Dicas para adotar o programa de gestão ideal para a sua clínica veterinária

Já possui ou vai abrir uma clínica veterinária? Está na dúvida se vale a pena adotar um bom programa de gestão? Então, esse artigo é para você!

Volta e meia falamos por aqui que o mercado pet é uma boa área para quem deseja empreender, existindo diferentes setores a serem explorados.

Pois bem, por outro lado, muita gente confunde isso com facilidade, o que não é verdade, embora esse mercado, como um todo, não conheça crise, sobreviver nele não é fácil, ou seja, quem não busca formas de destacar sua clínica veterinária, indo além da prestação de bons serviços, com certeza, não consegue resistir à tanta concorrência.

E com uma clínica veterinária isso não é diferente, atualmente, não basta amar os animais e prestar um ótimo serviço, se não contar com uma boa gestão e criar estratégias de marketing, provavelmente, sua clínica não conseguirá dar um bom retorno.

E é nessas horas que contar com a tecnologia vai fazer toda a diferença, através de um bom programa de gestão, o qual permite gerenciar muitas funções, otimizando a dinâmica da clínica e alcançando, assim, melhores resultados.

Na verdade, o que um programa de gestão faz é automatizar toda a clínica, e além de permitir o acompanhamento de dados, controle de estoque, controle financeiro, acompanhamento de funcionários, fichas completas de pacientes com vacinas e visitas, e ainda avisam quando há contas para receber ou pagar.

Ou seja, um sistema para clínica veterinária é uma ótima ajuda para quem não possui um setor administrativo em sua clínica, mas as opções são muitas, por isso, mostraremos aqui como escolher o programa ideal para o seu negócio.

1. Um programa que ofereça o que precisa

 

Um erro comum é achar que ao adotar um programa de gestão, automaticamente, irá pagar por serviços sem utilidade para a sua clínica, ou mesmo, que esse tipo de programa só é útil para quem tem uma grande clínica.

O que é preciso saber é que, atualmente, existem muitas opções no mercado, alguns tipos de Softwares mais completos e específicos que outros, sendo possível escolher aquele que se encaixe melhor na sua realidade.

Para escolher é programa certo é fundamental escolher se baseando nas suas necessidades, considerando o que o software tem a oferecer, e o quanto isso será útil para a sua realidade.

É importante entender que um programa de gestão automática os serviços e informações, o que garante melhorias para a empresa.

Isso sem falar que, com a automatização, o gestor consegue concentrar seu tempo em outras tarefas, como criar promoções e estratégias, para ajudar a tornar sua clínica veterinária uma referência.

2. Soluções para problemas específicos

 

São muitos os benefícios de utilizar um programa de gestão, mas o ideal é poder trabalhar com algum que ofereça soluções para problemas específicos.

Por exemplo, alguns oferecem um bom controle de estoque, permitindo identificar problemas com baixas, controle financeiro, e muito mais, podendo resolver com muito mais eficiência possíveis falhas, como pagamentos não lançados ou dívidas reais.

E mais, alguns permitem acompanhar o histórico dos seus pacientes com muito mais detalhes.

3. Poder ver as informações a qualquer hora e de qualquer lugar

 

Outro cuidado ao escolher o programa é saber se ele funciona em nuvem, ou seja, que pode acessar de onde quiser e a qualquer hora.

Ou seja, você pode acompanhar o estoque, a ficha dos pacientes e até o financeiro, de onde quiser, com todas as informações em nuvem.

4. Facilitar na fidelização de Clientes

 

Por mais que atrair clientes seja o objetivo de qualquer negócio, a fidelização é a meta, e isso não é diferente com as clínicas veterinárias.

Por isso, é tão importante contar com a ajuda de um bom programa de gestão que, não só vai oferecer dados precisos, mas ajudar na hora de criar ações e estratégias mais assertivas, focadas em números reais e na realidade de sua clínica, ajudando, assim, a atrair e fidelizar clientes.

Sem dúvida, garantir uma estratégia para crescimento e solidificação da sua empresa, é um excelente investimento a médio e longo prazo. E é aí que um bom sistema para clínica veterinária pode fazer toda a diferença, ajudando a tomar atitudes que passem confiança para seus clientes.

Vale saber que um bom programa, também, ajuda no relacionamento com os clientes, com a criação de mensagens antes, durante e pós tratamento, ajudando a criar laços com os pacientes, investindo em um atendimento mais humanizado, demonstrando preocupação com a recuperação e saúde do animal.

Dicas finais para escolher o melhor software de gestão para sua clínica

 

Como já deve ter percebido, o melhor software para clínica veterinária é aquele que atende a todas as necessidades da sua clínica, ou seja, de nada adianta investir em um programa que ofereça uma infinidade de serviços no pacote se você só poderá desfrutar de alguns.

Por isso, muita calma na hora de escolher o programa ideal para a sua clínica. A dica, portanto, é procurar ficar atento à algumas questões:

– Prefira um software que ofereça facilidade para o monitoramento de clientes, pacientes, vendas e estoque;

– Procure fazer testes grátis com desenvolvedoras que oferecem o serviço;

– Opte por um software com interface simples e de fácil entendimento;

– Procure saber da reputação das empresas pela internet e com clientes anteriores;

– Se certifique de que poderá contar com supirte.

Como podemos ver, existem critérios que podem fazer com que acerte na escolha de um programa de gestão para a sua clínica veterinária, mas só você sabe quais são suas prioridades.

Nossa dica é que na hora de escolher o melhor software para clínica veterinária, você possa identificar aquele que mais trará benefícios para o seu negócio, e seus clientes.

Antes de qualquer coisa, um bom programa de gestão precisa ser sinônimo de atualização e praticidade, garantindo mais produtividade, facilidade e tranquilidade para todos os envolvidos, aumentando a chance de crescimento da sua clínica.

No mais, se você deseja que sua clínica cresça, apostar em um bom software para clínica veterinária, como Nuvem Vet, por exemplo, já é um bom começo, ajudando a ganhar tempo, a economizar, criar campanhas mais assertivas, melhorar o relacionamento e o atendimento ao cliente, enfim, se destacar da concorrência, o que está cada vez mais difícil.

Author: