Datas comemorativas: como usá-las para alavancar as vendas de seu pet shop

Você sabe tirar proveito dos eventos anuais e datas comemorativas para aumentar as vendas de seu pet shop? Pois é, saiba que, se bem usadas, elas podem ser uma excelente estratégia de marketing.

Dentre outras funcionalidades, os eventos e datas comemorativas oferecem uma oportunidade de se conectar com os clientes e, consequentemente, turbinar as vendas.

O problema é que muitos donos de pet shops subestimam o poder destas ocasiões, que devem, sim, ser bem aproveitadas por qualquer lojista, até por quem tem loja voltada aos pets.

Principais eventos e datas comemorativas para seu pet shop

 

Eventos

– Carnaval (fevereiro ou março)

– Páscoa (data móvel, geralmente em março ou abril)

– Dia do Consumidor (15 de março)

– Dia do Trabalho (1º de maio)

– Ano Novo (1º de janeiro)

– Dia Internacional da Mulher (8 de março)

– Halloween (31 de outubro)

– Dia das Mães (segundo domingo de maio)

– Dia dos Namorados (12 de junho)

– Festas Juninas

– Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)

– Dia das Crianças (12 de outubro)

– Black Friday (última sexta-feira de novembro)

– Cyber Monday (segunda-feira após a Black Friday)

– Natal (25 de dezembro)

Datas comemorativas
 

– Dia Mundial do Gato ( 17 de fevereiro)

– Dia Nacional do Animal (14 de março)

– Dia Mundial dos Animais de Rua – 04 de abril

– Dia Internacional do Cão-Guia (28 de abril)

– Dia Nacional do Vira-Lata (31de julho)

– Dia Internacional do Cão (26 de agosto)

– Dia Mundial dos Animais – Dia de São Francisco de Assis (4 de outubro)

– Aniversário da Loja

Como trabalhar as datas comemorativas

 

Como já foi dito, as datas comemorativas podem fazer parte das estratégias de marketing de seu pet shop, são uma ótima oportunidade de se conectar com os clientes e, assim, aumentar as vendas.

Confira algumas ideias para aproveitar as datas comemorativas e eventos em seu pet shop:

Dia dos Animais

 

Sem dúvida, uma ótima ocasião para oferecer promoções especiais em produtos, como brinquedos, acessórios e alimentos. Também pode oferecer descontos em serviços, como banho e tosa.

Dia das Mães e Dia dos Pais

 

Quem disse que não dá para aproveitar essas datas? No caso, vale oferecer presentes especiais para os donos de animais de estimação, que são mães ou pais. Itens personalizados, como camisetas com fotos de animais de estimação, canecas, chaveiros ou quadros, são ótimas opções e costumam fazer muito sucesso.

Dia dos Namorados

 

Ótima ocasião para promover brinquedos, petiscos e roupas, com direto a descontos em serviços como sessões de fotos de animais de estimação ou banho e tosa para deixá-los ainda mais bonitos.

Dia Nacional do Vira-Lata e animais de rua

 

Essa data é uma ótima oportunidade para promover a adoção de animais de rua e apoiar organizações de proteção animal. Uma dica é criar eventos de adoção em parceria com abrigos locais ou promover doações para essas organizações. Seu pet shop pode criar uma campanha de conscientização e doações para abrigos e ONGs que atuam na causa.

Natal

 

Sem dúvida, o Natal é uma das épocas mais movimentadas do ano para o comércio em geral, e um pet shop pode aproveitar a oportunidade para oferecer presentes de Natal para animais de estimação, como brinquedos, acessórios, camas e petiscos. Você também pode oferecer sessões de fotos temáticas com os animais de estimação dos seus clientes.

Aniversário do seu pet shop

 

O dia do aniversário do Pet Shop não pode ser esquecido! Que tal comemorar a data com promoções especiais, descontos e brindes para seus clientes? Isso pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca e fidelizar seus clientes.

Principais estratégias de marketing

 

Existem várias maneiras de tirar proveito das datas comemorativas e dos grandes eventos em seu pet shop. Confira abaixo algumas sugestões:

– Decoração temática: Use a decoração para atrair a atenção dos clientes. Por exemplo, para o Dia dos Namorados, você pode usar decorações com corações e tons de vermelho e rosa.

– Promoções especiais: Ofereça promoções especiais para os clientes em datas comemorativas. Por exemplo, no Dia dos Pais, você pode oferecer um desconto em produtos selecionados para pais e seus pets.

– Eventos comunitários: Organize eventos especiais em seu pet shop para celebrar as datas comemorativas. Por exemplo, você pode organizar um desfile de fantasias para o Halloween ou uma sessão de fotos de Natal com animais de estimação.

– Conteúdo de mídia social: Use as datas comemorativas como uma oportunidade para criar conteúdo de mídia social que promova seu pet shop. Por exemplo, para o Dia das Mães, você pode criar postagens que mostrem as mães com seus pets e oferecer descontos em produtos para os seguidores que compartilharem as postagens.

– Brindes temáticos: Ofereça brindes temáticos para os clientes em datas comemorativas. Por exemplo, no Dia dos Animais, você pode oferecer sacolas personalizadas para os clientes que comprarem produtos para seus pets.

– Cursos e palestras: Organize cursos e palestras gratuitas para os clientes sobre temas relevantes em datas comemorativas. Por exemplo, para o Dia da Saúde do Animal, você pode oferecer palestras sobre saúde e bem-estar dos animais de estimação.

– Campanhas de caridade: Use as datas comemorativas como uma oportunidade para apoiar uma causa importante. Por exemplo, para o Natal, você pode organizar uma campanha de doação de alimentos para animais abandonados ou arrecadar fundos para uma organização de resgate de animais local.

A tecnologia como aliada

 

Um software de gestão, cada vez mais, vem se mostrando indispensável para as empresas em geral e, principalmente, as pequenas e médias. Não só ajuda informatizando todos os setores, como na hora de trabalhar o marketing do seu pet shop. Dentre seus muitos benefícios para o marketing, podemos destacar:

Gerenciamento de clientes: um software de gestão pode ajudar a gerenciar sua base de clientes, mantendo informações precisas e atualizadas, permitindo que criar campanhas de marketing direcionadas para os clientes, com base em seus hábitos de compra, preferências e outras informações relevantes.

Programa de fidelidade: um sistema para pet shop também permite que você crie programas de fidelidade personalizados para seus clientes, como descontos e ofertas especiais para clientes frequentes. Isso pode ajudar a incentivar a fidelidade do cliente e aumentar as vendas.

E-mail marketing: com as informações de contato dos clientes armazenadas no software para pet shop, você pode enviar e-mails de marketing personalizados para seus clientes, promovendo produtos e serviços específicos do seu pet shop, além de enviar newsletters e outras comunicações regulares.

Análise de dados: um software de gestão gera relatórios detalhados sobre as vendas, tendências de compra e desempenho de marketing. Com esses dados, é possível avaliar o sucesso de suas campanhas de marketing e ajustar sua estratégia para melhorar os resultados.

Gestão do estoque: um sistema para pet shop também faz uma completa e detalhada gestão do estoque, facilitando na hora de criar promoções e descontos.

Integração com mídias sociais: algumas soluções de software de gestão também permitem a integração com mídias sociais, facilitando a criação de campanhas de marketing nas redes sociais e aplicativos, como Facebook, Instagram, Twitter e, principalmente, whatsapp.

Com essas funcionalidades, um software de gestão pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu pet shop, incentivar a fidelidade do cliente e melhorar o desempenho de suas campanhas de marketing.

Enfim, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para promover o seu pet shop e incentivar as vendas, e com o auxílio de um bom programa de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, fica bem mais fácil criar campanhas de marketing criativas e relevantes para o seu público-alvo.

Author: