5 dicas para tornar sua clínica veterinária uma referência

Resolveu abrir sua própria clínica veterinária? Quer que ela se torne uma referência? Então, esse artigo é para você! Confira nesse artigo algumas dicas que vão ajudar sua clínica a se tornar referência nesse setor.

Como estamos sempre reafirmando por aqui, o mercado pet está em alta, nem mesmo consegue sentir a crise pela qual o país vem passando, mostrando resultados cada vez mais otimistas e, com isso, chamando a atenção de empreendedores que passaram a enxergar esse mercado como uma ótima opção de negócio.

Assim, seja pet shop, casa de ração, banho e tosa, clínica veterinária, entre tantos outros serviços, todos eles, juntos ou separadamente, vêm se mostrando uma ótima opção para quem quer abrir um negócio em um mercado que não para de crescer.

Por outro lado, até mesmo, por estar em alta e atraindo novos empreendedores, esse mercado está extremamente competitivo, sendo necessário investir em estratégias de gestão e de marketing para conseguir se destacar em meio a tanta concorrência.

Nesse sentido, por mais que os serviços veterinários sejam sempre muito requisitados, ainda mais com o aumento constante na adoção de pets no país, é preciso se atentar para alguns cuidados fundamentais para conseguir se destacar e se tornar referência nesse setor.

Do atendimento à forma de se comunicar com os clientes, tudo isso conta ponto na hora de se destacar, e por isso, resolvemos mostrar aqui 5 dicas básicas, mas fundamentais, para ter sucesso em sua clínica veterinária.

Como tornar sua clínica veterinária uma referência

 

Antes de qualquer coisa, vale saber que um dos principais fatores a ser observado para que sua clínica veterinária tenha sucesso, é procurar agregar valor ao negócio, à sua marca e oferecer bons serviços.

E sabe qual a melhor forma de fazer isso? É fazendo o planejamento de metas a serem cumpridas para alcançar os objetivos do negócio. Porém, o ideal é que essas metas sejam realistas e definidas como de curto, médio e longo prazo. E então, através de ferramentas, poder avaliar se os caminhos e esforços estão dando resultado.

Outra dica é oferecer o máximo de opções dentro de seu estabelecimento, já que, atualmente, as pessoas buscam praticidade, conforto e qualidade, podendo encontrar tudo isso em um único lugar, é sempre uma ótima solução.

Nesse sentido, por exemplo, se puder em sua clínica ter um espaço para banho e tosa, ou mesmo, um pet shop, com certeza, vai conseguir atrair muito mais clientes.

No mais, vale prestar atenção nas dicas abaixo para tornar sua clínica veterinária uma referência.

5 dicas para tornar sua clínica uma referência

 

1.Estude o mercado

 

Um dos grandes erros de quem abre uma clínica veterinária é achar que ser  um bom médico basta para atrair clientes, na verdade, uma clínica é um negócio, e como qualquer outro, ela exige um bom trabalho de gestão.

Por isso, antes mesmo de abrir a clínica, é fundamental fazer uma análise do mercado, observar a concorrência, conhecer as clínicas de maior sucesso, o que elas oferecem, saber se na região onde pretende abrir a sua já existe alguma boa clínica.

E, claro, procurar conhecer as marcas, os produtos, realizar cursos de gestão, adquirir ferramentas tecnológicas para lhe ajudar nessa tarefa, pois hoje já existem muitas opções no mercado e, por fim, procurar montar uma equipe qualificada, selecionar corretamente os funcionários, com profissionais comprometidos e sérios, que passem constantemente por treinamentos e reciclagens.

2. Foque na excelência no atendimento ao cliente

 

Atualmente, empresas de todos os portes já perceberam a importância de investir em atendimento, não só em diversidade de canais, mas em um bom atendimento.

Inclusive, segundo pesquisas, o atendimento é o fator mais decisivo na hora de um cliente fidelizar alguma marca, por isso, nesse cenário de competição acirrada, oferecer um atendimento de qualidade pode ser decisivo para manter um paciente.

Por isso, ao montar a equipe, considere a facilidade de comunicação como um quesito fundamental, principalmente, dos funcionários que irão trabalhar no atendimento ou diretamente com o público.

Acredite, o atendimento é a porta de entrada dos clientes para clínica, exigindo um cuidado todo especial, por isso, capacitar os colaboradores para atender bem seus clientes é primordial.

Por exemplo, é muito comum os tutores dos animais estarem aflitos ou com medo de algum procedimento, então, nessa hora, um profissional preparado para atendê-los pode fazer toda a diferença.

Por isso, invista em excelência no atendimento aos clientes, pois além de fidelizar os clientes, ainda irá evitar crises e danos à imagem da sua empresa.

3. Invista em marketing

 

E se marketing sempre foi um investimento importante, hoje, com tanta concorrência nesse setor, ele se tornou indispensável, ou seja, para sobreviver nesse mercado, é preciso fazer a divulgação de sua clínica veterinária, de uma forma assertiva e constante.

Ser visto é fundamental para qualquer negócio. Mas, ao contrário de tempos atrás, hoje o mundo está virtual, por isso, é essencial ter boa presença digital, desenvolvendo estratégias de marketing assertivas de comunicação, através de um bom marketing digital, permitindo estar mais perto de seus clientes e oferecer o melhor atendimento.

Nesse sentido, a dica é começar participando das mídias sociais, desenvolvendo materiais gráficos e realizando campanhas promocionais em datas especiais.

E, claro, as redes sociais, atualmente, são tidas como a principal ferramenta de marketing, as mais econômicas e eficazes, e isso porque a grande maioria das pessoas está presente em uma, ou mais, redes sociais, hoje em dia. Além de aumentar a visibilidade, as redes sociais são ótimos canais de relacionamento com o público, possibilitando conhecer as necessidades, opiniões e gostos de seus clientes, permitindo construir uma relação maia próxima.

4. Procure sempre inovar

 

Inovar, geralmente, é a melhor forma de chamar a atenção e diferenciar seu trabalho da concorrência.

Nesse sentido, vale investir em equipamentos ultramodernos, ferramentas tecnológicas, como de gestão, por exemplo, produtos novos no mercado, no caso de ter um pet shop, enfim, artigos que não são fáceis de encontrar em qualquer estabelecimento.

É preciso ter em mente que as pessoas pesquisam, têm acesso a todo tipo de novidade, à palma da mão, por isso, se sua clínica veterinária se mostrar por dentro das novidades, e oferecer o que há de mais novo no mercado aos seus clientes, com certeza, ganhará pontos junto aos clientes.

No mais, que tutor não gosta de saber que seu animalzinho vai se tratar em uma clínica que oferece o que há de mais novo no mercado?

5. Conte com a tecnologia

 

Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia, através de seus muitos aplicativos, ou ferramentas, certamente, não iria faltar um software de gestão para poder facilitar esse trabalho, principalmente, em pequenas e médias empresas, que não têm como contratar pessoas para cuidarem de questões administrativas e financeiras.

Um programa para clínica veterinária, sem dúvida, vai ajudar a tornar a gestão de sua empresa mais assertiva, facilitando a digitalização de processos, unificando as informações e apresentando todos os dados de uma forma simples e organizada.

E mais, um bom sistema para clínica veterinária, como Nuvem Vet, vai automatizar toda a sua clínica e deixar os dados e informações acessíveis na nuvem, facilitando que possa ter acesso de qualquer lugar e a qualquer hora.

E é isso, agora com essas dicas em mãos, vai ficar bem mais fácil tornar sua clínica veterinária uma referência nesse tão competitivo mercado.

Author: