Os 7 maiores desafios dos Pet shops e como resolvê-los

Não está sabendo como lidar com alguns problemas em seu pet shop? Então, esse artigo é para você! Vamos apontar aqui alguns dos maiores desafios dos pet shops e lhe ajudar a resolvê-los de forma mais assertiva.

Infelizmente, com todo o crescimento do mercado pet, é impossível não se deparar com desafios comuns nesse setor, tão competitivo e que, por isso, pede ações mais urgentes e assertivas.

Pensando nisso resolvemos elencar aqui os 7 maiores desafios dos pet shops e como resolvê-los. Confira!

1. Gestão de estoque

 

A gestão de estoque costuma ser uma dor de cabeça para todo comerciante, principalmente, para aqueles que lidam com mais e diversificados produtos, como os pet shops.

A melhor forma de fazer com que seu estoque não se transforme em um grande problema é utilizando códigos e barra e investindo em um bom programa de gestão, que vai controlar a entrada e saída de todos os produtos, além de apontar os que têm mais giro, os que estão com a validade a ser vencida, e sempre com os números atualizados.

1.1. Problemas mais comuns de estoque

a- Clientes não encontram o que buscam na loja

Não ter um produto disponível vão só gera frustração no cliente, que pode até deixar de ser cliente, como ocasiona a perda de venda, uma situação que é desagradável tanto para a loja quanto para o cliente.

Como resolver o problema:

– Não esperar o estoque acabar: uma das vantagens de ter um programa de gestão, ou um software para pet shop, é não ser pego desprevenido, sem o produto no estoque, pois essa tecnologia permite fazer o controle de dados automaticamente, garantindo mais precisão e eficiência na gestão.

– Conhecer bem o seu público: para que possa saber o que tem mais procura, o que pode ser resolvido com pesquisas e análises sobre os gostos de seus clientes.

– Investir na logística: é preciso ter um total controle sobre prazos de entrega e quantidade de mercadorias.

b- Mercadorias paradas

Estoque parado significa dinheiro parado, ou seja, sem vendas, sem lucro.

Como resolver o problema:

Saber usar estratégias de marketing para não ficar com produtos encalhados no estoque. E vale apelar para promoções atrativas, identificar a sazonalidade dos produtos, para entender porque alguns não tiveram saída.

c- Falta de controle do prazo de validade

Não dá para deixar que aconteça a perda da validade do produto, não só pelo prejuízo que isso representa, como o fato de não poder comercializar produtos com validade vencida.

Por isso, é fundamental ter um bom controle de validade dos produtos para garantir a qualidade da oferta e a rentabilidade da operação.

Como resolver o problema:

A dica, para solucionar esse problema é realizar um levantamento minucioso das mercadorias em estoque, mantendo o inventário sempre atualizado e organizado, o que um bom programa de gestão também pode fazer.

2. Adquirir mais produtos para obter preços competitivos

 

A maioria dos donos de pet shops costuma adquirir uma grande quantidade de produtos para conseguir um preço melhor com os fornecedores e, assim, oferecer um preço mais competitivo aos clientes.

Mas, claro, isso não é o ideal, sob o risco de produtos encalharem.

Como resolver o problema:

A dica é procurar ficar muito atento aos seus custos, definindo uma estratégia em relação à concorrência tendo sempre em mente que não é o preço lá embaixo que vai fidelizar um cliente.

Esse é mais um motivo para investir em um sistema para pet shop, já que ficará mais fácil entender quando e como adquirir produtos em maiores quantidades, sem que isso se torne um prejuízo, conseguindo preços competitivos, já que poderá comprar em maior quantidade, mas com um bom planejamento do custo-benefício.

3. Prazos de pagamento apertados junto aos fornecedores

 

Volta e meia lembramos aqui como é importante estabelecer uma boa relação com fornecedores, principalmente, porque os prazos de pagamento, de uma maneira geral, costumam ser curtos.

É fundamental procurar conversar e negociar com os fornecedores, lembrando que  quanto mais entradas e saídas você puder prever, além das que você já sabe, melhor será a previsão do saldo do seu caixa no futuro, permitindo que consiga até separar capital para investir nos produtos e, assim, poder se adequar melhor aos prazos dos fornecedores.

4. Capital de giro limitado

 

Quem tem qualquer negócio sabe que ter um capital de giro limitado pode ser um grande problema, e com pet shop isso não é diferente.

Sem um capital de giro fica impossível dar continuidade ao funcionamento da empresa,  afinal, é ele que permite manter os estoques, recursos de financiamento aos clientes (nas vendas a prazo, por exemplo), pagar os fornecedores.

Mas, o que fazer se o capital de giro estiver muito limitado? Dentre as muitas possibilidades para tentar solucionar o problema, a dica é cortar gastos, ser disciplinado com as finanças, ou seja, não se permitir usar o giro para assuntos pessoais, mas se isso for necessário, não deixe de repor a mesma quantia quando entrar dinheiro em caixa, enfim, procurar economizar onde puder.

5. Gestão financeira

 

Esse desafio engloba, praticamente, todos os outros abordados acima, mas de uma forma mais generalizada. Vale lembrar que a qualidade da gestão financeira é fundamental para a saúde do seu pet shop.

Por isso, caso esteja com problema com a gestão de seu pet shop, vale procurar realizar o fluxo de caixa diariamente, informatizar e estruturar todos os dados importantes e, acima de tudo, procurar acompanhar de perto os números do pet shop.

Embora o controle e a gestão financeira possa até ser feita através de uma planilha, o ideal é, como falamos acima, investir em um bom programa de gestão, que ofereça um  módulo de gestão financeiro para pet shop, existindo muitas opções no mercado, como Nuvem Vet, por exemplo.

6. Atendimento ao cliente

 

Não é de hoje que o atendimento ao cliente é um dos grandes problemas de quem tem qualquer comércio. E segundo pesquisas, o atendimento é, atualmente, o fator mais decisivo na hora de um cliente fidelizar, ou não, algum comercio.

Nesse sentido, é preciso entender que a concorrência nunca esteve tão acirrada e, por isso, qualquer vacilo no atendimento pode significar a perda de um cliente para seu concorrente.

A dica, então, para não pecar no atendimento é estudar o seu público, de modo a desenvolver estratégias para satisfazer seus consumidores.

Vale ter em mente que o pet shop é um negócio que oferece muitas possibilidades de se diferenciar e inovar, seja nos serviços como nos produtos, com o mercado constantemente anunciando novidades.

E, claro, não dá para subestimar o atendimento no balcão, a empatia e buscar sempre a empatia e paciência, mesmo com aqueles clientes mais difíceis.

7. Rotatividade da equipe

 

Sempre falamos por aqui que o segredo de qualquer estabelecimento de sucesso está no quadro de funcionários. Nenhuma empresa vai adiante se não contar com funcionários satisfeitos e comprometidos com a empresa.

A rotatividade constante é ruim tanto para o próprio funcionário quanto para a empresa e o cliente.

E a melhor maneira de resolver esse problema é escolhendo muito bem os colaboradores, investindo em reuniões de equipe e agrados aos colaboradores, seja através de bônus, de prêmios, presentes. O importante é que a equipe se sinta valorizada, esteja satisfeita e goste de trabalhar na empresa.

E é isso, esses são alguns dos maiores desafios de quem tem um pet shop, e embora eles sejam complexos, eles podem ser resolvidos, e foi o que mostramos aqui. Agora é seguir essas dicas e enfrentar, sem medo, esses desafios.

Author: