Como saber se o marketing digital de sua clínica veterinária ou pet shop está dando resultado?

Você investe em marketing digital em sua clínica veterinária ou pet shop? Costuma acompanhar os resultados? Consegue mensurá-los e saber se as estratégias e ações estão tendo sucesso? Pois é isso que vamos ver agora!
Como sempre falamos por aqui, o setor pet não conhece crise, por outro lado, e talvez por isso mesmo, ele é tão competitivo, com cada vez mais empreendedores investindo nesse setor. Com isso, claro, se tornam cada vez mais urgentes e necessárias as ações de marketing.

O fato é que por conta de tanta concorrência, quem trabalha no setor pet está sempre em busca de um diferencial e de ações assertivas de marketing digital. Ok, mas como saber se estas ações estão, ou não, dando resultado?

Pois bem, nada vale  investir nas mais diferentes soluções, como oferecer novos serviços, apostar em terapias alternativas, montar um pet shop móvel, oferecer pet shop delivery, ampliar o espaço da clínica ou pet shop, ter uma clínica sustentável, inovar no atendimento, elaborar novas estratégias de marketing, entre outras soluções, se não fizer um acompanhamento de todas essas estratégias.

Certamente, principalmente nos dias de hoje, não dá para fechar os olhos para a importância  do marketing digital, que tem se mostrado um ótimo aliado para que clínicas ou pet shop consigam ter sucesso, até porque, uma boa divulgação é um dos primeiros pontos a ser considerado.

Nesse sentido, as estratégias de marketing digital vem sendo o novo foco das clínicas veterinárias e pet shops, justamente, por oferecer inúmeros benefícios. Porém, mesmo assim, muitos empreendedores ainda relutam em investir em marketing digital, subestimando o que pode ser a forma mais fácil, segura e econômica de ter bons resultados financeiros.

O fato é que, por desconhecerem marketing digital, acabam com receio em investir em algo que acham que pode gerar mais prejuízo do que lucro.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui, algumas dicas de como saber se o marketing digital de sua clínica veterinária ou pet shop está dando resultados. Confira!

Dicas de como saber se o marketing da clínica veterinária está dando resultado

 

1.Número de visitantes em seu site

 

Embora as redes sociais hoje sejam mais fortes do que um site, em termos de ferramenta de divulgação, ele ainda tem sua importância. Porém, é fundamental que ele seja bem trabalhado, que seja um site profissional responsivo, justamente, para que consiga chegar ao público-alvo ser encontrado mais facilmente.

E analisar o número de visitas, e tempo de permanência desses visitantes em seu site, é uma das formas de saber se o marketing digital da clínica veterinária está dando resultado. 
Ou seja, conforma o número de visitas, conseguirá saber se sua clínica está sendo percebida pelo público.

2. Taxa de conversão

 

E mais, juntamente com a análise do número de visitas, é possível saber qual a taxa de conversão, ou seja, número de pessoas que deixam de ser apenas um visitante e entram em contato, seja pelo telefone ou WhatsApp, possibilitando a  percepção dos resultados de marketing. Por isso, é tão importante saber de onde vêm os seus clientes.

3. ROI da clínica veterinária

 

Para quem não sabe, ROI é a abreviação do inglês “return on investment”, métrica qe permite saber quanto dinheiro a clínica veterinária ou pet shop perde ou ganha com os investimentos de marketing nos diferentes canais. 

No entanto, para poder calcular o ROI da clínica veterinária ou Pet shop e obter resultados precisos, é fundamental que o veterinário empreendedor tenha o registro de todos os investimentos realizados, e com todos dados em mãos, realizar a seguinte conta:
( Ganho – Investimento) / Investimento
Para que fique mais claro, vamos supor que você tenha investido R$ 20 mil em sua clínica veterinária e, alguns meses depois, seus ganhos somem R$ 80 mil.
Aplicando a fórmula, temos o seguinte:
80.000,00 – 20.000,00 = 60.000,00 (lucro líquido)
60.000,00 / 20.000,00 = 3
O cálculo demonstra que o investimento trouxe um retorno três vezes maior para a sua clínica veterinária. Ou seja, de outra forma, um ROI equivalente a 300% do investimento inicial, para obter a porcentagem, basta multiplicar o resultado do cálculo por 100.
É preciso ter em mente que o ROI é uma métrica extremamente importante para que sua clínica veterinária ou pet shop consiga planejar suas metas com base nos resultados e também, identificar o tempo em que os investimentos geram retornos para cada área.

4. Alinhe com todos os objetivos da sua clínica

 

Certamente, é preciso considerar os objetivos, sendo fundamental alinhar os resultados das suas estratégias de acordo com eles. Para isso, considere os clientes que você conseguiu atrair, assim como aqueles que você fidelizou.
Lembrando que atrair e fidelizar clientes é o principal objetivo de uma clínica veterinária ou pet shop.

Como investir em estratégias de marketing e ter resultados?

 

Enfim, para ter resultados nas estratégias de marketing digital da sua clínica veterinária, é fundamental prestar muita atenção em alguns detalhes como, por exemplo, investir em estratégias que sejam eficientes para clínicas ou pet shop, fazer constante acompanhamento e procurar sempre otimizar essas estratégias.

Sem dúvida, depois das redes sociais, apostar em um site responsivo e campanhas de anúncios no Google Ads, são as estratégias de marketing mais eficientes para clínicas veterinárias ou pet shop, possibilitando que seu estabelecimento seja encontrado entre os primeiros nas buscas do Google.

Mas, não basta investir nas melhores estratégias possíveis e não fazer seu devido acompanhamento, ele é fundamental, assim como a otimização dessas estratégias, que devem ser feitas analisando as métricas, possibilitando insights como a necessidade de ajustes e aumento do orçamento.
Certamente, quando falamos em investir em marketing digital não é colocá-lo nas mãos daquele sobrinho que “entende tudo” de internet, é preciso entregá-lo à uma empresa especializada nesse trabalho, possibilitando tirar o melhor proveito possível de ferramentas poderosas, de alcance incrível e, dessa forma, garantir melhores resultados.

Tecnologia à favor de sua clínica veterinária ou Pet shop

 

É impossível falar em acompanhar resultados sem que isso passe por uma boa ferramenta de gestão. Com um software para clínica veterinária e pet shop, por exemplo, é possível ter o controle total de todos os dados inerentes ao seu negócio, desde o número de clientes, quantos retornam, os serviços mais procurados, lucros, perdas, enfim, permitindo lançar campanhas mais assertivas e com base em dados reais e seguros.

No mais, um bom programa para clínica veterinária e pet shop permite ter acesso a todos os dados de qualquer lugar, e a qualquer hora, facilitando muito o trabalho de gestão e a tomada de decisões mais assertivas.

Author: