14 dicas para turbinar as vendas no seu pet shop

Como sempre falamos por aqui, o setor pet não para de crescer e, assim, claro, na mesma proporção, aumenta a concorrência. Cada vez mais empreendedores estão optando por investir neste mercado.

Mas, então, como conseguir ter bons resultados e vender bem diante de tanta concorrência?

Certamente, tudo passa pelo conhecimento de seu público para, só então, poder planejar muito bem as estratégias que farão seu pet shop crescer, mantendo seus antigos clientes e ainda conquistando novos.

Quem saber quais são as estratégias mais usadas e eficazes? Então, continue lendo!

Principais estratégias para turbinar as vendas no seu Pet Shop

 

1. Se planeje

 

Medidas assertivas passam sempre por um bom planejamento, sem dúvida, um dos fatores que diferenciam os empreendedores de sucesso daqueles que não tem. Nesse sentido, defina estratégias para as vendas, como o padrão de qualidade oferecido pelos vendedores na hora do atendimento.

E procure, de tempos em tempos, revisar e avaliar essas estratégias, para saber se precisam ser ajustadas.

2. Organize seu pet shop

 

Saber trabalhar e organizar as mercadorias dentro de seu pet shop é muito importante para facilitar as vendas. Nesse sentido, produtos mais consumidos, ao contrário do que muitos pensam, devem ser colocados, estrategicamente, no fim da loja, e isso para que o cliente encontre possa passar por outros produtos até chegar nesses mais consumidos, aumentando as chances de levar mais mercadorias do que pretendia.

Outra dica é procurar separar produtos por categoria, facilitando para o cliente e, ao mesmo tempo, mostrando organização, o que é sempre positivo.

3. Cadastre seus clientes

 

Cadastrar clientes é muito importante, principalmente, na hora de trabalhar as estratégias de marketing. Ter a mão dados como nome, telefone/celular, email e os itens adquiridos a cada compra facilita na hora de mandar uma mensagem por email ou WhatsApp, por exemplo, perguntando o que achou do serviço ou produto, ou anunciando um novo produto ou serviço, ou ainda oferecendo descontos…

Enfim, um simples cadastro dos clientes pode facilitar muito na hora de construir um relacionamento cheio de oportunidades de venda.

4. Busque por inovação

 

O mundo gira e com eles surgem novos serviços, produtos, enfim, novidades. E quem não quer ser engolido pela concorrência, precisa se manter sempre atualizado com o que há de mais novo no mercado.

Assim, a dica é procurar inovar, tanto nos processos internos da empresa, buscando formas de garantir mais produtividade e eficiência, como nos produtos e serviços, oferecendo novos recursos, possibilidades e novidades para os clientes, procurando suprir suas necessidades.

Por isso, a dica é participar de workshops, seminários, feiras e pesquisar o que os outros pet shops estão oferecendo, ou mesmo, na internet, buscar novas ideias, produtos ou serviços, principalmente, lá fora, onde costumam surgir primeiro.

5. Acompanhe as tendências

 

Buscar sempre oferecer novidades no pet shop é ótimo e, com certeza, vai atrair clientes para sua loja, mas na hora de se manter bem informado sobre o que é novo, procure descobrir, também, o que os clientes estão mais buscando, só assim poderá oferecer além de novidades, as tendências do mercado pet e oferecê-las aos seus clientes.

6. Invista em qualidade

 

Como sempre falamos por aqui, o consumidor está mais exigente e atento. Hoje ele exige muito mais, e não só um preço mais justo, mas também e, principalmente, qualidade nos serviços, produtos e atendimento.

Por isso, nunca descuide da qualidade, afinal, ela será decisiva na hora dos clientes voltarem e recomendarem o seu pet shop. E a qualidade deve estar presente não apenas nos serviços oferecidos, mas também nos produtos e, principalmente, atendimento.

7. Ofereça vantagens

 

Porque um cliente optaria pelo seu pet shop? Já pensou sobre isso? Para que ele possa ter a preferência dos clientes, até daqueles mais afastados fisicamente da loja, é preciso oferecer um diferencial. E uma boa forma de ter um diferencial é oferecendo algo além do que é normalmente oferecido.

E é nessa hora que algumas vantagens podem servir como diferencial, desde serviço delivery, transporte de animais, sorteios, entrega de brindes, agrados para os pets, programas de fidelidade/acúmulo de pontos, entre outras.

8. Faça parcerias

 

Grandes empresas já descobriram o poder das parcerias. Acredite, fazer parcerias com empresas de segmentos diferentes dentro do setor pet pode ajudar a aumentar suas vendas.

Assim, se trabalha com banho e tosa, uma boa parceria podem ser as clínicas veterinárias ou hotéis para animais perto da sua empresa. Compartilhar folhetos e entregar para os clientes, colocar o logo no site um do outro ou fazer postagens conjuntas, realizar lives juntos nas redes sociais, são só algumas das muitas possibilidades.

9. Ofereça um atendimento de qualidade

 

Como sempre frisamos por aqui não existe estabelecimento de sucesso sem que haja por trás uma boa equipe, ou pela frente. E no caso de um pet shop, os vendedores e atendentes são os grandes responsáveis por “atrair” e “fidelizar” o cliente.

Para isso, na hora de contratar os profissionais é preciso priorizar qualidades como, serem educados, proativos, bons ouvintes, empáticos e, claro, gostarem de bichos. Tratar o cliente pelo nome e saber seus gostos e preferências são pontos mais do que positivos no atendimento.

E para ter uma boa equipe, a dica é investir em treinamentos constantes.

10. Invista em programa de incentivos

 

Sem motivação não se chega a lugar nenhum. Por isso, além de procurar treinar e engajar a equipe, que tal também investir em um programa de incentivos?  Esses programas de incentivos podem ser bonificações por bom comportamento e desenvolvimento profissional e as comissões por vendas. A dica é premiar seus melhores colaboradores de forma mensal, trimestral ou anual. Lembre-se, funcionários motivados trabalham felizes e apresentam resultados melhores e, o que é melhor, diminuem a chance de rotatividade de funcionários, um grande problema hoje em dia.

11. Invista em campanhas de marketing digital

 

Para conseguir se destacar em meio a uma concorrência tão acirrada, é fundamental aumentar a visibilidade com uma boa presença digital. Lembrando que quem não tem presença digital hoje em dia é como se não existisse. Por isso, a dica é investir em marketing digital, e suas muitas estratégias, desde ter um site, até criar uma página nas redes sociais que seus clientes frequentam, Facebook e Instagram, por exemplo, pois não adianta nada ter uma grande estratégia de comunicação e ela não atingir seus clientes de forma eficiente.

12. Disponibilize várias formas de pagamento

 

Não há nada que mais espante um cliente do que não disponibilizar várias formas de pagamento. Um cliente não poder levar algum produto por você não aceitar pix ou alguma bandeira de cartão pode fazer com que esse cliente jamais retorne.  Por isso, disponibilize diversas formas de pagamento.

13. Agrade os clientes fidelizados

 

Um grande erro de muitas empresas é deixar de lado aqueles clientes já fidelizados. Pois é, o fato é que se forem esquecidos, não demorará muito tempo para começarem a frequentar outros estabelecimentos.

Ou seja, cliente fidelizado deve ser muito bem tratado. A dica é oferecer descontos e vantagens exclusivas, alimentando e investindo nesse relacionamento.

14. Trabalhe seu estoque

 

O estoque pode ser um grande aliado no aumento de vendas do pet shop, sabia? Para isso, no entanto, precisa estar organizado e planejado, para que não falte as mercadorias com mais saída e não acabe perdendo vendas e dinheiro.

Aposte em programa de gestão

 

E não tem como turbinar as vendas no seu pet shop se não contar com uma boa gestão, mas a boa notícia é que já existem muitas e diferentes programas de gestão no mercado, para atender estabelecimentos diferentes tamanhos.

Para quem não sabe, um bom programa para pet shop, dentre outras coisas, ajuda a organizar todas as tarefas de sua loja, desde o estoque, até o registro de atendimentos, agendamento, serviços, todas as entradas e saídas, enfim, uma verdadeira mão na roda.

E mais, um software para pet shop oferece um total controle financeiro, desde a comissão de funcionários, até comparativos mensais, os quais contribuem bastante para o controle de contas e das vendas.

E é isso, o que achou de nossas dicas? Agora é aproveitá-las e começar a se planejar, investir em marketing digital, em uma boa equipe, inovar, oferecer produtos de qualidade, vantagens, e depois, se preparar para o sucesso!

Author: