmente, das empresas, hoje nenhuma empresa sobrevive sem as estratégias de marketing, principalmente, nas redes sociais, visando captar e fidelizar tutores.

Certamente, se essa estratégia já era importante, nesse período de pandemia, então, ela se tornou fundamental, principalmente porque o contato com as pessoas tem sido virtual e, no mais, as pessoas hoje não vivem mais sem celulares e as redes sociais.

Por isso, se você ainda não usa as redes sociais de forma recorrente e profissional, não deve mais perder tempo.

E invista em postagens relevantes, com dicas de cuidados com os pets, informações sobre os cuidados de sua clínica em meio a pandemia, oferta de consultas remotas… enfim, utilize esse poderoso meio de forma inteligente.

E uma outra estratégia de marketing, que complementa a ação nas redes sociais, é ter seu próprio site ou uma página sua vinculada ao seu local de atuação.

 

Pronto, com certeza, seguindo essas dicas, sua clínica veterinária passará bem mais tranquila por esse momento difícil e, ao voltarmos à rotina, estará mais fortalecida e, até mesmo, com ainda mais clientes.

Author: