4 dicas infalíveis para administrar sua Clínica ou Pet Shop

Já possui uma clínica ou Pet Shop, mas seu negócio não consegue ir para a frente? Ou ainda, pretende abrir seu negócio dentro desse segmento mas tem muitas dúvidas de como administrar e conseguir ter bons rendimentos? Se você se vê em algumas dessas situações, esse artigo é para você!

Acredite, é muito comum surgirem dúvidas relacionadas á gestão e administração de uma clínica ou Pet Shop, até porque, no caso de médicos veterinários, isso não é ensinado durante a graduação.

Mas, certamente, o que todo empreendedor quer, ou deseja, é ver sua empresa crescendo e sendo reconhecida pelos clientes e, embora isso não seja um bicho de sete cabeças, é necessário apostar em algumas estratégias empresariais, já testadas e comprovadas.

É importante deixar claro que as estratégias empresariais são usadas em qualquer tipo de negócio, no ramo veterinário não é diferente. Mas, para conseguir um crescimento significativo, é preciso saber organizar e administrar muito bem sua clínica veterinária.

E quando falamos em organizar, isso não significa apenas arrumar o estoque, as pilhas de papéis ou tirar o pó das prateleiras. Na verdade, a organização de uma empresa passa pela criação de sistemas e procedimentos para que ela se torne mais funcional e lucrativa.

E se engana quem acha que isso é algo que não pode ser aplicado à uma empresa pequena, e para provar que dá para funcionar e ser lucrativa, mostraremos aqui, 4 dicas infalíveis para administrar sua Clínica, ou Pet Shop e conseguir bons resultados.

1. Otimize seu espaço de trabalho

Para organizar sua clínica veterinária, cuidar do visual da clínica, ou Pet Shop, deve ser o primeiro passo.

Para isso, é preciso garantir um espaço físico livre de confusão visual ao redor, acredite, esse é um bom passo para ser mais produtivo e melhorar o desempenho, de uma forma geral.

Um ambiente mais organizado libera a mente para que possa se concentrar nos atendimentos, ou mesmo, ter ideias criativas para atrair mais clientes para sua clínica veterinária ou Pet Shop.

Por isso, procure sempre manter sua clínica muito organizada, arrumada, limpa.

Por exemplo, livre-se de papeis em cima da mesa, procure organizá-los em um armário ou em outro local ou, de preferência, digitalize-os e os armazene em nuvem.

Uma dica é investir em um bom software veterinário, como o Nuvem Vet, por exemplo, que ajudará a dar um fim à papelada, liberando espaço, sem que corra o risco de perder informações importantes.

Outra dica é armazenar os itens que utiliza todos os dias em um mesmo local, e assim, poder encontrá-los mais facilmente.

Mas, claro, nunca é demais exercitar o desapego com aqueles itens que não usa mais, e assim liberar mais espaço.

2. Tenha um planejamento de suas ações

Estratégia é tudo, e em qualquer tipo de negócio e, claro, para que dê resultado, é preciso que seja devidamente planejada.

Não podemos pensar em organização, em boa administração sem que isso passe por um estudo prévio de cada ação.

No mais, é praticamente impossível manter uma empresa organizada quando deixamos tudo para última hora, é preciso fazer um planejamento das próximas ações com antecedência.

Por isso, a dica é separar alguns minutos para pensar em estratégias, ou seja, na direção que pretende seguir com o seu negócio, e assim, poder definir os próximos passos para chegar lá.

E essa dica vale para qualquer coisa, desde uma campanha de marketing, postagem nas redes sociais, mudança de endereço, e até para uma estratégia de gestão e administração da clínica.

3. Mantenha as informações dos clientes integradas

Praticidade e funcionalidade, sem dúvida, são fundamentais para uma rotina mais tranquila e positiva dentro de qualquer ambiente e, claro, também em uma clínica veterinária ou Pet Shop.

Sem dúvida, o contato com clientes, desde o atendimento inicial, até o tratamento, propriamente dito, exige uma atenção especial, a qual envolve, também tempo, já que é preciso coletar muitos dados.

Na maioria das vezes, o tempo que se perde para procurar contatos, conferir os agendamentos ou consultar, os históricos dos pacientes, enfim, é um tempo que poderia estar sendo usado para outros fins.

Por isso, a dica para quem quer organizar sua clínica veterinária, ou Pet Shop, é procurar fazer um cadastro dos clientes, mas mantendo todas as informações integradas, acredite, dessa forma estará economizando muito tempo.

A boa notícia é que já podemos contar com diferentes recursos tecnológicos, como programas ou softwares, super em conta e que podem ser seus melhores amigos nesse momento, agilizando e otimizando toda a rotina de seu negócio além de por fim às ultrapassadas fichas de papel.

Enfim, investir em um software de gestão veterinária,  é otimizar seu dia a dia, permitindo reunir todos os dados dos pacientes em um único lugar. Dessa forma, além de não perder nenhuma informação importante, também não estará desperdiçando tempo para refazer o cadastro. O que quer dizer: mais organização, praticidade e economia de tempo e dinheiro!

4. Use a tecnologia a seu favor

Quem tem uma clínica veterinária, Pet Shop, ou mesmo, uma casa de ração, sabe como as questões administrativas podem ser um grande problema, onde cada item esquecido, ou cada erro no cálculo pode virar uma tremenda dor de cabeça.

Não é fácil ter que se preocupar com fornecedores, gerenciamento do estoque, entradas e saídas, relatórios de despesas e receitas, treinamento de funcionários, entre uma série de outras tarefas.

Mas, se por um lado não é possível  escapar disso, por outro, tem como tornar a administração bem mais leve e simples de lidar, através de um bom software de clínica veterinária.

Pois é, felizmente, os tempos mudaram, e a tecnologia pode ajudar em vários aspectos, como na gestão, por exemplo. Assim, é possível usar ferramentas que facilitam cada processo de toda gestão de uma clínica, ou Pet Shop.

E isso sem falar que um bom Sistema para clínica veterinária, como Nuvem Vet, pode fazer toda a diferença na organização e gestão de sua empresa que, certamente, vai resultar em um melhor atendimento e, portanto, no sucesso de seu negócio.

E é isso, agora é testar essas 4 dicas infalíveis para administrar sua clínica ou Pet Shop que, certamente, vai perceber uma grande melhora na organização, produtividade e funcionamento do seu negócio.

Author: