Como realizar email marketing no pós-consulta veterinária?

Como sua clínica lida com o pós-consulta? Costuma acompanhar a recuperação do pet? Mantém contato com os tutores? Pois bem, confira nesse artigo como fazer um acompanhamento do pós-consulta com email marketing.

Muitas clínicas veterinárias caem no grande erro de subestimar o pós-consulta, quando, na verdade, esse momento é crucial para a fidelização dos clientes.

Nesse sentido, vale considerar que o marketing digital para veterinários tem crescido muito, e por isso, é importante se atualizar e ficar por dentro do que pode trazer bons resultados para a sua clínica, e o email marketing é um bom exemplo.

O email marketing é uma ótima forma de se mostrar presente e disponível, de manter contato, sendo de fundamental importância no pós-consulta.

Primeiramente, é muito importante entender como a atenção especial com o pós-consulta pode fazer toda a diferença na fidelização do cliente, que é o maior objetivo de toda clínica.

E em segundo lugar vale entender que email marketing é a utilização do email como ferramenta de marketing direto, ou seja, ao mesmo tempo que mantém a comunicação com o cliente, oferece algum conteúdo relevante, realizando uma publicidade indireta.

Ou seja, investir em email como forma de se comunicar no pós-consulta se mostra uma eficaz ferramenta de marketing, sendo uma importante estratégia para fidelizar os tutores enquanto os educa de diversas formas, com orientações e dicas valiosas, demonstrando preocupação.

A importância da atenção pós-consulta

 
Não é de hoje que os animais são vistos como parte das famílias, assim, é normal que os tutores busquem um melhor atendimento.

Nesse sentido, é preciso considerar como consulta veterinária não apenas o atendimento que acontece na clínica, mas o durante e o pós, que são momentos muito importantes.

Quem procura atendimento médico, com certeza, quer se sentir acolhido, por isso, tanto com o pet, como com o tutor, é preciso garantir um atendimento atencioso, e os emails pós-consulta veterinária podem ser uma ótima forma de contribuir para esse sentimento de segurança.

É preciso demonstrar preocupação com a jornada do cliente, pois é o que mais conta na hora de fidelizá-lo.

Usar email para passar informações e dicas de cuidados vai fazer toda a diferença na percepção que o cliente terá de sua clínica e atendimento.

Toda clínica para ter sucesso precisa especializar sua equipe na jornada do cliente, para garantir que a experiência dos tutores com seu serviço veterinário seja a mais agradável e positiva possível.

E, sem dúvida, o email ainda é uma das principais ferramentas do marketing digital, a qual facilita muito para os clientes e pode trazer ótimos resultados para a sua clínica. Confira abaixo os tipos de conteúdo que pode utilizar nos emails pós-consulta.

Emails de agradecimento
 

Quem não quer se sentir querido e especial? Sendo assim, sempre cai bem enviar um email de agradecimento pela confiança após a consulta, isso vai demonstrar consideração, carinho com o cliente e preocupação com seu pet. E se sentindo  importante, certamente, fica bem mais fácil o processo de fidelizar tutores.

E vale saber que é enorme a dificuldade em fidelizar tutores da clínica veterinária, uma realidade recorrente para muitos médicos veterinários e que pode comprometer o sucesso do negócio.

Emails sobre medicina preventiva

 

Embora em países orientais a medicina preventiva seja muito valorizada, aqui, no entanto, ainda se faz pouco uso dela. Na verdade, a medicina preventiva é fundamental para educar sobre cuidados a serem tomados com os pets, conscientizando as pessoas da necessidade de uma rotina veterinária.

Investir em conteúdo informativo é sempre muito bem-vindo aos tutores, além de ser uma ótima forma de manter contato com eles e fidelizá-los. E uma ótima forma de fazer isso é através de email-marketing, com conteúdos ricos em dicas e informações.

Sem dúvida através de email marketing, e conteúdos voltados à medicina preventiva, é possível conscientizar os tutores sobre a importância de investirem em check-ups com frequência, sempre lembrando aos tutores a sua necessidade (como vacinação, exames de rotina, cuidados de pet shop e etc.).

Sem dúvida, conteúdos desse tipo motivam o tutor a levar o seu pet para um check-up na clínica veterinária.

Emails sobre medicamentos e tratamento

 

Utilizar email marketing para reforçar o tratamento, deixando bem claro como ele deve ser feito, assim como os medicamentos e como administrá-los, pode ser muito positivo, mesmo até que já tenha sido orientando na consulta.

Vale ter em mente que, para muito tutores, medicar o pet pode ser um trabalho difícil e cansativo, e dicas de como facilitar todo esse processo pode ser muito bom para o tutor e menos estressante.

Emails com o resumo da consulta veterinária

 

Também é bem simpático o envio de email com o resumo da consulta para o tutor, sendo fundamental que as informações sejam passadas de uma forma bem didática,  para que não haja dúvidas e preocupações a mais.

No email pode conter informações do pet, procedimentos da consulta e também as orientações de tratamento. Só cuidado para que não fique cansativo de ler, procurando ser o mais objetivo possível.

Email de retorno

 

Por ser muito comum o retorno, em consultas veterinárias, é indispensável que o tutor seja lembrado da data e horário para que não se esqueça.

Com toda a agitação da vida moderna, nem sempre é fácil lembrar de datas, principalmente, quando o animal demonstra ter melhorado. Nesse sentido, vale apostar num email lembrete, que pode ser um grande aliado nessa hora, ajudando a criar confiança e, assim, mais chances de fidelização.

Emails de acompanhamento pós-consulta

 

O que pode ser mais positivo para uma clínica veterinária do que ela demonstrar interesse e preocupação em saber como o pet está se sentindo pós-consulta. Principalmente, dependendo do procedimento ou do tratamento, é muito importante acompanhar a recuperação do animalzinho, e uma forma de facilitar essa comunicação é através de emails pós-consulta veterinária.

E vale perguntar se o pet apresentou melhoras, se o tratamento segue sendo feito corretamente,saber como o pet tem se sentido, e orientar o tutor para procedimentos de acordo com sua resposta.

O uso da tecnologia

 

Atualmente, clínicas veterinárias, de qualquer porte, que procuram investir em melhorias e novidades do setor, já sabem que os programas de gestão estão em alta. Independentemente do tamanho da clínica, um bom programa de gerenciamento de clínica veterinária oferece o suporte necessário para a criação de campanhas de marketing mais assertivas.

Desde relatórios e cadastros de clientes, animais, serviços, consultas, enfim, todos os dados fundamentais para poder enviar emails marketing, um bom sistema para clínica veterinária oferece.

Ou seja, hoje a tecnologia está aí para facilitar o dia a dia e todos os setores dentro de uma clínica veterinária, inclusive, o marketing.

E é isso, por fim, não esqueça que a comunicação via email com clientes ainda é muito utilizada, e se pretende fidelizar tutores, sem dúvida, seguindo todas essas dicas, isso vai fazer do email pós-consulta veterinária um grande aliado nessa conquista.

Author: